Carta de Concessão INSS 2 via DATAPREV

Aprenda todo o passo a passo para solicitar 2 via da carta de concessão do INSS 

Sendo segurado da Previdência Social, pode ser que você venha a precisar da carta de concessão do INSS e é muito comum ter dúvidas sobre como solicitar essa documentação que possui informações tão importantes. 

carta-de-concessao-INSS

Neste artigo vou te explicar o que é a carta de concessão, como conseguir acessa-la, para que ela serve, como tirar a 2 via desse documento e ainda relacionarei todas as centrais de atendimento do INSS para o caso de surgir alguma outra dúvida sobre demais assuntos relacionados ao seu benefício.  

Portanto fique tranquilo, porque agora todas as dúvidas sobre como emitir a carta de concessão do INSS serão esclarecidas e caso esteja precisando, você poderá solicitar hoje mesmo a via desse documento. 

O que é carta de concessão INSS  

Geralmente os segurados que tem dúvida sobre o que é a carta de concessão do INSS, são os cidadãos que acabaram de ter benefícios aprovados pelo INSS. Esses benefícios podem ser aposentadorias por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez permanente, pensão por morte, aposentadoria rural, urbana e hibrida.  

Ao solicitar o benefício, o segurado precisa aguardar a confirmação de que o mesmo foi aprovado e a carta de concessão é na verdade a forma como o INSS faz essa oficialização.  

A carta é enviada para o endereço informado no cadastro do segurado e nela consta as seguintes informações: 

  • Informações relacionados ao banco através do qual será o pago mensalmente o valor do benefício; 
  • Valor do benefício. 

Como-fazer-emissao-da-carta-de-concessao-INSS

No caso dos beneficiários que tenham tido benefícios aprovados dentro de no máximo 20 dias, é preciso aguardar a carta de concessão ser entregue pelos Correios. Caso o tempo de concessão do benefício seja superior a 20 dias, será preciso solicitar uma 2 via do documento.  

Como emitir 2 via da carta de concessão 

Para emitir 2 via da carta de concessão é bem simples. Acesse a agência eletrônica do INSS clicando AQUI e selecionar a opção CARTA DE CONCESSÃO que fica do lado esquerdo da tela. Então apenas siga as instruções e o próprio sistema fará automaticamente o restante do procedimento para você.  

O processo é bem simples e você já aproveita para conhecer todas as demais opções da agência virtual que certamente será utilizada em várias outras situações e para inúmeras finalidades.  

Nessa 2 via contém as mesmas informações presentes na 1 via e seu objetivo é o mesmo, pois serve apenas para te mostrar como foi realizado o cálculo do seu benefício, como foi decidido o valor que você receberá mensalmente e tudo mais. 

Analisando essas informações é possível verificar se você concorda ou não com os dados que constam em seu cadastro no INSS. É muito comum que alguns segurados discordem do tempo de contribuição, por exemplo.  

Nesse caso é possível solicitar um procedimento chamado Revisão de Benefício Previdenciário. Ou seja, se você não concordar com algum outro dado que tenha sido utilizado para chegar ao valor do seu benefício, essa será a sua oportunidade para contestar com o INSS.  

Portanto é muito importante ter acesso a carta de concessão e avaliar as informações presentes nela.  

Centrais de atendimento do INSS 

Se ainda persistir dúvidas sobre esse assunto ou qualquer outro tema relacionado ao INSS e seus benefícios, entre em contato com as centrais de atendimento do órgão.  

Ainda não conhece quais são os canais de atendimento da Previdência Social e INSS? Fique tranquilo, pois vou te apresentar todos eles e explicar como funciona cada um deles: 

  • MEU INSS – É uma agência eletrônica do INSS. Dessa forma você pode acessar serviços 24 horas pela internet no computador ou telefone celular. Para ter acesso ao serviço, é preciso acessar o portal clicando AQUI. Em seguida basta seguir todas as instruções e por fim você terá um login e senha para usar sempre que necessário.  
  • Central telefônica do INSS – O número 135 é o telefone do INSS para resolver qualquer questão relacionada aos benefícios e direitos previdenciários. A central funciona todos os dias da semana, com exceção dos domingos e feriados. O horário de atendimento é das 7 da manhã as 10 da noite.  
  • Portal do INSS – O portal do INSS oferece uma vasta quantidade de informações que visam tirar dúvidas, fornecer formulários para impressão e muito mais. Acesse o site clicando AQUI. 

certidao-por-tempo-de-contribuicao

Além de todos esses canais de atendimento, você ainda conta com os postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social que funciona todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, das 7 da manhã as 17 da tarde. 

Dessa forma, entre em contato se ainda houver qualquer dúvida sobre como emitir a carta de concessão do INSS ou sobre qualquer outro assunto relacionado a esse tema.