Aposentadoria Especial do Professor INSS

Aposentadoria INSS

Entenda abaixo como funciona a aposentadoria especial para professores do INSS. falaremos da nova regra para essa classe se aposentar e o motivo dela ter requisitos diferentes para aposentadoria. Mas antes vamos falar mais sobre a aposentadoria do INSS.

Entre os serviços previdenciários oferecidos pelo INSS a aposentadoria é possivelmente o mais conhecido. Para ter acesso a esses serviços é preciso que o trabalhador contribua com um valor durante um período da vida ativa no INSS. Quando o trabalhador tem carteira assinada o empregador é intermediário dessa burocracia.

O INSS oferece diversos tipos de aposentadoria para contribuintes entre eles as mais conhecidas são aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. Porém há também aposentadoria para classes especiais como por emprego de risco, por invalidez ou para professores.

Cada uma dessas formas de aposentadoria têm diferentes requisitos para se ter o benefício. Você pode saber mais sobre os requisitos dos diferentes tipos de aposentadoria entrando na página oficial do INSS. Abaixo iremos falar um pouco mais sobre os requisitos para a aposentadoria especial dos professores pelo INSS. Daremos também outras informações sobre essa forma de se aposentar dessa classe.

aposentadoria-professor

Aposentadoria especial para professores

Os professores têm requisitos diferentes e aposentadoria especial pelo INSS pelo ambiente de trabalho. Os professores são uma peça de muita importância para a sociedade. Porém esse trabalho acaba por ser desgastante para os profissionais dessa área. Uma maneira que o INSS conseguiu de amenizar essa dificuldade para professores é dando a oportunidade de aposentadoria especial.

Desde 1960 os professores têm uma forma de aposentadoria diferenciada da população em geral. Essa diferença foi instituída pela lei orgânica da assistência social pelo contato com agentes nocivos. Além do estresse da profissão os trabalhadores dessa área são expostos a agentes nocivos. Entre esses agentes nocivos que os professores têm contato estão o giz, ruídos e calor. Além do desgaste psicológico que a profissão gera nesses trabalhadores.

Em 1998 os professores do ensino superior foram retirados dessa lei, portanto eles não têm mais direito a aposentadoria especial como professores. A aposentadoria especial para professores é direcionada a trabalhadores que ministram aula para ensino fundamental, médio e infantil. Após a PEC 287 houve mudanças na aposentadoria dessa categoria de trabalhadores. Veja abaixo como ficou as regras e requisitos para a aposentadoria especial dos professores no INSS.

aposentadoria-especial-professor

Requisitos para aposentadoria especial de professores

Entenda agora quais são as regras para a aposentadoria especial dos professores pelo INSS. Informaremos quais requisitos o INSS cobra para ter acesso a esse benefício e como você pode ter acesso a esses e outro serviços. Primeiro vamos entender quais as diferenças na aposentadoria especial de professores da rede pública e privada.

Com dito acima com a PEC 287 houve mudanças na aposentadoria dessa classe entenda essa diferença. No caso de professores do ensino fundamental, infantil e médio que trabalham na rede pública a aposentadoria será feita na regra de transição da lei. Sendo a idade mínima para homens de 50 anos com 30 anos de contribuição, e 20 anos de serviço na rede pública. No caso da mulher a idade mínima é 50 anos com 25 anos de contribuição e 20 anos de serviço público também.

No caso dos professores da área privada eles seguem a regra geral de aposentadoria especial de professores. Nesse caso a idade mínima para se aposentar é 50 anos para homem e 30 anos de contribuição. Para a mulher a idade mínima é 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Para ter a aposentadoria especial de professores é preciso que o trabalhador tenha contribuído a maior parte ou todo o período na função de magistério. É preciso também que você tenha alguns documentos em mãos para solicitar a aposentadoria especial de professor. Os documentos precisam comprovar que o trabalhador está em dia com o INSS e que o mesmo exerce a função de magistério.

Após ter os requisitos necessários para se aposentar como professor e os documentos em mão você precisa agendar um atendimento na agência do INSS. esse agendamento pode ser feito tanto pela página oficial da instituição quanto pelo telefone. No telefone o número de atendimento é 135, sendo realizado em horário comercial de segunda a sexta. No dia do atendimento presencial você irá precisar ter e mãos os documentos citados acima e um documento de identificação com foto e número de CPF. E então basta solicitar a aposentadoria especial para professores do INSS.

Acima você viu como funciona a aposentadoria especial para professores do INSS. Como todo benefício da instituição tem seus requisitos e suas regras. Você também entendeu os documentos e como solicitar essa forma de aposentadoria. Para ter mais informações sobre a aposentadoria de professores pelo INSS você pode acessar a página oficial. Pela pagina do INSS ou pelo telefone, citado acima, você terá mais informações e serviços disponíveis.

aposentadoria-professor-inss