Boleto GPS Previdência Social

Previdência social

Veja o que é o boleto da previdência social GPS, guia previdência social. Entenda como emitir e como funciona o pagamento da mesma. Depois veja quais as formas de contribuir com a previdência social como pessoa física. Mas antes vamos falar um pouco mais da previdência social.

A instituição responsável por prestar serviços previdenciários é a previdência social. Entre os benefícios mais conhecidos a aposentadoria estão na frente. Muito procurada e conhecida a aposentadoria é apenas um dos serviços da previdência social. A instituição presta serviços como benefícios com objetivo de oferecer seguridade ao trabalhador.

Para ter acesso aos serviços da previdência social é preciso que o trabalhador contribua com a instituição durante um período da vida ativa. Essa contribuição pode ser feita de diversas maneiras. Se você tem carteira assinada a empresa é responsável pela contribuição dos funcionários. Porem se você não tem carteira assinada e quer contribuir como pessoa física também é possível. Abaixo entenda primeiro o guia da previdência social que é o modo de pagamento da contribuição. veja também quais as formas de contribuição como pessoa física disponibilizadas pelo INSS.

boleto-gps-inss

 

Guia previdência social

O guia da previdência social é a forma da pessoa física contribuir com o INSS. O guia previdência social é um boleto gerado pelo sistema do INSS para permitir o pagamento do trabalhador. Entenda abaixo como você pode emitir a calcular o guia previdência social e as formas de contribuição da mesma.

Para facilitar os serviços prestados a população o INSS tem vários sistemas de serviços online. Um desses serviços permite que você calcule e emita o guia previdência social. Esse sistema é o SAL, sistema de acréscimo legal. Para calcular e emitir o guia previdência social pelo SAL você irá precisar de apenas duas informações: o tipo de contribuição e o numero do NIT.

Pelo Sal é possível você emitir o guia previdência social atrasados. O processo é o mesmo. Você pode ter acesso ao sistema de acréscimo legal pelo site do INSS. Você irá precisar emitir e pagar o guia previdência social após realizar o cadastro como contribuinte no INSS. No caso de você ser o empregador também é por meio desse sistema que você poderá emitir a guia da previdência social e pagar a contribuição do funcionário.

Entenda abaixo as formas de contribuição que você pode se cadastrar no INSS. Após se cadastrar no INSS com alguma forma de contribuição você precisa gerar e pagar o guia previdência social. Mesmo sendo empregador ou contribuinte como pessoa física você tem acesso ao Sal para emitir e calcular o guia previdência social.

boleto-GPS

Formas de contribuição

Como dito acima quando você trabalha de carteira assinada quem fica responsável por pagar o guia previdência social é o empregador. Porem há outras formas de contribuir com o INSS. na contribuição como pessoa física o cadastro e o pagamento deve ser feito pela própria pessoa. Entenda abaixo as formas de contribuição que a pessoa física pode realizar cadastro no site do INSS.

Uma das formas de se cadastrar no INSS é como trabalhador avulso. Essa forma de cadastro é para trabalhadores que presta serviços de várias empresas, mas são cadastrados em sindicatos e órgãos gestores. Um exemplo desses trabalhadores são profissionais da indústria de sal e de cacau. Outra forma de contribuição é como empregada doméstica. Nesse caso a contribuição é feita pelo empregador também.

Já a contribuição como contribuinte individual são aqueles que trabalham por conta própria ou que prestam serviços de natureza eventual a empresas. Exemplos desses trabalhadores são taxistas, diaristas e outros. Há também os segurados especiais que se enquadram em trabalhadores de regime familiar que desenvolvam atividades como produtor rural, pescador artesanal, conjugue ou companheiro de trabalhadores que exerçam essa atividade e índios reconhecidos pela FUNAI.

No caso de segurados facultativos são pessoas acima de 16 anos que não possuem renda própria, mas ainda assim querem contribuir com o INSS. Exemplos desses contribuintes são donas de casa, desempregados e estudantes bolsistas. Após você escolher a forma de cadastrar no INSS pode realizar o cadastro pelo site do INSS. Para o cadastro você irá precisar de algumas informações pessoais.

Após o cadastro como contribuinte do INSS você irá precisar calcular e emitir o guia previdência social. Com o guia previdência social emitido você precisa pagar em dia a contribuição para ser caracterizado como segurado do INSS.

Acima você entendeu o que é o boleto do guia previdência social. Entendeu como pode calcular e emitir pelo SAL o guia previdência social. Depois explicamos quais são as formas de contribuição que o INSS para pessoa física do INSS. Para mais informações sobre o guia previdência social você pode entrar em contato com a instituição pelo site. Além do site você também pode ligar para o numero 135 e tirar suas duvidas sobre os serviços da previdência social.

inss-gps