Carta de Concessão INSS – Consulta, Emissão

Entenda sobre a carta de concessão do INSS

A carta de concessão do INSS é um documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social que tem como objetivo informar ao cidadão as informações que dão conta sobre como o calculo do seu benefício foi realizado.

carta-de-cencessao-INSS

Dessa forma o segurado fica sabendo os detalhes que foram considerados para que o valor do beneficio pudesse ser gerado.

Como muitas pessoas tem duvida sobre como obter a carta de concessão do INSS, vamos abordar todos os detalhes de como isso pode ser feito.

Como pedir a carta de concessão do INSS

Para beneficiários cujo benefício foi concedido a menos de 20 dias, é preciso aguardar, pois a carta de concessão será entregue na própria residência do segurado via Correios.

Para os demais é possível ter acesso a essa carta através do sistema Meu INSS. Nesse portal é possível solicitar vários serviços e ter acesso a informação sobre aposentadorias urbanas, extrato previdenciário, salário maternidade, simulação do tempo de contribuição, fazer agendamento, fazer requerimentos, agendar pericias, ter acesso ao extrato o imposto de renda, extrato de empréstimos consignados, visualizar os endereços das agencias do INSS e muito mais.

Portanto a forma como pedir a carta de concessão do INSS é acessando o sistema Meu INSS.

Como acessar o Meu INSS

Para realizar todos os processos que já citamos de forma correta é preciso criar um cadastro no portal Meu INSS.

Para isso é preciso acessar o portal do INSS e clicar na opção MEU INSS que fica disponível no canto superior esquerdo da tela. Clicando nessa aba você terá todas as informações referente ao sistema e a descrição completa de todos os serviços disponíveis através dele.

Nessa mesma página existe um botão na cor amarela que ao ser clicado ter direciona diretamente para o Meu INSS. Para criar o seu cadastro clique em login e em seguida selecione a opção Primeiro Acesso e depois Cadastro.

Informe todos os dados solicitados. O site pedirá para que você digite o seu CPF, data de nascimento, nome, email, celular, nome da mãe, estado onde nasceu, informar se é brasileiro e por ultimo deverá marcar a caixa de segurança e clicar em Próximo.

As demais etapas devem ser seguida das mesma forma sempre informando os dados requeridos pelo sistema e que permitirão o seu acesso em outras oportunidades. No final do cadastro será solicitado a digitação de uma senha que será usada sempre que for acessar o portal. Opte por uma senha de fácil memorização.

o-que-e-carta-de-concessao-INSS

Após finalizar o cadastro clique em Login novamente e informe o seu CPF e a senha que escolheu. Marque a caixa de segurança exibida pelo site e clique em Entrar. Pronto!

Você mesmo poderá emitir a carta de concessão do INSS com toda comodidade e sem precisar sair de casa, pois o sistema fara tudo de forma otimizada e facilitada.

Benefícios concedidos pelo INSS

Os benefícios concedidos pelo INSS são calculados conforme o perfil de cada beneficiário em particular. A carta de concessão de benefícios do INSS é redigida de acordo com os dados específicos de cada contribuinte.

Confira os principais benefícios, aposentadoria e auxílios que o órgão paga a seus contribuintes.

Aposentadorias por tempo de contribuição

Esse benefício é voltado para os trabalhadores que atingem o tempo requerido de contribuição para com a previdência social. Esse prazo consiste em 35 anos para os homens e 30 para as mulheres.

Auxílio doença e pensões por incapacidade permanente ou temporária

Auxílio devido aos segurados que estão temporariamente incapacitados para realizarem funções laborais. Para tanto é preciso comprovar a incapacidade através de perícia médica. Na perícia médica é preciso apresentar os exames e os laudos médicos que comprovem a necessidade do pedido do auxílio ou da pensão.

Pensão por morte

Essa modalidade de pensão é paga para pessoas na situação de dependentes de segurados que venha a falecer. É obrigatório comprovar que na data do óbito o segurado já era contribuinte da previdência social. O número de meses que deverão ser pagos aos dependentes dependerá do tempo em que o segurado contribuiu ativamente com a previdência.

Salário maternidade

O salário maternidade é um beneficio muito conhecido que é concedido para trabalhadoras quando estas dão a luz ou adotam uma criança. O beneficio é pago pelo período de 4 meses que totalizam 120 dias de afastamento. A regra também vale para o nascimento de crianças natimortas.

como-pedir-carta-de-concessao

Como você pode ver, os benefícios oferecidos e pagos pelo INSS não muitos e contemplam várias situações diferentes.

A carta de concessão do INSS é utilizada para informar como o cálculo dos benefícios foram realizados e os detalhes que permearam esse procedimento e assim deixa claro e evidente os critérios que foram utilizados gerando transparência na relação com aqueles que contribuem e esperam ser assistidos no momento em que mais precisam.