Aposentadoria Compulsória INSS – Valor

Aposentadoria INSS

Entende o que é e qual o valor que o aposentado compulsório recebe do INSS. Abaixo iremos te explicar o que é aposentadoria compulsória e como acontece. Falaremos também sobre o valor que essa aposentadoria proporciona.

A aposentadoria do INSS é um beneficio muito desejado por boa parte da população. Após anos de trabalho e de contribuição com o INSS você tem o direito de se aposentar ganhando um valor médio da quantia que ganhava antes.

Para ter acesso a aposentadoria você precisa ter contribuído com o INSS durante um período da sua vida ativa. Seja essa contribuição feita pela empresa ou com contribuinte autônomo ou facultativo você tem o direito a aposentadoria.

O INSS disponibiliza varias formas de se aposentar. Sendo que pode ser por idade, por tempo de contribuição, aposentadoria especial, por invalidez e outros. Cada forma de se aposentar tem seus requisitos e sua forma de calcular o valor do benefício. Uma das formas de aposentadoria que acontece é a aposentadoria compulsória. Entenda abaixo o que é a aposentadoria compulsória do INSS. Depois veja qual o valor que o aposentado compulsório recebe e outras informações a mais.

inss-aposentadoria-compulsoria

Aposentadoria compulsória INSS

A aposentadoria compulsória, diferentes dos outros tipos de aposentadoria, não é uma opção do trabalhador. Geralmente quando você vai se aposentar pode se aposentar depois que cumprir certo tempo de contribuição com o INSS ou depois de ter uma certa idade. Mas algumas pessoas não solicitam a aposentadoria mesmo quando tem direito nesses casos. E ela não pode ficar trabalhando até quando quiserem, entenda abaixo.

A aposentadoria compulsória acontece quando o trabalhador regido pela CLT completa 70 anos e já tem o tempo de contribuição. Nesse caso a aposentadoria não precisa ser requisitada pelo trabalhador, ela é automática no sistema do INSS. Como dito acima trabalhadores regidos pela CLT a aposentadoria compulsória ocorre com 70 anos. Para os servidores públicos essa idade é diferente.

Segunda a nova regra da previdência social os servidores públicos terão a aposentadoria compulsória apenas aos 75 anos. Nesse caso também não é requisitado pelo trabalhador. Em nenhum dos casos o trabalhador pode escolher entre trabalhar ou se aposentar. Assim que o INSS verifica que você está com 70 ou 75 anos e tem tempo de contribuição suficiente já começa com o processo de aposentadoria.

Mas será que vale a pena chegar na aposentadoria compulsória? Vamos entender abaixo qual o valor que o aposentado compulsório recebe do INSS e se vale a pena.

aposentadoria-compulsoria-inss

Valor da aposentadoria compulsória

Acima você entendeu o que é e quando ocorre a aposentadoria compulsória. entendeu a diferença entre a aposentadoria compulsória de servidores públicos e trabalhadores regidos pela CLT. Veja agora se vale a pena se aposentar compulsoriamente com o valor do benefício.

Por mais que a aposentadoria compulsória você trabalhara por mais tempo o valor que a aposentadoria compulsória paga não é integral. Por esse motivo não vale a pena esperar a aposentadoria compulsória pois o valor que recebera de aposentadoria será menor que o ultimo salario. O calculo é a media de todos os salários recebidos, portanto sairá abaixo do último salário.

Entende-se então que o ideal para fazer é solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade quando estiver chegando a idade da aposentadoria compulsória. Para solicitar você precisa estar em dia com a contribuição e ter o numero de contribuições necessárias.

Você pode ver qual a melhor maneira de solicitar a aposentadoria pelo site do INSS. Pelo site ou pela aplicativo do meu INSS você pode realizar uma simulação para saber como ficaria o seu salário e em quais modalidades você pode se aposentar. Basta acessar o site do INSS e procurar pelos serviços online.

Você pode realizar a simulação ou a solicitação da aposentadoria pelo meu INSS. Para isso você precisa realizar um cadastro no INSS. Esse cadastro gerara um código para você ter um primeiro acesso no meu INSS. Após o primeiro acesso você irá ter a possibilidade de mudar a senha para uma mais pessoal. Pelo meu INSS você terá acesso a muitos outros serviços além da simulação e da solicitação da aposentadoria. Pela ferramenta você irá ter a possibilidade de agendar um atendimento presencial nas agencias do INSS também.

Acima você entendeu o que é a aposentadoria compulsória e se vale a pena. Você viu qual o valor da aposentadoria compulsória. Com é uma desvantagem se aposentar dessa forma, ficou sabendo como pode saber a melhor possibilidade de se aposentar. E soube também de alguns serviços que o INSS disponibiliza online.

E se você ficou com mais alguma duvida pode entrar em contato com o INSS. Além do site, o qual você tem diversos serviços e informações, você pode entrar em contato com o INSS pelo telefone. O numero é 135 e o atendimento ocorre de segunda a sexta em horário comercial.

aposentadoria-compulsoria