Aposentadoria por Contribuição – Pessoa com Deficiência

Aposentadoria INSS

Entenda abaixo como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição para pessoa com deficiência. Abaixo iremos explicar quais os requisitos e os documentos necessário para se aposentar por tempo de contribuição cumprindo as exigências de deficiência. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre  o INSS.

Sendo uma instituição que presta serviços previdenciários aos trabalhadores brasileiro o INSS oferece vários benefícios a esses. Esses benefícios têm caráter de seguridade social sendo que buscam dar apoio aos trabalhadores. Para ter acesso a esses serviços é preciso que o trabalhador contribua com a instituição durante um período de trabalho ativo. Contribuindo com o INSS vocÊ se torna um segurado e tem direito aos seus benefícios.

Como uma instituição de seguridade social o INSS dá apoio também aos trabalhadores com deficiência física. Entre esses benefícios está o auxílio doença destinado a pessoas que estão temporariamente incapacitadas de exercer sua função. Caso a deficiência seja incapacitante e sem possibilidade de retorno o INSS disponibiliza a aposentadoria por invalidez. Dessa forma após anos de trabalho o segurado não fica desamparado caso algo aconteça.

Abaixo iremos falar de outros serviços destinado a trabalhadores que têm alguma deficiência física. Entenda quais os requisitos para a aposentadoria por contribuição para pessoas com deficiência. Falaremos também quais os documentos necessários para se aposentar nessa regra do INSS.

contribuicao-aposentadoria-contribuicao

Aposentadoria por contribuição de pessoa com deficiência

A aposentadoria do INSS é um dos benefícios mais conhecidos e esperados do INSS. A instituição mantém várias regras com diferentes requisitos que dão direito a aposentadoria. Entre essas regras está a aposentadoria por contribuição para pessoas com deficiência. Entenda abaixo quais os requisitos desta regra e como funciona a solicitação da mesma.

Na aposentadoria por contribuição para pessoa com deficiência o primeiro requisitos é o trabalhador ter cumprido a carência de 180 meses de efetiva contribuição com a instituição. O tempo de contribuição necessária para se aposentar irá variar do grau de deficiência do segurado. Sendo essa outro requisitos, o segurado precisa ser portador de alguma deficiência.

O INSS considera deficiência, segundo a lei 142/2013, impedimento a longo prazo por natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Essas deficiências deve, em interação com diversas barreiras, impossibilite a participação de forma plena e efetiva na sociedade.

Quanto ao tempo de contribuição necessária para se aposentar nessa regra irá variar de acordo com o grau de deficiência. Homens com deficiência leve precisam de 33 anos de contribuição. Mulheres com o mesmo grau de deficiência precisam de 28 anos de contribuição. Já homens com grau moderado de deficiência precisam de 29 anos de contribuição  e as mulheres de 24 anos de contribuição. Já no grau grave de contribuição os homens precisam de 25 anos e as mulheres de 20 anos de contribuição.

Agora que você já sabe quais os requisitos para ter acesso a aposentadoria por tempo de contribuição para pessoa com deficiência vamos entender sobre os documentos. Abaixo iremos falar dos documentos que você poderá precisar na hora de solicitar essa forma de aposentadoria e como pode realizar a solicitação.

aposentadoria-invalidez

Documentos essa regra de aposentadoria

Acima explicamos quais os requisitos para ter acesso a aposentadoria por contribuição para pessoas com deficiência. Explicamos quais os principais requisitos e o tempo necessário de contribuição para se aposentar nessa regra. Agora iremos falar quais os documentos que você irá precisar para solicitar a aposentadoria nessa regra.

Os documentos básicos que você irá precisar para ser atendido no INSS são: documento de identificação original oficial com foto, número do CPF e os documentos que comprovem o tempo de contribuição com o INSS. É preciso que o trabalhador passe também por perícia médica e social no INSS.

Na perícia médica e social do INSS você irá precisar de todos os documentos que comprovem a deficiência e a data que tenha iniciado. É preciso que esses documentos contenha também o grau de deficiência que o segurado tenha.

Tanto no caso da perícia médica como para ser atendida nas agências do INSS é preciso que você realize o agendamento. Esses agendamentos podem ser feitos por telefone no número 135 ou pela página oficial do INSS. E durante a perícia médica é preciso que você leve todos os documentos comprovando a deficiência como explicado acima.

Para solicitar a aposentadoria por contribuição para pessoa com deficiência  primeiro é preciso que você passe pela perícia médica e social do INSS . Após ambas as perícias emitirem os documentos de comprovação da deficiência física e do grau da mesma irá precisar ir ao atendimento do INSS. Esse atendimento nas agências do INSS precisam ser agendados. O agendamento pode ser feito pela página oficial ou pelo número de telefone 135.

Para ter mais informações sobre o assunto ou tirar possíveis dúvidas você pode acessar o site do INSS ou ligar no número 135. Esse telefone funciona em horário comercial de segunda a sexta.

aposentadoria-invalidez-contirbuicao