Aposentadoria Especial Insalubridade 2019

Aposentadoria INSS

Se você já ouviu falar da aposentadoria especial por insalubridade e está em busca de maiores informações, nós te ajudamos. A aposentadoria é um dos benefícios da previdência social. Há varias formas de aposentadoria, a especial por insalubridade é uma delas. Abaixo falaremos mais de como você pode se aposentar pela aposentadoria especial por insalubridade me 2019.

O INSS, ou previdência social como é conhecida, foi criada em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Entre os serviços que a previdência social presta a população está a possibilidade de aposentadoria. Para se aposentar você precisa ter contribuído por certo tempo com a instituição. Se você trabalha de carteira assinada essa contribuição é feita automaticamente, por um desconto na folha de pagamento. Se você trabalha como autônomo tem a possibilidade de pagar de forma individual a sua contribuição.

Quando se paga a contribuição da previdência social você dica assegurado pela mesma. Os trabalhadores assegurados têm acesso a benefícios como aposentadoria e outros benefícios de seguridade social. Entre esses outros benefícios estão o salario maternidade, auxilio acidente, auxilio doença, entre outros. Assim o trabalhador fica assegurado caso algo venha a ocorrer que o impossibilite de exercer sua profissão. Abaixo falaremos um pouco sobre a aposentadoria especial por insalubridade em 2019.

aposentadoria-especial

Aposentadoria especial por insalubridade

Primeiro vamos entender melhor o que é a aposentadoria especial insalubridade e quais os requisitos para receber o beneficio. Depois falaremos um pouco sobre os documentos que você irá precisar e como solicitar essa forma de aposentadoria.

A aposentadoria especial insalubridade é um beneficio que tem com foco trabalhadores expostos a agentes nocivos a saúde como calor ou ruído. Essa exposição precisa ser de forma continua ou ininterrupta, e os níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação própria. O tempo de serviço para esse tipo de aposentadoria pode ser de 25, 20 ou até 15 anos de contribuição. esse tempo mínimo dependerá do agente que o trabalhador é exposto.

Além desse tempo de contribuição colocado acima outro quesito é que o segurado tenha trabalhado efetivamente por 180 meses. Períodos de afastamento do serviço como o auxilio doença não será atribuído a esses meses.

Os principais requisitos para você requerer a aposentadoria especial insalubridade em 2019 são apenas alguns. Como dito acima você precisa ter o tempo de contribuição de no mínimo 25, 20 ou 15 anos, a depender do agente que é exposto. Essa exposição de agentes nocivos precisa ser ininterrupta durante as horas trabalhadas. Pela carência você também precisará comprovar 180 meses de trabalho, períodos de licença não são somados.

aposentadoria-especial-insalubridade

Como solicitar a aposentadoria especial insalubridade

Agora que você já sabe mais sobre essa modalidade de aposentadoria vamos aos documentos que irá precisar. Abaixo iremos explicar como você pode requerer a aposentadoria especial insalubridade em 2019 e quais documento você irá precisar.

Antes de sabermos sobre os documentos que você irá precisar saiba onde você irá realizar a solicitação. Para solicitar a aposentadoria pelo INSS você irá precisar ir até uma agencia da instituição com os documentos em mãos. Antes você precisa acessar o site do INSS e agendar uma hora para atendimento. Assim facilita o atendimento para você, segurado, e a instituição consegue se organizar melhor para os atendimentos.

Para o atendimento presencial os documentos que você irá precisar levar são: documentos de identificação com foto e o numero do CPF, documentos para comprovação de período de trabalho e documentos que comprovem a exposição a agentes nocivos como o perfil profissiográfico previdenciário.

Com esses documentos em mãos você só irá precisar ir ate o atendimento nas agencias do INSS e solicitar a aposentadoria. Para ser atendido nas agencias você precisa agendar uma hora de atendimento. Esse agendamento pode ser feito pelo site do INSS ou pela ferramenta meu INSS. Não se esqueça de conferir se todos os documentos estão certos.

Se você ficou com alguma duvida sobre o assunto você pode acessar o site do INSS e saber mais. Por lá você terá acesso a diversas informações e serviços online. Poderá também emitir documentos ou consultar os mesmos. Você também pode entrar em contato com a agencia do INSS pelo numero 135. Esse numero de telefone atende em horário comercial de segunda a sexta. Ou também ir ate uma agencia mais próxima do INSS e tirar suas duvidas.

Acima você entendeu o que é a aposentadoria especial insalubridade. Foi passado os requisitos para se aposentar por essa modalidade, o tempo de trabalho necessário e também os documentos. Você também viu informações de como você pode solicitar a aposentadoria dessa forma. Lembrando que o tempo de contribuição para se aposentar por essa opção irá variar de acordo com o agente nocivo que o trabalhador é exposto. Para ter mais informações sobre isso é preciso acessar a lei sobre insalubridade e procurar essa e outras informações.

aposentadoria-especial-inss

    1. ESTER I SOUZA

    Deixe seu comentário!