CadÚnico INSS – Cadastro

Cadastro único-CadÚnico

Se você este em busca de mais informações sobre o cadastro único nos te explicamos. Abaixo explicaremos o que é e como você pode fazer o cadastro no CadÚnico. Saberá também quando você irá precisar desse cadastro no INSS.

O cadastro único é usado para programas sociais do governo federal. Ele é usado para identificar e caracteriza a família como de baixa renda. O governo usa para ver a realidade socioeconômica da população. Nesse cadastro tem informações como característica da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda e outros.

Atualmente o cadastro único é usado como seleção para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais do governo federal como bolsa família, programa minha casa minha vida e outros. O cadastro único é necessário para as famílias ter acesso a políticas públicas.

Mas fique atento, o cadastro no cadastro único não garante que você já esteja nos programas sociais. Ele é uma forma de seleção, mas o cadastro não garante a inscrição nos programas sociais. Os programas que você pode ter acesso com o cadastro único são: bolsa família, benefício de prestação continuada, minha casa minha vida, credito cidadão, agua para todos entre outros.

O ministério do desenvolvimento social, do governo federal é a responsável a nível federal do cadastro único e a caixa econômica federal cuida do sistema do cadastro único. Abaixo entenda como você pode realizar o cadastro único e como pode ser usado no INSS. Entenda os documentos e onde você pode realizar o cadastro único.

cadunico

Cadastro no CadÚnico

Acima você entendeu o que é o cadastro único do governo federal e para que é usado esse cadastro. Por meio dele você pode ter acesso a políticas públicas e programas sociais. Agora entenda como você pode realizar o cadastro e quais documentos você irá precisar.

Para se cadastrar é preciso que uma pessoa da família que fique responsável em prestar todas as informações ao responsável pela unidade familiar. Essa pessoa precisa ter no mínimo 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Essa pessoa que ficará responsável pela família é quem irá garantir que todas as informações repassadas são verdadeiras.

Para realizar o cadastro o responsável familiar precisa procurar o centro de referência de assistência social, CRAS. O CRAS é o responsável por realizar o cadastro único. Os documentos que o responsável familiar irá precisar são: CPF ou título de eleitor, certidão de nascimento, casamento, carteira de trabalho ou RG. O CPF ou titulo de eleitor é dispensável para famílias quilombolas e indígenas. Esses são os documentos obrigatórios para o cadastro.

Os documentos não obrigatórios são: comprovante de endereço, comprovante de matricula das crianças e jovens até 17 anos e carteira de trabalho. No caso se a pessoa não tiver documento o CRAS realizara a entrevista para o cadastro e irá orientar a pessoa ou a família para retirar os documentos. Após a entrevista para o cadastro o responsável familiar precisará apresentar os documentos obrigatório. Sem os mesmo o cadastro ficará incompleto.

Agora que você entendeu como e onde realizar o cadastro único veja mais informações. Abaixo você irá verificar como o cadastro único pode ser usado no INSS. Entenda para que você irá precisar do cadastro único em alguns benefícios do INSS.

cad-unico

Cadúnico e benefício de prestação continuada

O cadastro único é um dos requisitos para ter acesso a alguns benefícios do INSS. Um dos benefícios que pedem o cadastro único é o benefício de prestação continuada. Entenda melhor sobre os benefícios de prestação continuada. E os requisitos além do cadastro único.

O beneficio de prestação continuada é um dos benefícios do INSS que requisita o cadastro único. É direcionado a idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem menos de um quarto do salário mínimo. Esse benefício está previsto na lei orgânica da assistência social.

Para ter acesso a esse benefício você não precisa ter contribuído com o INSS. Por isso é preciso ter o cadastro único, para comprovar que faz parte da população de baixa renda. Se você já tem cadastro único e esta em busca desse beneficio é preciso manter seu cadastro atualizado.

Se você ficou com alguma duvida sobre o cadastro único e como funciona pode ir até o centro de referência de assistência social, CRAS, e pedir mais informações. Você pode ter contato com eles por telefone. Basta encontrar o CRAS mais próximo da sua casa para ter mais informações. E para ter mais informações sobre o beneficio de prestação continuada você pode entrar em contato direto com o INSS. Pelo site você tem maiores informações e pelo telefone você pode tirar outras duvidas também.

Acima você viu o que é e como funciona o cadastro único do governo federal. Viu também como você pode realizar o cadastro único pelo CRAS e maiores informações sobre o assunto.

bpc-cadunico