Auxílio Doença 2019 – Valor, Quem tem direito

Auxilio Doença INSS

Se você está em busca de informações sobre o auxilio doença como o valor e quem tem direito ao beneficio nó explicaremos como funciona. Em minutos você terá todas as informações sobre o INSS e o beneficio que precisará. O auxilio doença é um beneficio da previdência de seguridade social. Todos os brasileiros em caso de enfermidade e que contribuam para a previdência tem direito ao beneficio. O beneficio tem uma importância para o trabalhador no caso de auxilio social e para diminuição da desigualdade. Caso ocorrido algum acidente de trabalho antigo ou doença grave o trabalhador ter acesso a uma vida digna.

Portanto se você é portador de alguma doença grave ou sofreu algum acidente de trabalho e contribui para a previdência, saiba se tem direito ao beneficio e qual o valor a ser recebido. Abaixo explicaremos com mais detalhes com funciona o auxilio doença com valor e os direitos envolvidos. O beneficio é importante para caso ocorra alguma dessas situações o trabalhador esteja assegurado que conseguirá se manter até melhorar para retornar ao trabalho. Saiba todas as informações necessárias do auxilio doença e entenda como é feito o calculo do valor do beneficio.

auxilio-doença-2019

Quem tem direito ao auxilio doença

Como falado acima o auxilio doença é um beneficio da previdência que busca assistência pessoas que sofreram acidentes de trabalho ou é portadora de alguma doença grave. Para ter direito ao auxilio doença primeiramente você precisa contribuir com a previdência social e se encaixar em uma das duas situações citadas acima. O auxilio doença é importante no caso do trabalhador caso ele não consiga se manter o trabalhar em caso de doença ou acidente de trabalho. No caso de doença ou acidente de trabalho, para receber o auxilio é necessário que o trabalhador esteja em uma situação que não apresente condições de trabalho.

A pericia medica é uma das etapas para ter acesso ao auxilio doença. O trabalhador precisa comprovar que a doença ou o acidente de trabalho o impossibilitou de executar sua função por meio de uma pericia médica. Essa pericia é realizada pela junta medica do INSS. A perícia medica do INSS deve comprovar que a pessoa está temporariamente indisponível para o serviço. Portanto o auxilio doença é um beneficio temporário para a recuperação do trabalhador. Caso não tenha condições de voltar ao trabalho o mesmo deve cogitar a aposentadoria por invalidez.

A pericia para a comprovação da invalidez temporária, seja apor doença ou acidente, deve ser feita mediante um agendamento no INSS. Pelo site do órgão governamental você tem esses e outros serviços. Os principais requisitos para o beneficio são: ter no mínimo doze meses de contribuição podendo ser suspendida a carência dependendo da doença, contribuir para a previdência social, a comprovação pela pericia medica da incapacidade e estar afastado no mínimo quinze dias da empresa.  Agora que você já viu se te direito a receber o beneficio do auxilio doença vamos ver o valor que o INSS paga para a pessoa que depende do beneficio.

INSS-auxilio-doença-2019

Valor do auxilio doença

Acima você já viu as quem tem direito de receber o auxilio doença, agora entenda como o calculo do valor do beneficio é realizado. O valor do beneficio do auxilio doença é realizado de acordo com a legislação em vigor que determina o valor do pagamento do beneficio. Não há intervenção manual nesse calculo já que esse valor é obtido a partir do vinculo e remuneração de cada trabalhador. O calculo é feito pelo sistema do INSS.

O primeiro calculo que o sistema faz é do salário beneficio, antes mesmo da renda mensal do beneficiário. O sistema verificará os meses de contribuição do trabalhador e selecionará 80% desses meses, os de maiores valores para efetuar a soma. Essa soma será dividida pelo numero de meses que foi somado. Portanto o valor o salário beneficio é a soma aritmética dos meses anteriores ao afastamento do trabalhador do serviço.

Após essa soma o sistema realizará o calculo da renda mensal inicial. O valor da renda mensal não pode ultrapassar a soma aritmética dos últimos doze meses de salário do trabalhador. Portanto se você tem direito a receber o auxilio doença e quer saber o quanto irá receber basta realizar o calculo. Esse valor irá depender da media salarial que você tinha anteriormente.

Acima você pode entender primeiramente o que é o auxilio doença. Abaixo você viu quem tem o direito de receber esse auxilio do INSS, seja por doença grave ou por acidente de trabalho, e quais os procedimentos a serem seguidos. E logo acima você entendeu como é feito o calculo do valor do benefício auxilio doença. Entendendo que o valor que irá receber depende do valor do salário que vinha recebendo antes do afastamento, sendo que esse valor não pode ultrapassar a soma dos salários anteriores.

auxilio-doença-INSS-2019