Auxílio doença resultado do requerimento

Confira como consultar o resultado do requerimento do auxílio doença pago pelo INSS 

Os trabalhadores e segurados que desejam ter acesso fácil ao resultado do requerimento do auxílio doença do INSS pode contar com alguns canais de atendimento aos quais podem recorrer para conseguir facilmente tal informação. 

como-consultar-auxilio-doenca-do-inss

Esse benefício é devido aos trabalhadores segurados que venham a ficar impossibilitados para o trabalho em razão do surgimento de alguma doença que os incapacite temporariamente para o exercício da sua função laboral.  

Outra situação que pode acontecer é o trabalhador sofrer algum acidente de trabalho que venha a incapacita-lo momentaneamente para o exercício da sua função. Por exemplo fraturar um osso e acidentes semelhantes que exija um período para recuperação. 

Nesses casos existe um procedimento previsto pelo INSS no qual é agendada uma perícia médica e o trabalhador é avaliado e se constatada a necessidade, é afastado do trabalho por um período pré determinado pelo órgão.  

Por esse motivo é grande a curiosidade para saber o resultado do requerimento do auxílio doença do INSS, afinal trata-se de uma importante informação para o segurado que se encontra enfermo e em tratamento.  

Auxílio doença – Como requerer o benefício 

O auxilio doença é um benefício que pode ser solicitado por qualquer trabalhador que se encontre incapacitado para o trabalho. A regra para solicita-lo é bem simples. O trabalhador passa por um médico que notando a necessidade o afasta do trabalhado por período superior a 15 dias. 

Nesse caso, o trabalhador informa a empresa que imediatamente entra em contato com o INSS e agenda a perícia médica.  

No ato do agendamento são repassadas ao órgão todas as informações sobre o trabalhador bem como seu nome completo, idade, número do PIS, endereço, quantidade de filhos menores de 14 anos para o recebimento do salário família, data do último dia trabalhado, CID da doença, se foi acidente de trabalho e em casos positivos é anexada a CAT aos demais documentos. 

A empresa informa ao trabalhador a data, horário agendado e endereço do posto de atendimento do INSS onde será realizada a perícia.  

Na data indica o segurado comparece com 15 minutos de antecedência e apresenta todos os documentos relacionados ao seu tratamento, inclusive o formulário de requerimento fornecido pela empresa e atestados médicos fornecidos pelo médico.  

É muito importante comparecer na data e horário corretos e se houver algum impedimento para o comparecimento, é preciso informar e reagendar com bastante antecedência, pois os atendimentos tendem a demorar alguns dias para ser realizado.  

Quem tem direito a requerer auxilio doença 

Um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS é justamente o auxílio doença, pois o seu recebimento significa a existência de um salário que custeia as despesas do trabalhador e da sua família em um momento de extrema necessidade. 

auxilio-doenca-resultado-do-requerimento

Tem direito ao auxilio doença todo trabalhador e segurado do INSS que paga mensalmente sua contribuição ao órgão. É importante mencionar que a doença incapacitante só é passível de pagamento do benefício se tiver surgido após o trabalhador ter se tornado segurado da Previdência Social.  

Todos os trabalhadores que trabalham com registro em carteira, automaticamente tem direito ao benefício. Além deles, os demais contribuintes de outras modalidades também possuem o mesmo direito ao benefício.  

É importante que o requerimento do auxílio doença seja realizado informando todos os dados corretamente para que na data da perícia não haja nenhum erro de informação que possa prejudicar o resultado final do pedido do benefício e atrasar os recebimentos. 

Como consultar o resultado do requerimento do auxílio doença 

Para consultar o resultado do requerimento do auxílio doença é bem simples, acesse o site do INSS clicando AQUI e em seguida selecione a opção RESULTADO DE PERÍCIA. Ao clicar nessa opção o segurado poderá acompanhar todos os dias se o resultado já foi emitido ou não.  

Para visualizar a comunicação do resultado é preciso apenas digitar o número do requerimento ou do benefício, data de nascimento, nome do requerente e o número do CPF.  

No fim do formulário é preciso apenas informar os caracteres de segurança para que o site apresente o resultado.  

Assim como o auxílio doença, os demais benefícios do INSS podem ser consultados no mesmo endereço e seguindo os mesmos passos apresentados neste artigo.  

Centrais de atendimento do Instituto Nacional de Seguro Social 

As centrais de atendimento do Instituto Nacional de Seguro Social podem ser utilizadas caso haja alguma dúvida sobre como consultar o requerimento do auxílio doença através da internet, telefone ou postos de atendimento.  

auxilio-doenca-quem-tem-direito

O número da central de atendimento telefônica do INSS é 135 e pode ser consultada todos os dias de segunda a sábado, das 7 às 22 horas, horário de Brasília.  

Basta apenas informar o assunto resultado do requerimento do auxílio doença e em seguida dizer os seus dados pessoais para o atendente localizar o cadastro.