Auxílio Funeral 2019 – Valor, Quem Tem direito

Auxilio funeral 2019

Se você está em busca de mais informações sobre o auxilio funeral 2019 nós te ajudamos. Abaixo você terá toas as informações necessárias para a solicitação do auxilio. Saberá quem tem direito e o valor do auxilio. O auxilio funeral é disponibilizado pelo INSS. Assim como outros beneficio o INSS coloca uma serie de requisitos para ter acesso ao mesmo. Abaixo você saberá um pouco mais sobre o auxilio e as formas de solicitações.

O INSS, instituto de previdência social surgiu em 1990 com a fusão entre o instituto de administração financeira da previdência e assistência social. O INSS é uma organização publica que presta serviços de previdência para os cidadãos brasileiros. Em busca da preservação da integridade e qualidade no atendimento. Um dos principais serviços prestados pelo INSS é o desconto da taxa no salario dos trabalhadores de carteira assinada para a aposentadoria. Porem além desse existem vários outros serviços como os auxílios saúde, salario maternidade e auxilio funeral.

Você tem acesso a vários desses serviços pelo site do INSS. Por lá você também tem varias informações necessárias. Uma ferramenta que o INSS disponibiliza para o atendimento é o meu INSS. Vamos explicar abaixo como você pode solicitar o auxilio funeral por essa ferramenta. Agora que você já sabe os serviços prestados pelo INSS vamos saber um pouco mais sobre o auxilio funeral 2019. Abaixo você terá as informações necessárias como quem tem direito ao beneficio.

funeral-auxilio

Quem tem direito ao auxilio funeral

Quando perdemos alguém além das perdas emocionais os gastos também costumam ser extensos. Uma das maneiras de lidar com essa situação é solicitar o auxilio funeral, entenda o que é e quem tem direito.

O auxilio funeral é um beneficio do INSS pago para as famílias. O objetivo é de reembolsar os custos do funeral. O valor a ser pago dependerá da pessoa que faleceu, se era militar, servidor publico ou outras questões.

As regras de quem tem direito mudaram com o tempo. Em 1991 se a pessoa que faleceu contribuía para a previdência, a família já teria acesso ao auxilio. porem as regras para o auxilio mudou. O auxilio passou a ser responsabilidade dos centros de referencia de assistência social ou secretaria social do estado. Assim o auxilio funeral não é mais responsabilidade do INSS.

Assim que mudou a responsabilidade do auxilio, as pessoas que tem acesso também se restringiram. Dessa forma as famílias de baixa renda ou que participam de programas sociais tem direito a receber o auxilio funeral 2019.porem cada estado tem suas regras para a disponibilização do auxilio funeral. De uma olhada nas informações do seu estado para saber mais.

Pelo INSS as pessoas que tem direito de receber o auxílio funeral são viúvas ou dependentes de militares, viúvos ou dependentes de servidores públicos federais e viúvos ou dependentes de servidores públicos municipais ou estaduais, mas nesse caso varia de cada estado.

auxilio-funeral

Valor do auxilio funeral

Como dito acima apenas algumas pessoas tem direito ao auxilio funeral pelo INSS. As outras formas de conseguir o auxilio funeral se tornou responsabilidade de cada estado e município. Portanto as regras variam de acordo com o estado que irá solicitar. Agora vamos falar um pouco sobre o valor do auxilio funeral.

O auxilio funeral, como dito acima, é um valor oferecido para algumas famílias para ajudar nos custos dos serviços funerários. Porem há requisitos para ter acesso a esse auxilio. Esses requisitos foram informados acima. Quanto ao valor que o auxilio também irá varias de acordo com o estado que você está. Dessa forma para ter mais informações sobre o auxilio funeral é preciso se informar no seu estado, já que não é um beneficio nacional.

Como o auxilio funeral foi extinto pelo INSS foi colocado outro beneficio no lugar, a pensão por morte. Esse beneficio que veio a substituir o auxilio funeral é pago aos dependentes do segurado do INSS que faleceu ou, em caso de desaparecido, teve sua morte declarada judicialmente. Esse beneficio é parecido com aposentadoria. Para recebe-lo o falecido precisa ser assegurado pelo INSS na data da morte. A duração desse beneficio dependerá da quantidade de contribuições que a pessoa falecida fez.

Acima você viu mais sobre o auxilio funeral e outras informações. Você pode constatar que esse beneficio não existe mais como sendo do INSS. Sendo que a responsabilidade por ele foi repassada para os municípios. As regras, dessa forma, para solicitação do auxilio dependerá de cada município, assim como o valor. Mas também viu que para substituir esse beneficio o INSS inseriu a pensão por morte, logo acima você tem as informações da mesma. E se você ficou com alguma duvida sobre o auxilio funeral 2019, quem tem direito e valor, basta ligar para o centro de referencia de assistência social do seu município para tirar mais duvidas.

auxilio-funeral-inss