Aumento de 25% na Aposentadoria por Invalidez – Solicitar

Aposentadoria por invalidez

Veja abaixo como você pode solicitar os 25% na aposentadoria por invalidez. Iremos explicar mais % no valor da aposentadoria. Depois explicaremos um pouco sobre o auxílio doença e sua relação com a aposentadoria por invalidez.

A aposentadoria por invalidez é uma das formas de se aposentar pelo INSS. Essa forma de aposentadoria é destinada a pessoas que não tem condições de trabalhar por acidente ou por doença. Como outras formas de aposentadoria no INSS essa tem suas regras e requisitos, veja quais são agora.

Como dito acima para o contribuinte se aposentar por invalidez ele precisa estar incapacitado de trabalhar e não permite reabilitação. Além desse requisitos é preciso que o contribuinte tenha no mínimo 12 contribuições mensais. É preciso também que o contribuinte já esteja afastado da atividade pelo auxílio doença.

A aposentadoria por invalidez será paga enquanto a incapacidade persistir. O contribuinte precisa passar pela perícia médica do INSS e comprovar que está incapacitado de exercer sua função ou de se reabilitar. Se o médico concordar na incapacidade será indicado a aposentadoria por invalidez. O INSS pode solicitar que o aposentado mantenha uma frequência de perícias médicas para comprovar a incapacidade.

Na perícia médica é preciso que o contribuinte leve todos os exames e documentos que comprovem a incapacidade. É preciso que a perícia seja agendada para ser realizada. Esse agendamento pode ser feito online ou por meio do número 135. Pela página oficial do INSS também é possível acompanhar o resultado da perícia médica.

Entenda abaixo um pouco mais sobre o auxílio doença, um dos requisitos para a aposentadoria por invalidez. Depois falaremos com você pode solicitar o aumento de 25% na aposentadoria por invalidez. Explicaremos também quem tem direito a esse aumento.

aposentadoria-25-aumento

Auxílio doença

O auxílio doença é um dos benefícios que o INSS disponibiliza aos seus beneficiários. Esse benefício tem como foco os trabalhadores que estão temporariamente incapacitados de exercer sua profissão Diferente da aposentadoria por invalidez o auxílio doença é temporário sendo pago apenas enquanto a incapacidade permanecer.

Assim como na aposentadoria por invalidez no auxílio doença é preciso que o contribuinte passe pela perícia médica. Os principais requisitos do auxílio doença são, além da perícia médica, 12 meses de contribuição e estar afastado do serviço por mais de 15 dias pelo mesmo motivo da perícia nos últimos 60 dias.

Como dito acima para o contribuinte ter acesso a aposentadoria por invalidez é preciso que já esteja afastado por auxilio doença. Será solicitado a aposentadoria por invalidez caso, durante a perícia médica, for constatado que o trabalhador não tem condições de voltar a exercer sua profissão ou de reabilitar.

Quando se aposenta por invalidez o INSS disponibiliza, caso necessário, um aumento de 25% no valor da aposentadoria. Abaixo iremos explicar quem tem direito e como solicitar o aumento de 25% na aposentadoria por invalidez.

aumento-25-aposentadoria

Aumento de 25% na aposentadoria por invalidez

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a aposentadoria por invalidez e o auxílio doença explicaremos sobre o aumento do valor da aposentadoria. Explicaremos como você pode solicitar o aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez. Porém esse aumento é possível em apenas algumas situações. Veja abaixo quem tem direito a esse aumento e como solicitar.

O INSS disponibiliza um aumento de 25% no valor da aposentadoria para os segurados que precisar de assistência permanente de outra pessoa. O acréscimo no valor da aposentadoria permanece no décimo terceiro salário. Para ter acesso a esse aumento é necessário que o segurado passe novamente pela perícia médica.

Se você tem direito ao aumento desse valor na aposentadoria por invalidez é preciso que faça um requerimento na agência que disponibiliza o benefício. será preciso também, como dito acima, que faça a novamente a perícia médica.

Primeiro será necessário que o segurado faça o requerimento na agência do INSS. Será preciso que faça o agendamento do atendimento e após realizar o requerimento será pedido novamente a perícia. Assim como o atendimento a perícia médica precisa ser agendada. Durante a perícia é preciso que o segurado leve todos os documentos sobre o problema de saúde que o impede de trabalhar e comprove que precisa de assistência de outra pessoa. O valor do aumento na aposentadoria por invalidez não será repassado caso os dependentes precise de pensão após a morte do mesmo.

Acima você entendeu um pouco mais sobre a aposentadoria por invalidez e sobre o auxílio doença. Explicamos em quais situações o INSS permite o aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez e como você pode solicitar o aumento. Para ter mais informações sobre o assunto do aumento na aposentadoria por invalidez pode acessar a página oficial do INSS. Pelo site além de mais informações você pode ter acesso a varias serviços como o agendamento da perícia médica e do atendimento.

25-aumento-invalidez