Aposentadoria INSS – Tempo de Serviço ou Idade

Saiba tudo sobre aposentadoria por tempo de serviço ou idade – INSS

Os brasileiros têm direito a aposentaria do INSS por tempo de serviço ou idade. Porém de tempos em tempos ocorrem mudanças na legislação e por isso é comum que hajam muitas duvidas sobre esse assunto.

aposentadoria-por-idade-inss-documentos

Neste artigo abordaremos as principais informações sobre a aposentadoria INSS e te ajudaremos a entender como funcionam os trâmites para que seja possível enfim de se aposentar por tempo de serviço ou idade.

O que é aposentadoria

Nos últimos meses foi grande a veiculação de noticias que apontavam para possíveis mudanças na previdência. Porém, tais modificações foram adiadas e tudo continua como antes.

Mas você sabe como são as regras para a aposentadoria atualmente? E você sabe ao certo a que o termo aposentadoria se refere? Apesar de ser u direito adquiro a muitos anos pelos brasileiros, o assunto aposentadoria gera dúvidas frequentes em muitos de nós, cidadãos brasileiros.

A lei que regulamenta o aposento foi criada em 1991 e é representada pelo nº 8.213. Se quiser conhecer a fundo todas as cláusulas, basta pesquisar por esse número na internet, pois o arquivo está disponível em vários sites que falam sobre esse assunto.

O termo aposentadoria se refere a uma prestação previdenciária que é recebida mensalmente pelo aposentado. Para ter direito a esse pagamento é preciso estar de acordo com alguns requisitos que são determinados pela lei que citei a pouco.

Atualmente existem no país a aposentadoria por idade, por invalidez, por tempo de serviço e as aposentadorias especiais. Abordaremos mais a fundo as principais delas que são aposentadoria do INSS por idade e tempo de serviço.

O que é aposentadoria por tempo de serviço – INSS

A aposentadoria por tempo de serviço também pode ser chamada de aposentadoria por tempo de contribuição. Nesse caso é necessário que o trabalho tenha contribuído com o INSS por um determinado período.

Os homens devem contribuir por no mínimo 35 anos e as mulheres por no mínimo 30 para somente então ter direito a aposentadoria por tempo de serviço. Logo que o cidadão brasileiro ingressa no mercado formal de trabalho e tem a carteira de trabalho e previdência social assinada pelo empregador, começa-se a contabilizar esse tempo de contribuição.

Se uma pessoa trabalha 5 anos em uma empresa e mais 2 anos em outra, somou-se 7 anos de contribuição. Dessa forma todos os registros são somados até atingirem o valor mínimo que da direito ao benefício.

O que é aposentadoria por idade – INSS

No INSS – aposentadoria por idade é um pouco diferente da primeira que mencionamos. Nesse caso não seja contabilizado o tempo em que o cidadão contribui, mas sim a idade mínima para ter direito a aposentadoria. É necessário que tenham sido feitas um mínimo de 180 meses de contribuição para a previdência.

aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao-inss

A idade mínima para aposentadoria por idade é diferente para homens e mulheres. Os homens precisam ter no mínimo 65 anos e no caso das mulheres a idade mínima é 60 anos.

O valor da aposentadoria por idade será de 70% do valor base da contribuição. Ocorre acréscimo de 1% a cada 12 contribuições feitas mensalmente e o valor total a ser recebido pode chegar a 100%. Tudo isso é analisado na época em que o cidadão solicitar o seu aposento.

Documentos necessários para aposentadoria INSS

Para efeito de comprovar os dados informados é preciso apresentar alguns documentos necessários para aposentadoria INSS.

Essa documentação é bem simples, porém tem fundamental importância:

  • Documento original de identificação com foto;
  • Numero do CPF;
  • Todas as carteiras de trabalho;
  • Carnes de contribuição e comprovantes de pagamento do INSS.

Além desses documentos podem ser apresentados alguns outros para confirmar os dados e o tempo de contribuição do trabalhador.

Independente do tipo de aposentadoria INSS existe um período de carência de 180 meses em que o trabalhador precisa ter efetivamente trabalho. Nessa carência não se incluem períodos de afastamento por auxílio doença, pois nesse caso não há recolhimento.

Importante informação é que se o próprio trabalhador não puder comparecer ao posto do INSS para realizar a solicitação da aposentadoria por tempo de serviço ou idade, pode ser designado um representante através de procuração.

Agendamento para solicitação de aposentadoria do INSS

Para realizar o agendamento para solicitação da aposentadoria do INSS são ofertadas algumas opções de atendimento. Confira todas elas e escolha a que melhor atende a sua necessidade:

documentos-para-aposentadoria-inss

  • Atendimento telefônico pelo número 135 que é feito de Segunda-feira a Sábado das 7h as 22h conforme o horário de Brasília;
  • Qualquer agência do INSS;
  • Site do INSS ao selecionar a opção desejada, código de segurança e demais informações solicitadas.

Com base nessas informações esperamos que fique mais fácil dar entrada na aposentadoria INSS para as situações de aposentado citadas.