Auxílio Funeral INSS – Prefeitura

Lei orgânica da assistência social

Entenda abaixo mais sobre o auxílio funeral e como você pode ter acesso a esse benefício. Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o auxílio funeral e como você pode ter mai informações e ter acesso a esse benefício. Mas antes vamos falar um pouco sobre a lei orgânica da assistência social, LOAS.

O auxílio funeral é um dos benefícios do governo previstos na lei orgânica da assistência social, LOAS. Essa lei tem como objetivo dar suporte às famílias em situação de vulnerabilidade que podem não ter como bancar algumas situações.

Essa lei prevê benefícios eventuais como auxílio natalidade, benefícios de prestação continuada e o auxílio funeral. Essa lei é baseada nos princípios de cidadania e dos direitos sociais e humanos. Tem como finalidade o apoio a essas famílias. Alguns dos benefícios são de responsabilidade da prefeitura e outros é de responsabilidade do INSS.

O benefício de prestação continuada é de responsabilidade do INSS. Para ter mais informações você pode entrar no site do INSS e conhecer mais. Abaixo iremos falar sobre o auxílio funeral e como você tem acesso ao benefício. Entenda tudo sobre o auxílio funeral e como você tem acesso ao mesmo.

inss-auxilio-funeral

Auxílio funeral INSS

Acima você entendeu um pouco mais sobre a lei organica da saude. É nessa lei que o auxílio funeral está previsto. Agora vamos explicar o que é o auxílio funeral e como você pode ter acesso a esse benefício do governo.

Como dito acima alguns benefícios auxiliares da lei orgânica da saúde são de responsabilidade do INSS e outros são responsabilidade locais, prefeitura e CRAS. Vamos entender quem com quem você pode conversar para ter acesso ao auxílio benefício.

O auxílio funeral tem como finalidade o reembolso de custos do funeral de pessoas que não tem condições de arcar com esses gastos. Esse valor pode ser repassado para os familiares em forma de dinheiro ou de serviços. Eles também pode ir para a família como ressarcimento dos valores gastos.

Anos atrás houve mudanças na responsabilidade do auxílio funeral. Até 1991 a responsabilidade era do INSS. Nessa organização os contribuintes do INSS, servidores públicos e militares tinham direito ao auxílio benefício.

Hoje em dia o auxílio funeral é de responsabilidade local. O centro de referência de assistência social que cuida do benefício. Entenda abaixo como funciona o auxílio funeral após 1991. Abaixo iremos explicar como o auxílio funeral funciona sob a responsabilidade da prefeitura.

auxilio-funeral-inss

Auxílio funeral prefeitura

Como visto acima o auxílio funeral é, atualmente, responsabilidade local. Entenda como ter acesso a mais informações sobre  o auxílio funeral e como saber se você tem direito. O auxílio funeral, como visto, tem  objetivo de dar suporte como funeral para as famílias que não tem condições de arcar com os gastos. Inicialmente esse benefício era de responsabilidade do INSS. Desde 1991 a responsabilidade sobre esse beneficios ficou com as organizações locais. Veja agora as mudança que ocorreram.

A primeira grande diferença é onde você pode solicitar o auxílio funeral. Hoje em dia os centros de referência de assistência social, CRAS, são responsáveis por disponibilizar o auxílio funeral. Quem tem acesso a esse benefício também mudou. Com o INSS os contribuintes, servidores públicos e militares tinham direito. Com o auxílio funeral sob responsabilidade da prefeitura o auxílio foi direcionado para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Como a responsabilidade sob o auxílio funeral sendo local as regras e requisitos variam de um lugar para outro. Para saber se você tem direito ao auxílio funeral é preciso que você vá até um centro de referência de assistência social mais próximo e busque mais informações. Não há mais uma regra nacional quanto ao direito e documentos necessários.

Você também pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para ter mais informações quanto ao auxílio funeral. Dessa maneira você poderá ficar sabendo se tem direito ao benefício.

Acima você entendeu mais sobre a lei orgânica da assistência social. Essa lei prevê os benefícios citados acima. Ela busca dar apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. Depois falamos um pouco sobre o auxílio funeral. Esse é um dos benefícios previsto na lei orgânica da assistência social que busca ressarcir ou arcar com os gastos do funeral de famílias em situação de vulnerabilidade. Primeiro foi falado como era o benefício quando estava sob responsabilidade do INSS. Após 1991 essa responsabilidade se tornou local e as regras mudaram. Por fim explicamos como ficou o auxílio funeral com a administração das prefeituras.

Portanto para você ter mais informações sobre o auxílio funeral na sua região é preciso entrar em contato com o centro de referencia de assistência social mais próximo. Eles irão te explicar como funciona a disponibilização do auxílio funeral em sua região e quais documentos irá precisar. è necessário essa ação pois após a mudança na administração não há mais uma regra geral para todo o país quanto ao acesso ao auxílio funeral.

auxilio-funeral-inss-prefeitura