Auxílio Acidente 2019 – Valor, Quem Tem Direito

INSS

Se você esta em busca de mais informações sobre o auxilio acidente 2019 nos te ajudamos. Abaixo iremos te dar todas as informações que precisa sobre o auxilio acidente, quem tem direito ao beneficio e o valor pago. O auxilio acidente é um dos muitos outros benefícios que estão sob responsabilidade da previdência social. Abaixo falaremos mais sobre esse beneficio e como ter acesso ao mesmo.

O INSS, ou também conhecida como previdência social teve inicio em 1990. O governo federal criou o INSS com a fusão entre duas outras instituições. Entre os serviços que o INSS presta a população brasileira está vários benefícios e aposentadoria. O serviço que, possivelmente, tem mais visibilidade entre a população é a aposentadoria. Todo mês o trabalhador que tem carteira assinada tem uma taxa fixa descontada na sua folha de pagamento. Essa taxa faz do trabalhador um assegurado do INSS. E se você não tem carteira assinada porem contribui com o INSS como contribuinte autônomo também tem acesso a esses benefícios.

Sendo assegurado do INSS você tem acesso a aposentadoria posteriormente. Mas também tem acesso a vários outros benefícios caso precise. O auxilio acidente é um desses benefícios. Abaixo você saberá mais sobre esse beneficio e como solicitar.

auxilio-acidente

Auxilio doença INSS 2019

Muitos tipos de serviços colocam o trabalhador em risco de acidente. Por conta desse risco de acidente no trabalho o governo federal criou o beneficio auxilio acidente. O INSS é o responsável pelo beneficio. Para ter acesso você precisa se incluir em alguns requisitos. Abaixo falaremos mais desses requisitos.

O auxilio acidente é um valor pago pelo INSS para o segurado que esta acidentado. O acidente precisa incapacitar o mesmo de retornar à função durante o período de recuperação. Se o acidente impossibilitou o segurado de voltar a sua função, não permitindo assim de permanecer na carreira o beneficio de auxilio acidente é substituído pela aposentadoria por invalidez.

O auxilio acidente é uma indenização paga para o trabalhador que sofreu esse acidente e ficou com sequela permanente. A sequela decorrente do acidente precisa reduzir a capacidade do mesmo de trabalhar. Para receber o auxilio o trabalhador passará por uma pericia medica da equipe do INSS. Pela pericia será liberada ou não o auxilio acidente.

Os principais requisitos para receber o auxilio acidente é o trabalhador ter qualidade de segurado pela previdência social, primeiramente. Não sendo necessário um período de carência para o mesmo. Precisa também ter a pericia médica confirmando a sequela permanente decorrente do acidente.

O documento que você irá precisar para solicitar o auxilio acidente são poucos. Para o dia do atendimento para a solicitação do beneficio é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e o numero do CPF. No dia da pericia medica será necessário que o trabalhador apresente os documentos médicos sobre o acidente sofrido e sobre seus tratamentos (atestados, exames, relatório e outros.)

Agora que você já sabe quais os requisitos e os documentos que precisa para solicitar o auxilio acidente vamos para o valor. Abaixo falaremos sobre o valor e outras informações sobre o beneficio. Você também pode solicitar o beneficio por meio da internet. Abaixo falaremos um pouco também sobre o meu INSS e como pode te ajudar na solicitação do auxilio acidente.

auxilio-acidente-inss

Valor do auxilio acidente

O valor que você receberá com o auxilio acidente dependerá de quanto tempo você contribuiu. O calculo para saber é o mesmo do calculo para aposentadoria. Você terá 50% do salário que seria a aposentadoria. O valor pode ser pago até um dia antes da aposentadoria. Como é uma indenização o auxilio acidente pode ser pago junto com o salario e o trabalhador não precisa estar afastado do serviço para receber.

Agora falaremos um pouco como o meu INSS pode te ajudar na hora de solicitar o beneficio. O meu INSS é uma ferramenta disponibilizada pelo INSS para facilitar o atendimento aos segurados. Por ele você tem acesso a documento e serviços sem sair de casa.

Pelo meu INSS você poderá agendar sua pericia medica para solicitar o auxilio acidente. Poderá também ver o resultado da pericia, se já a fez. E poderá agendar o atendimento para a solicitação do auxilio acidente.

Portanto se você se encaixa nos principais requisitos para o auxilio acidente basta agendar a pericia medica e realizar a solicitação. Acima você soube um pouco mais sobre o auxilio acidente e os requisitos e valores. Você também entendeu como pode solicitar e quais documentos irá precisar para o mesmo. E se você ficou com alguma duvida você pode acessar o site da previdência social. Pela pagina oficial você terá a cesso a muitas outras informações e serviços, inclusive agendamento de atendimento. Ou você pode ligar em uma das agencias pelo numero 135. Esse numero atende em horário comercial de segunda a sexta.

inss-seguro-acidente