Aposentadoria por invalidez acidentária

Confira o que é a aposentadoria por invalidez acidentária e como receber esse benefício pago pelo INSS 

Os benefícios pagos pelo INSS contemplam uma grande soma de auxílios, pensões e inclusive aposentadoria por invalidez acidentária que é pago em alguns casos específicos. 

aposentadoria-por-invalidez-acidentaria

Neste post esclareceremos itens importantes sobre esse assunto e tiraremos dúvidas que boa parte dos segurados possuem.  

Uma das grandes questões que permeiam o assunto é s de fato se trata de uma aposentadoria ou se há outro nome para o beneficio. 

A aposentadoria por invalidez acidentária é paga de forma vitalícia? Qual o valor? Como solicitar? Se estás também são suas duvidas, continue lendo este post, pois trataremos exatamente desse assunto.  

Como funciona a aposentadoria por invalidez acidentaria do INSS 

Para entender como funciona a aposentadoria por invalidez acidentaria do INSS, preciso inicialmente que não se trata na verdade de uma aposentadoria, mas sim de uma indenização.  

O pagamento desse benefício ocorre quando um determinado trabalhador sofre um acidente e em decorrência disso tem sua capacidade de para o trabalho reduzida de forma permanente.  

Note que eu disse reduzida. Dessa forma é possível que esse trabalhador possa ser reinserido no mercado de trabalho, porem em funções que estejam de acordo com sua capacidade atual. 

Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma aposentadoria por invalidez acidentaria do INSS e sim uma indenização em decorrência de um acidente que o trabalhador venha a sofrer. 

Principais requisitos para ter direito ao pagamento de indenização acidentária do INSS 

Para fins de comprovação de que o trabalhador tem o direito de receber o pagamento da indenização acidentaria do INSS é preciso que sejam atendidos alguns requisitos básicos.  

Veja abaixo quais são esses requisitos e como comprovar cada um deles: 

  • Ser segurado do INSS na data do acidente gerador do evento; 
  • Não existe carência, ou seja, se o segurado pagou apenas uma parcela de contribuição já passa a ter direito a indenização; 
  • Ser filiado, à época do acidente, como: 
  • Empregados Urbano ou Rural, Empregados Doméstico, Trabalhadores Avulso, Segurados Especiais tem o direito garantido ao benefício; 
  • Contribuinte Individual e Contribuinte Facultativo não tem direito ao benefício devido a natureza especifica do tipo de contribuição realizada.  

Para obter mais informações sobre o assunto, acesse www.inss.gov.br e consulte o auxílio na página de benefícios.  

Como solicitar o seguro invalidez acidentária do INSS 

Para solicitar o benefício indenizatório basta comparecer a qualquer uma das agências do INSS e apresentar documento de identidade oficial com foto e o número do CPF. 

Será agenda uma perícia medica e na data e horário agendados, o segurado precisa apresentar todos os documentos emitidos pelo médico a respeito do acidente. Esses documentos podem ser relatórios médicos, atestados médicos e outros semelhantes.  

Com base nos documentos entregues, o médico perito fara a avaliação e sinalizara a necessidade do pagamento do benefício em decorrência da redução da capacidade laboral constatada.  

Em relação a aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, consulte o item a seguir o texto especifico que relata cada um deles.  

Quais os tipos de aposentadoria pagas pelo INSS 

As aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional de Seguro Social contemplam várias situações que podem ser vivenciadas por qualquer pessoa. 

inss-beneficio-indenizatorio

No caso das aposentadorias existem algumas modalidades que são consideradas pelo órgão. A seguir abordaremos os tipos de aposentadoria pagas pelo INSS e a quem se destina cada uma delas. 

Aposentadoria por invalidez permanente  

O benefício é devido ao trabalhador que enquanto recebe auxílio doença, recebe o diagnóstico de que não há possibilidade de reabilitação da sua condição de saúde. 

Sendo assim fica evidenciado que o segurado não poderá voltar a trabalhar devido essa condição.  

Existem algumas doenças que garantem o direito a esse benefício logo que o diagnóstico é efetuado. Esse o caso do câncer, hanseníase, AIDS, espondilite e algumas outras. 

Uma das regras para o recebimento da aposentadoria é que o segurado venha a adquirir a doença incapacitante depois de se tornar contribuinte e se faz necessário que o início do afastamento seja por auxilio doença. 

Aposentadoria por idade 

Essa modalidade de aposentadoria é destinada aos segurados que atingem a idade mínima para solicitar o benefício. Atualmente é 60 anos para as mulheres e 65 para os homens.  

É preciso que tenha ocorrido um mínimo de contribuições para garantir o direito.  

Aposentadoria por tempo de contribuição 

Nessa modalidade de aposentadoria é considerado o tempo de contribuição que o trabalhador efetuou. No caso das mulheres é 30 anos e dos homens é 35.  

invalidez-acidentaria-INSS

Porém se ao atingir a idade para solicitar a aposentadoria, o trabalhador quiser continuar ativo no mercado de trabalho, é uma melhor opção para garantir um valor mais atraente de benefício previdenciário. 

Se ainda tiver dúvidas sobre o benefício que comumente chamam de aposentadoria por invalidez acidentaria, ou seja benefício acidentário, entre em contato com o 135.