Aposentadoria por invalidez – Vantagens e Como Funciona

Aposentadorias INSS

Entenda abaixo como funciona a aposentadoria por invalidez e quem tem direito a mesma. Essa regra de aposentadoria gera muitas dúvidas, portanto nós explicaremos tudo que você precisa saber para se aposentar por invalidez. Mas antes vamos falar de outras regras da aposentadoria pelo INSS.

Além da aposentadoria por invalidez o INSS disponibiliza outras formas de aposentadoria para seus contribuintes. As regras para se aposentar mais conhecidas são a aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuição e a regra 85/95. Cada uma dessas formas de se aposentar tem suas regras e seus requisitos.

Para ter acesso ao benefício da aposentadoria e outros benefícios disponibilizados pelo INSS é preciso que o trabalhador contribua com um valor durante sua vida ativa. Em algumas regras o pré requisito principal é a idade como na aposentadoria por idade. Em outros o principal requisito é o tempo de contribuição.

Além da aposentadoria o INSS disponibiliza vários outros benefícios de caráter de seguridade. Entre esses benefício está o auxílio doença. Um benefício muito ligado a aposentadoria por invalidez. entenda mais abaixo.

Abaixo iremos explicar como funciona a aposentadoria por invalidez e como ter acesso a esse benefício. Depois falaremos mais sobre o auxílio doença e qual sua relação com a aposentadoria por invalidez.

aposentadoria-por-invalide-inss

Como funciona aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um dos benefícios que o INSS disponibiliza para seus contribuintes. Esse benefício busca dar apoio aos trabalhadores que estão permanentemente incapazes de exercer sua profissão ou de se readaptar ao mercado de trabalho. O benefício é pago enquanto o trabalhador permanecer incapacitado de exercer sua profissão. Para ter acesso a aposentadoria por invalidez é preciso que o trabalhador esteja recebendo o auxílio doença. Entenda melhor como funciona a aposentadoria por invalidez.

A incapacidade do trabalhador de exercer sua profissão precisa ser comprovada pela perícia médica.O INSS realiza a perícia médica para verificar se o trabalhador está mesmo incapacitado, na instituição é realizado por uma junta médica. A perícia médica do INSS detectar a incapacidade permanente é o principal pré requisito para ter acesso a aposentadoria por invalidez.

Além da comprovação da incapacidade por meio da perícia médica é preciso que você cumpra outros requisitos. Os demais requisitos para a aposentadoria por invalidez são: ter no mínimo 12 contribuições com o INSS, está como qualidade de segurado e estar recebendo o auxílio doença do INSS.

Agora que você já entendeu como funciona a aposentadoria por invalidez veja como solicitar o benefício. O primeiro passo para solicitar a aposentadoria por invalidez é marcar um horário para perícia médica. Se a perícia médica constatar que você está incapacitado permanente pode entrar com a solicitação no INSS. No atendimento da perícia médica é preciso que você leve todos os documentos que comprovem a sua incapacidade seja por doença ou por acidente.

Entenda abaixo como ter acesso ao auxílio doença do INSS. Lembrando que para você ter acesso a aposentadoria por invalidez é preciso que esteja recebendo o auxílio doença do INSS.

inss-aposentadoria-por-idade-1

Auxílio doença

O auxílio doença é um dos benefícios que o INSS disponibiliza para seus contribuintes. Nesse benefício às pessoas que estão temporariamente incapacitadas de exercer sua profissão tem o direito. Porém além da incapacitação há outros requisitos para ter acesso aos mesmo.

Como dito acima para ter acesso a aposentadoria por invalidez é preciso que você esteja recebendo o auxílio doença. Além da incapacidade é preciso que você tenha no mínimo 12 contribuições com a instituição e esteja na situação de segurado quando requerer o auxílio.

É preciso também que a incapacidade de exercer sua profissão seja comprovada pela perícia médica do INSS. O INSS também solicita que o contribuinte esteja afastado por atestado médico por 15 dias nos últimos 60 dias antes de solicitar.

O auxílio doença pode ser solicitado por incapacidade de doença ou acidente. Se durante a perícia médica a incapacidade for entendida como permanente será indicado a aposentadoria por invalidez. Nesse caso o INSS pode solicitar a perícia médica para acompanhamento a cada dois anos. Para solicitar o auxílio doença é preciso primeiro agendar a perícia médica. Se durante a perícia for constatado a necessidade será indicado o auxílio doença ou aposentadoria por invalidez. Nesse caso será necessário o agendamento do atendimento nas agências.Todos os atendimentos, da perícia médica e do atendimento, podem ser feitos pelo site da instituição ou pelo telefone 135. Você só irá precisar de alguns dados pessoais.

Acima você entendeu como funciona e quais as vantagens da aposentadoria por invalidez. Explicamos como você pode ter acesso e outras informações importantes. Depois falamos mais sobre o auxílio doença e qual sua relação com a aposentadoria por invalidez. Para mais informações sobre o assunto você pode acessar o site da instituição ou ligar no número 135 e tirar suas dúvidas. Este número atende em horário comercial de segunda a sexta.

Aposentadoria-por-invalidez