Aposentadoria por Contribuição – Vantagens e Como Funciona

Aposentadoria INSS

Abaixo iremos explicar como funciona e quais as vantagens na aposentadoria por tempo de contribuição. Falaremos dos principais requisitos e como você pode ter acesso a esse benefício do INSS. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre as formas de aposentadoria do INSS.

O INSS é uma instituição muito conhecida pelos trabalhadores brasileiros pela aposentadoria. Porém há outros benefícios que são disponibilizados para os contribuintes com objetivo de dar suporte aos trabalhadores.

Todos os benefícios oferecidos pelo INSS, inclusive a aposentadoria, tem seus requisitos e suas regras. Há também mais de uma regra para o trabalhador ter acesso a aposentadoria. Sendo que o mesmo pode se aposentar por tempo de contribuição, por idade, por invalidez ou outras regras.Para ter mais informações sobre cada tipo de aposentadoria é importante acessar o site oficial do INSS.

Pela página oficial da instituição além das regras para ter acesso aos benefícios você tem outros serviços online. Além dos requisitos para se aposentar você poderá se informar sobre os outros benefícios disponibilizados pela instituição como o auxílio doença, pensão por morte e outros.

Abaixo iremos explicar melhor como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição. Iremos repassar todas as informações necessárias e principalmente falar como você pode solicitar a mesma. Por último falaremos como você pode realizar uma simulação e saber quanto tempo falta para você se aposentar.

aposentadoria-por-contribuição-1

Aposentadoria por contribuição como funciona.

Entenda agora como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição do INSS. Como visto acima essa regra para aposentadoria do INSS é uma das várias regras para ter acesso a esse benefício. Cada regra tem seus requisitos e suas vantagens. Vamos explicar quais são os requisitos e vantagens de se aposentar por tempo de contribuição no INSS.

Na aposentadoria por tempo de contribuição do INSS o principal pré requisito para ter acesso ao benefício é o tempo que o trabalhador tem de contribuição. Nessa regra para o homem solicitar a aposentadoria é preciso que tenha no mínimo 35 anos de contribuição e para a mulher ter direito é preciso que tenha 30 anos de contribuição.

Nessa regra não existe idade mínima para se aposentar. Sendo que você tendo o tempo de contribuição necessária já pode solicitar a aposentadoria. Essa é a grande vantagem de se aposentar por tempo de contribuição, é possível você requerer sua aposentadoria cedo. Porém há também desvantagens. Nessa regra de aposentadoria é obrigatório o cálculo do fator previdenciário estar presente. Dessa maneira o valor que você irá receber se aposentando por tempo de contribuição pode ser diminuído pelo fator previdenciário.

Para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição você irá precisar apenas ir até uma agência de atendimento do INSS e solicitar o benefício. Para ser atendido nas agências é preciso que você agende um horário podendo ser pelo site ou pelo número 135. No dia do atendimento os documentos que você irá precisar são o número do CPF, um documento original de identificação com foto e a carteira de trabalho ou carnes comprovando a contribuição.

Veja abaixo mais algumas informações sobre a aposentadoria por tempo de contribuição. Falaremos também como você pode realizar a simulação e saber quanto tempo falta para ter direito a aposentadoria.

tempo-contribuição-aposentadoria

Mais sobre aposentadoria por contribuição

Acima você teve acesso a todas as informações sobre a aposentadoria por tempo de contribuição. Agora veja outras informações que podem ser úteis e como você pode realizar a simulação no INSS e saber quanto tempo falta para se aposentar.

Você pode utilizar o tempo de contribuição para se aposentar com a regra conhecida como 85/95. Nessa regra se soma a idade com o tempo de contribuição e é necessário ter o resultado de 95 para homens e 85 para mulheres. Nesse caso é vantajoso a aposentadoria pois não é previsto a aplicação do cálculo do fator previdenciários.

Se você quer saber quanto falta para se aposentar por tempo de contribuição no INSS pode realizar um simulação. Para ter acesso a simulação você só precisa acessar o sistema do INSS chamado meu INSS. Para ter acesso a esse sistema você irá precisar preencher algumas informações pessoais apenas. Escolha a opção de simulação entre a lista de serviços.

O sistema do meu INSS terá todas suas informações preenchidas. Portanto após você escolher esse serviço ele te informará quanto tempo falta para se aposentar no INSS. Se estiver faltando alguma informação no sistema basta acrescentar a mesma e verificar o resultado. Dessa forma em poucos minutos você saberá se tem direito ou quantos anos faltam para ter direito a aposentadoria no INSS.

Pelo meu INSS você tem acesso também a vários outros serviços como o agendamento e atendimento. Quando for solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição será preciso que você agende o atendimento. Esse agendamento pode ser feito pelo mesmo sistema sem sair de casa.

aposentadoria-por-contribuição-inss-1