Carência para Aposentadoria do INSS

Confira quais são os prazos de carência para aposentadoria do INSS e demais informações sobre os benefícios previdenciários 

Contribuir com a Previdência Social é a melhor maneira para garantir direitos que poderão ser usados no futuro, mas o que muitos não sabem é que aposentadoria do INSS tem prazo de carência 

12carencia-aposentadoria-do-INSS

Carência é uma palavra muito utilizado nos planos de saúde para dizer quanto tempo o cliente precisa pagar o plano para ter direito a determinado serviços como cirurgias e outros itens mais específicos. 

No caso das aposentadorias acontece é aplicado um sistema semelhante. Aliás, não apenas para as aposentadorias, mas também para vários benefícios pagos pelo INSS. 

A Previdência Social garante ao segurado aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por invalidez permanente. Neste artigo vamos abordar qual é a carência para as aposentadorias do INSS e demais itens relacionados a esse tema que é do interesse de milhares de brasileiros e brasileiras. 

O que é a carência para aposentadoria do INSS 

Se você nunca ouviu ninguém usar essa palavra, talvez esteja se perguntando o que é a carência para aposentadoria do INSS. A maneira mais simples para explicar esse termo é que para adquirir determinado direito, o segurado do INSS precisa contribuir por um mínimo de tempo. 

Esse tempo mínimo contribuído é o tal período de carência ao qual nos referimos. O tempo mínimo, é definido pela Previdência Social e não é taxado apenas para aposentadorias, mas sim para vários outros benefícios pagos pelo INSS aos seus contribuintes.  

Agora que você já sabe o que é a carência e para que ela serve, vamos partir para como funciona na pratica esse procedimento aplicado as aposentadorias e qual os períodos mínimos de contribuição para cada tipo de aposento existente atualmente.  

Como funciona a aposentadoria por idade e qual a carência  

A aposentadoria por idade é aquela em que o segurado pode solicitar o benefício a partir dos 65 anos, no caso dos homens e 60 anos no caso das mulheres. Ao adquirir essas idades, os contribuintes agendam o atendimento para solicitar o benefício e então são contemplados. 

Porém, um detalhe importante é que o prazo de carência para aposentadoria por idade do INSS éd e 180 meses. Somado, esse período corresponde a 15 anos de contribuições realizadas mensalmente para a Previdência Social. 

Ou seja, mesmo já adquirindo a idade necessária para solicitar o benefício, o INSS leva em consideração o período de carência necessário para que o segurado tenha direito a se aposentar por idade.  

É importante que as pessoas que desejam se aposentar com 60 e 65 anos comecem a realizar contribuições com no mínimo 15 anos antes de completarem a idade mínima necessária, pois dessa forma não haverá atraso para adquirir direito ao aposento. 

Como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição  

A aposentadoria por tempo de contribuição é uma modalidade devida aos cidadãos que trabalham com registro em carteira de trabalho e tenham contribuído ao longo de vários anos com a Previdência Social. 

O tempo mínimo de contribuição para os segurados do sexo masculino é de 35 anos e para as seguradas do sexo feminino é de 30 anos. Portanto podemos dizer que esse é o tempo de carência para aposentadoria por tempo de contribuição do INSS. 

E isso porque se trata do tempo mínimo que o segurado precisa ter contribuído para ter direito ao benefício previdenciário. 

Qual a carência para aposentadoria por invalidez permanente do INSS 

Os segurados que recebem a aposentadoria por invalidez permanente do INSS são aqueles que trabalhavam com registro em carteira em uma determinada empresa e que foram afastados de o trabalho devido estarem incapacitados temporariamente para exercer sua função. 

Porém, durante o período de afastamento foi constatado que esse segurado não poderia ser reabilitado para o trabalho e nesse caso o auxílio doença é convertido para a aposentadoria por invalidez permanente.  

Isso ocorre porque não há a possibilidade de o trabalhador voltar a exercer atividade remunerada devido sua condição de saúde.  

A carência para esse tipo de situação depende do tipo do afastamento. Se tiver ocorrido acidente de trabalho, não há carência alguma para o trabalhador. Porem se a doença incapacitante for de outra origem, é necessário que sua existência tenha vindo a ocorrer enquanto o trabalhador ja estava na qualidade de segurado do INSS. 

Como solicitar outras informações sobre o assunto 

Devido a extensão e importância do assunto tratado, talvez ainda tenha restado alguma dúvida. Nesse caso é possível consultar a central de atendimento ao usuário do INSS que está disponível no telefone 135. 

12carencia-do-INSS-carencia

O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7 às 22 horas e não tem custo algum. A carência para aposentadoria do INSS é um assunto que merece maiores esclarecimentos devido a importância que tem para o processo que dá direito aos benefícios previdenciários.