Demonstrativo de pagamento – Dataprev

Descubra como ter acesso ao seu demonstrativo de pagamento Dataprev 

Quando se é trabalhador ativo e ocorre o recebimento do salário mensal, é recebido também o holerite, porém no caso dos aposentados e pensionistas da Previdência Social é recebido o demonstrativo de pagamento. 

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Esse documento substitui o holerite e tem a mesma finalidade que ele. É através desse demonstrativo que o beneficiário tem acesso ao detalhamento do seu pagamento e de tudo que foi descontado em seu benefício no mês vigente. Esse documento comprova o valor mensal pago, a data do pagamento e detalha o benefício. 

Sempre quando há a necessidade da abertura de crédito em estabelecimentos comerciais, o demonstrativo de pagamento é solicitado. Por esse motivo é tão importante conhecer o passo a passo de como acessar o demonstrativo de pagamento do INSS. 

Para que serve o demonstrativo de pagamento do INSS 

Conforme já mencionamos acima, o demonstrativo de pagamento Dataprev tem várias funções e se destacam as seguintes: 

  • Comprovação da renda do beneficiário do INSS; 
  • Detalhamento dos débitos e créditos mensais; 
  • Comprovação da data do pagamento recebido pelo aposentado ou pensionista. 

O detalhamento pode ser usado também como uma espécie de controle financeiro do beneficiário que poderá guarda-lo mensalmente para eventuais consultas e comprovação.  

Como ter acesso ao demonstrativo de pagamento do INSS – Dataprev 

Até pouco tempo atrás o histórico de crédito era acessado pelo site da Dataprev, mas aconteceram mudanças e foi criada a agencia virtual MEU INSS que é um sistema que pode ser utilizado para retirar o documento e também para vários outros serviços.  

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Para ter acesso ao demonstrativo de pagamento Dataprev é simples e fácil. Basta acessar o endereço eletrônico do sistema MEU INSS e selecionar esse serviço.  

Para acessar a agencia MEU INSS é preciso criar um cadastro. Isso acontece porque o sistema pede que seja criado um usuário e senha de acesso. Esse procedimento garante segurança e total sigilo das informações pessoais e financeiras de todos os usuários.  

Como se cadastrar no MEU INSS 

Fazer o cadastro na agencia virtual MEU INSS é muito simples. Se ainda não é cadastrado, acompanhe todo o passo a passo para que você também comece a utiliza-lo hoje mesmo. 

O primeiro passo é acessar o site e isso por ser feito clicando AQUI e logo em seguida é necessário selecionar a opção Entrar. Quem ainda não é cadastrado tem que clicar na opção Primeiro Acesso para realizar o procedimento.  

O site vai requerer alguns dados básicos para que o cadastro seja feito com sucesso. As informações são pessoais, documentais, referentes a endereços e afins. A etapa que exige muita atenção é a etapa onde é requerido que sejam digitados os dados referente ao histórico profissional do trabalhador ao longo de sua carreira.  

São feitas perguntas que podem estar relacionadas a período trabalho em cada empresa, a primeira empresa onde o trabalhador teve sua carteira assinada, a última empresa onde trabalhou, nomes das empresas onde atuou, função que desempenhou e outras perguntas a cerca desse contexto.

Essas perguntas tem o objetivo de confirmar se realmente é o próprio trabalhador quem está tentando acessar o MEU INSS. 

Se as respostas estiverem corretas, o cadastro será finalizado. Porém, se alguma resposta estiver errada, o cadastro infelizmente não será concretizado e o beneficiário terá que entrar em contato com a central telefônica 135 do INSS.  

Outros serviços disponíveis no portal MEU INSS 

O Meu INSS funciona como uma agencia virtual que serve para facilitar para o INSS e também para o beneficiário. Os dois lados ganham porque o sistema desafoga as agências e permite que o usuário resolva problemas sem ter que sair de casa.  

Os serviços que estão disponíveis no portal são os seguintes: 

  • Demonstrativo de pagamento Dataprev; 
  • Alteração e novas informações nos dados cadastrais; 
  • Solicitações de salário maternidade; 
  • Acesso a simulações de tempo de contribuição e acesso a calculadora do INSS; 
  • Agendamento de perícia e requerimento de recursos ou revisão de aposentadorias, pensões e outros benefícios; 
  • Solicitações de segunda via da carta de concessão; 
  • Extrato completo de empréstimo consignado contratado pelo beneficiário; 
  • Endereço e informações completas dos postos de atendimento do INSS em todo o Brasil; 
  • Consultas a declaração de nada consta; 
  • Consultas a resultados de revisões de benefícios; 
  • Acesso a extrato do imposto de renda; 
  • Solicitações de aposentadorias e outros benefícios. 

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Agencia virtual MEU INSS disponibiliza inúmeras ferramentas que se tornam extremamente uteis aos usuários. E isso porque estes podem resolver duas demandas sem ter que sair de casa e com muita facilidade. 

Por esse motivo sempre que vier a precisar, não deixe de acessar o MEU INSS e se ainda tiver alguma dúvida sobre como fazer o cadastro ou acessar o demonstrativo de pagamento no Dataprev, entre em contato com a central 135 que atende de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.