DATAPREV Informe de Rendimentos 2019 – Emissão

Entenda como funciona o informe de rendimento e a emissão 2019 Dataprev 

informe de rendimentos 2019 Dataprev é um documento que pode ser utilizado para vários fins como comprovante de renda e o INSS o disponibiliza em uma plataforma exclusiva aos seus beneficiários e segurados.  

2019-informe-de-rendimentos-INSS

Esse documento pode ser comparado com o holerite que os empregados das empresas recebem em datas próximas aos seus pagamentos mensais. Assim como no holerite, o detalhamento informa o valor recebido naquela ocasião e todos os descontos realizados como por exemplo empréstimos consignados, imposto de renda e outros.  

Para fazer a emissão do informe de rendimentos pelo sistema Dataprev 2019 é bem simples e rápido, pois o órgão criou uma agência virtual do INSS onde os segurados e beneficiários podem ter acesso aos relatórios mensais e também contam com várias outras opções de serviços como agendamentos e solicitações on-line.  

O que é informe de rendimentos 2019 – DATAPREV 

O informe de rendimentos 2019 é um demonstrativo do imposto de renda que serve para servir de base para o preenchimento da Declaração anual de Imposto de Renda da Pessoa Física, também conhecido como DIRPF. 

Sem esse documento é impossível realizar o preenchimento das informações com exatidão e, portanto, é fundamental que seja acessado pelo cidadão que deseja fazer a declaração do imposto.   

Alguns aposentados e pensionistas do INSS tem a obrigatoriedade de realizar a declaração do imposto de renda. Estima-se que cerca de 40 milhões de brasileiros tem a obrigatoriedade de fazer declarar o IR e muitas dessas pessoas são beneficiários doa Previdência Social. 

Dessa forma é importante acessar o informe de rendimentos 2019 Dataprev para que o procedimento seja realizado com exatidão.  

Como acessar o informe de rendimentos 2019  

Para acessar o informe de rendimentos 2019 é bem simples. Os segurados e beneficiários do INSS tem acesso a agencia virtual chamada de Meu INSS 

informe-de-rendimentos-2019

Esse sistema serve para que os usuários possam realizar diversos procedimentos pela internet e sem ter que sair de casa. Um exemplo disso é a emissão do informe de rendimentos 2019. 

Para acessar o sistema MEU INSS é preciso apenas entrar no site www.inss.gov.br e selecionar a opção MEU INSS que fica localizada do lado esquerdo superior da tela.  

Após acessar o site, será requerido a realização de um cadastro simples para que o cidadão tenha acesso aos serviços disponíveis.  

Para fazer o cadastro é preciso apenas informar os dados pessoais como o nome completo, número do CPF, endereço para correspondência, número do telefone, nome completo da mãe do segurado, e-mail eletrônico e outros dados desse segmento.  

Após finalizar o cadastro, o acesso é liberado ao sistema e as consultas podem começar a ser realizadas imediatamente.  

Outra possibilidade é acessar o informe através de um site onde não há necessidade de cadastro. Esse site pode ser acessado através do endereço eletrônico a seguir: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml 

Como emitir o informe de rendimentos 2019 

Para emitir o informe de rendimentos 2019 é preciso acessar o site que mencionamos anteriormente e é necessário digitar alguns dados básicos.  

Tais dados consistem no ano do calendário, número do benefício, data do nascimento, nome do beneficiário, número do CPF e código de segurança.  

Em seguida a consulta pode ser realizada e a página com o documento é apresentada em seguida para download ou para impressão.  

Ainda que o documento possa ser emitido facilmente através desse site, é recomendável que o interessado faça a emissão do informe de rendimentos 2019 através do site MEU INSS porque a segurança oferecida pela Dataprev é bem maior do que outros sites da internet. 

Além da emissão de informe de rendimentos INSS 2019, o site MEU INSS disponibiliza outros itens muito importantes para os segurados e beneficiários do INSS e o nosso próximo tópico fala exatamente sobre quais são essas opções. Confira. 

Outros serviços encontrados no MEU INSS 

Conforme já mencionamos, o portal MEU INSS é uma agência eletrônica na qual os usuários podem solicitar inúmeros serviços como agendar perícia médica, pedir prorrogação de benefícios, entrar com recursos a respeito de uma decisão elaborada pelo INSS e outros assuntos relacionados ao auxílio doença do trabalhador.  

Outro exemplo bastante interessante é a possibilidade de que o segurado do INSS realize simulação da sua aposentadoria e obtenha resultados referentes ao tempo que ainda falta contribuir e o valor aproximado que receberá de aposentadoria quando obter o direito de solicitar o benefício.  

informe-de-rendimentos-inss

E tudo isso pode ser feito com apenas alguns cliques pelo próprio segurado a partir de um computador, tablet ou até de um aparelho celular. O INSS disponibiliza um aplicativo para ser usado nos telefones e que dá acesso ao MEU INSS. Nesse caso o app é configurado especialmente para os smartphones.  

Faça a emissão do informe de rendimentos Dataprev agora mesmo usando os mecanismos criados especialmente para facilitar a sua vida e o seu dia a dia.