Certidão Negativa INSS – Emissão

INSS

Se você quer emitir a sua certidão negativa do INSS nós te ajudamos. Abaixo explicaremos o que é e para que é usado a certidão negativa do INSS. Falaremos também como você pode emitir a certidão negativa do INSS sem sair de casa.

O INSS é uma instituição que presta serviços previdenciários a população brasileira. Ela foi criada em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Atualmente também é conhecida por previdência social e entre os serviços prestados os mais conhecidos são os benefícios. Para ter acesso a esses benefícios você precisa contribuir com a instituição por um período. Quando você contribui com o INSS se torna automaticamente um segurado da instituição.

A contribuição com o INSS pode ser realizada de diversas formas. O trabalhador de carteira assinada tem a contribuição descontada diretamente da folha de pagamento. Portanto é segurado automaticamente, assim que tem sua carteira assinada. Mas há outras formas de contribuição também como os contribuintes autônomos e facultativos. Para essa forma você precisa realizar o cadastro no site do INSS e pagar sua contribuição antes do vencimento.

Se você contribui e está precisando da certidão negativa do INSS nós te ensinamos a emitir ela. Como muitas outras empresas e instituições o INSS também vem buscando facilitar o atendimento a população brasileira. Por isso serviços como esse agora são disponibilizados online. Veja abaixo como emitir sua certidão negativa do INSS pela internet.

negativa-inss-certidao

Certidão negativa do INSS

Agora falaremos um pouco sobre a certidão negativa e sua utilidade, o que é e para que serve. Também conhecida como CND (certidão negativa de debito) a certidão negativa do INSS é emitida pela receita federal para empresas ou para os contribuintes. Esse documento demostra que não existe nenhum debito da empresa ou do cidadão com a previdência social.

Como dito acima a forma da previdência social ou INSS se relacionar com a população vem mudando. Antes seria necessário você se descolocar até um atendimento presencial na agendi para emitir o documento. Hoje você já pode emitir o mesmo pela internet em poucos minutos.

Há vários tipos de certidão negativa de debito, emitida por diversas instituições. No caso do INSS a certidão negativa comprova que a pessoa ou empresa não esta em debito com essa instituição. A emissão dela é feita pela receita federal. Entenda abaixo como você pode emitir a certidão negativa do INSS pela internet ou presencialmente.

certidao-inss

Emitindo a certidão negativa

Como dito acima a certidão negativa do INSS é emitida pelo site da receita federal. Portanto abaixo entenda como emitir esse documento online ou presencialmente nas agências do INSS.

Para a emissão pela internet você irá precisar primeiro acessar o site da receita federal do brasil. procure na página a opção serviços e depois serviços para o cidadão. dentro dessa opção procure certidão e situação fiscal e escolha a certidão de regularidade fiscal pessoa física. Já na pagina você pode acessar por meio do login, o acesso direto, ou pode escolher a opção presencial.

Para emitir a certidão negativa de debito online escolha o acesso por login. Agora você irá precisar informar o seu CPF para a emissão. Após informar o seu CPF e escolher emissão você terá acesso a sua certidão assim que a pagina carregar.

Caso você precise emitir a certidão negativo do INSS pessoalmente você pode realizar nas agencias da instituição. Para o atendimento presencial o INSS solicita que o cidadão marque uma hora para o atendimento ocorrer. Esse horário pode ser marcado tanto pelo telefone do INSS como pela pagina na internet da mesma. O numero de telefone é 135, eles atendem de segunda a sexta em horário comercial. E pelo site você também terá a opção agendamento no menu para esse serviço.

No dia do atendimento presencial você irá precisar deum documento de identificação com foto e o numero do CPF.  Esteja na instituição com antecedência e seus documentos em mãos. Quando for sua vez no atendimento basta solicitar a emissão da certidão negativa do INSS.

Pelo site além do agendamento do atendimento você tem acesso a muitos outros serviços e informações. O INSS vem disponibilizando os serviços online para facilitar cada vez mais o atendimento a contribuintes e beneficiários. Entre as ferramentas usadas pela instituição para facilitar o atendimento está o e-recursos e o meu INSS. Por essas duas ferramentas você tem acesso a vários serviços que antes seria necessário ir até uma agência do INSS.  E se você ficou com alguma duvida sobre a emissão da certidão negativa do INSS pode ter mais informações pelo telefone ou mesmo pelo site.

Acima você entendeu como pode emitir a certidão negativa de debito do INSS pela internet. Foi explicado também como você pode ter acesso a esse serviço nas agencias presenciais do INSS. Além disso você viu o que é e para que serve a certidão negativa do INSS, ou CND.

certidao-negativa-inss