Aposentado INSS pode fazer empréstimo?

Aposentados no INSS

Se você é aposentado pelo INSS e quer fazer um empréstimo saiba como. Abaixo falaremos se aposentador pelo INSS podem fazer empréstimo e como você pode fazer isso. Empréstimos pode ser uma boa saída para quem está precisando de dinheiro para pagar uma divida ou para uma viagem. É ainda mais fácil quando os empréstimos são a baixos juros.

A aposentadoria é um dos benefícios que o INSS oferece para contribuintes. Para ter aceso a esse benefício você precisa contribuir com a instituição por um período da sua vida ativa. Mas nem sempre o valor da aposentadoria cobre todos os gastos. Ou acabamos gastando mais do que imaginávamos em algumas situações. Nesses casos uma solução é o empréstimo.

Se você é aposentado e quer saber se é possível aposentados fazer empréstimos nos te ajudamos. Abaixo terá todas as informações necessárias de como fazer o empréstimo e quais empréstimos é possível o aposentado fazer.

emprestimo-aposentado

Empréstimos para aposentados

Como dito acima o empréstimo é uma ótima opção para ter um dinheiro rápido. Se você é aposentado pode fazer empréstimos de diferentes formas além do empréstimo comum, bancário, é possível realizar o empréstimo consignado. Entenda a diferença e por que é mais vantajoso.

Diferente dos empréstimos bancários ou outros tipos de empréstimos o consignado tem um público alvo específico. Nem todo podem realizar o empréstimo consignado, mas essa forma é mais simples que outras para o empréstimo. O empréstimo consignado é direcionado a aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores de carteira assinada e funcionários públicos.

O grande diferencial do empréstimo consignado é que o pagamento é feito por um desconto direto na folha de pagamento. Pela forma de pagamento ser direto no pagamento o risco do banco ou financeira diminui. O baixo risco para a empresa diminui também os juros do empréstimo.

Portando aposentados no INSS podem sim realizar empréstimo. Esse público é o público alvo de empréstimo consignado por ter a renda garantida. A taxa de jutos para esse tipo de empréstimo é de, geralmente 0,79% ao mês. O aposentado também tem até 6 anos para pagar o empréstimo.

A lei que permite o aposentado a fazer empréstimo consignado é a lei 10.820 de 2003. Ela permite que aposentado e pensionistas do INSS solicitem credito pessoal com desconto direto na folha de pagamento.

O valor do desconto no salário é de no máximo 30%. Portanto não importa o tamanho do empréstimo, o banco ou financiadora não pode descontar mais que essa porcentagem no seu salário.

emprestimo-inss-aposentado

Como aposentado pode fazer empréstimo consignado

Acima você entendeu que aposentados podem fazer empréstimo consignado. Entendeu também algumas regras e benefícios dessa forma de empréstimo. Mas é importante ficar atento para não se enrolar de dividas.

Para o aposentado fazer o empréstimo consignado ou outro tipo de empréstimos é necessário ir até uma agência bancaria ou financiadora. O credito consignado é realizado por meio de um contrato que o aposentado assina. O valor do empréstimo cairá direto na conta do mesmo. E o pagamento é feito por meio de desconto na folha de pagamento. Por isso não há possibilidade de atraso ou de não pagar a conta.

Os bancos também dão a possibilidade do aposentado ou pensionista do INSS realizar uma simulação para ter uma ideia de como irá ficar o pagamento do empréstimo. É importante se planejar bastante antes de fazer o empréstimo.

O empréstimo consignado não tem só aposentados e pensionistas do INSS como público alvo, funcionários públicos e trabalhadores de carteira assinada também podem realizar. No caso só trabalhador de carteira assinada o procedimento é um pouco diferente.

Como o mesmo corre o risco de perder o emprego, os juros do empréstimo são um pouco mais altos. E a forma de conseguir o empréstimo também é um pouco diferente. Nesse caso é necessário que o funcionário procure os recursos humanos da sua empresa e solicite o mesmo. Ele poderá ter acesso ao empréstimo consignado apenas nos bancos ou financiadoras que tem vinculo com a empresa.

No caso dos servidores público é mais parecido com o aposentado a forma de ter o empréstimo consignado. Basta localizar um banco ou financiadora e solicitar. O pagamento também é descontado na folha de pagamento. E em todos os casos não é possível acontecer descontos maiores que 30% do salário.

Acima você entendeu que aposentados pelo INSS tem acesso a empréstimos. E para melhorar eles têm acesso ao conhecido empréstimo consignado. Com baixas taxas de juros e desconto direto na folha de pagamento. E se você ficou com mais alguma duvida sobre como ter acesso a empréstimo sendo aposentado basta entrar em contato com o INSS pelo número de telefone 135, em horário comercial de segunda a sexta. Você também pode acessa a pagina oficial do INSS e ter mais informações e outros serviços online por lá.

aposentado-emprestimo