Aposentadoria por idade Urbana 2024

Conheça como é aposentadoria por idade urbana e quais as regras para solicita-la 

Um dos principais e mais aguardados benefícios pagos pelo INSS é a aposentadoria por idade urbana. Urbano diz respeito, nesse caso, a áreas onde existe um conjunto de edificações que permanecem continuas por todo o perímetro. 

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Esse perímetro é caracterizado pela existência de muitos serviços públicos voltados para a população daquele local. O trabalhador urbano é aquele que realiza suas funções laborais em empresas localizadas nesses perímetros.  

Ou seja, todas as pessoas que trabalham nos centros urbanos são consideradas trabalhadores urbanos e podem exigir no tempo adequado a aposentadoria por idade urbana do INSS. 

Essa modalidade de aposentadoria se difere da aposentadoria rural que é destinada aos trabalhadores que moram em áreas rurais e seguem as regras especificas para esse grupo em particular de segurados. Para saber sobre esse benefício em especifico visite o artigo sobre o assunto em outro artigo do blog. 

Neste artigo abordaremos os principais itens relacionados a aposentadoria por idade urbana, quem tem direito ao benefício, como solicita-lo, como verificar o resultado e como entrar com pedido de revisão ou pedido de recurso em todas as instâncias possíveis. 

Como funciona a aposentadoria por idade urbana 

aposentadoria por idade urbana é destinada ao trabalhador que mora e trabalha em áreas urbanas. Todo o cidadão que contribuiu mensalmente para com a Previdência Social e por isso é considerado segurado do INSS, tem direito a aposentadoria por idade urbana. 

Além de contribuir mensalmente, é preciso que que o segurado já tenha realizado o mínimo de 180 meses de contribuição. Isso ocorre porque o INSS exige esse prazo como período de carência para que o segurado passe a ter direito a essa modalidade de aposentadoria.  

A idade mínima para solicitar o benefício é 65 anos no caso dos homens e 60 anos para as seguradas mulheres. A diferença entre a aposentadoria urbana e a rural é basicamente a idade mínima para solicitar o benefício que no caso da segunda opção tem diminuído um período de 5 anos. 

Os homens podem pedir o benefício com 60 anos e 55 anos para as mulheres. Basicamente a diferença entre os benefícios na prática é somente esse. 

Quais as regras para solicitar a aposentadoria por idade urbana 

Basicamente as regras para a aposentadoria por idade urbana são bem simples e podem ser entendidas de acordo com o seguinte termo: 

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  • O segurado precisa ter contribuído no mínimo 180 meses e deve ter a idade mínima completa para requerer o pedido. 

Mesmo após estar aposentado, o beneficiário pode optar por continuar a trabalhar com registro em carteira. Nesse caso, o beneficiário terá que contribuir normalmente com o INSS. O interessante disso é que os demais direitos do contribuinte continuarão resguardados.  

Esses benefícios são salário maternidade, auxilio reclusão, pensão por morte, auxilio doença acidentário e vários outros que garantem a tranquilidade de qualquer cidadão que opta por ser um contribuinte do INSS. 

Como agendar o atendimento para aposentadoria por idade urbana 

Para agendar o atendimento para aposentadoria por idade urbana é bem simples. O INSS disponibilizou uma agência virtual chamada de MEU INSS onde os segurados podem solicitar diversos serviços e inclusive a aposentadoria por idade urbana 

As demais opções disponibilizadas são as seguintes: 

  • Agendar salário maternidade urbana; 
  • Solicitar extrato previdenciário; 
  • Fazer simulação do tempo de contribuição;  
  • Solicitar histórico de credito de benefícios; 
  • Solicitar carta de concessão; 
  • Realizar agendamento de perícias médicas; 
  • Solicitar histórico de empréstimo consignado; 
  • Solicitar extrato do imposto de renda IR; 
  • Consultar resultado de perícias médicas; 
  • Encontrar e localizar agências do INSS em qualquer cidade ou estado brasileiro; 
  • Realizar alterações cadastrais. 

Portanto, além de solicitar a aposentadoria urbana, é interessante criar o cadastro para ter acesso a vários outros assuntos.  

Outra possibilidade é entrar em contato pela central de atendimento do INSS que pode ser contatada através do número 135. O atendimento fica disponível entre os horários 7 e 22, de segunda a sábado.  

Nos postos de atendimento do INSS, também é possível solicitar o atendimento. Porém, nesse caso será preciso se deslocar até uma das agências. Portanto é mais cômodo acessar o site do órgão ou telefonar para a central. 

Benefícios do INSS para os demais segurados  

Além das aposentadorias por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e aposentadoria por invalidez permanente, o INSS também oferece outros benefícios voltados aos segurados.  

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Esses benefícios consistem em pensão por morte do segurado que é voltado para os herdeiros dependentes, auxilio reclusão para os dependentes do segurado preso em regime fechado ou semiaberto, salário maternidade para mulheres em decorrência de nascimento de filho ou adoção de uma criança e vários outros. 

aposentadoria por idade urbana é um benefício que traz muitas vantagens para a os segurados e vale a pena fazer as contribuições mensais para garantir os seus direitos previdenciários.

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*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS