Certidão por Tempo de Contribuição – Consulta, Emissão e esclarecimento de dúvidas

Segurados do INSS que tem dúvidas sobre como fazer consulta da certidão por tempo de contribuição podem ficar tranquilos.  

Isso porque fazer essa solicitação é muito simples e bem fácil de ser conseguida. Mas claro que sempre que temos uma dúvida é sempre bom buscar pela informação para fazermos o passo a passo de forma correta e assim resolver nossas pendencias com a maior facilidade possível. 

certidao-por-tempo-de-contribuicao-INSS

Se você está precisando desse documento, certamente deve estar tratando de assunto relacionados a aposentadoria, não é mesmo? Mas ok, vou te explicar todos os detalhes de como conseguir a emissão da certidão por tempo de contribuição, confira agora. 

Para que serve a certidão por tempo de contribuição 

certidão por tempo de contribuição, também chamado de apenas CTC, é um documento solicitado por servidores públicos com o objetivo de comprovar períodos de contribuição. Ok, mas para que um servidor pode querer comprovar isso? 

Geralmente esse documento é usado para somar períodos de contribuição visando atingir o tempo mínimo necessário para se aposentar. Suponhamos que um servidor tenha trabalhado 20 anos em empresa privada e tenha contribuído durante todo esse período. 

Certamente será muito interessante para ele somar esses 20 anos de contribuição com o período contribuído como servidor público. Ao ter em mãos a CTC, o trabalhador entrega o documento ao RH do órgão público onde trabalhar e aguarda o tempo ser formalmente somado.  

Como fazer emissão da certidão por tempo de contribuição INSS- CTC  

Agora que você já sabe para que serve, vou te ensinar como fazer consulta e emissão da certidão por tempo de contribuição 

Lembra que te falei que é fácil? Pois é, não é mentira não. Para pedir pela internet, acesse o site www.inss.gov.br e selecione a opção Serviços do INSS e em seguida Certidão Por Tempo de Contribuição. Se preferir vá direto para o local correto Clicando Aqui 

Como-fazer-emissao-da-certidao-por-tempo-de-contribuicao-INSS

Para solicitar a emissão da certidão por tempo de contribuição, clique na opção amarela AGENDAR. Será necessário apenas informar os dados solicitados pelo site e confirmar o requerimento do serviço.  

Pronto! A parte da solicitação consiste apenas nesses simples passos. Agora vou te explicar como acompanhar o andamento do seu pedido.  

Como fazer a consulta da certidão por tempo de contribuição 

Com a primeira etapa concluída, é hora de acompanhar o seu pedido. A boa notícia é que após fazer o requerimento é possível acompanhar a liberação do documento e isso pode ser feito através do mesmo link que já informei acima. 

A única diferença é que ao invés de selecionar a opção Agenda, você deve selecionar a opção Consultar certidão de tempo de contribuição 

Ao clicar nessa opção, o site te informara se o documento já foi emitido, se você já pode ter acesso a ele, se está tudo certo com seu pedido e qualquer outro tramite que está acontecendo com sua requisição.  

Quando o site informar que já está pronto, basta comparecer em uma agencia do INSS e retirar o documento. Tudo sem atropelos, sem correria, sem nenhuma burocracia e com muita facilidade.  

Atendimento – INSS e Previdência Social 

Para que você sempre fique bem informado e possa tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao INSS, existe os canais de atendimento que podem ser acessados da seguinte forma: 

  • Central telefônica 135 – O atendimento telefônico ao usuário do INSS é realizado todos os dias da semana, menos o domingo. O horário de funcionamento é das 7 às 22 horas.  
  • Portal INSS – O endereço eletrônico do INSS é www.inss.gov.br e pode ser acessado sempre que houver dúvidas, sempre que houver a necessidade de fazer download de algum formulário, sempre que quiser buscar o endereço de algum posto de atendimento do INSS e muito mais.  
  • MEU INSS – Esse canal de atendimento se trata da agência virtual do INSS e todo segurado pode fazer cadastro para acessa-lo do celular ou computador. O serviço é prático e oferece muita comodidade para quem deseja resolver de cada suas pendencias com o INSS.  

Para falar com a Previdência Social basta acessar o endereço eletrônico do portal oficial do órgão Clicando Aqui e em seguida será preciso criar um cadastro que te dará acesso ao site. 

consulta-inss-em-atraso-dataprev-1

Para o cadastro é preciso informar apenas nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, escolaridade, profissão, e-mail, endereço, telefone, CEP e para finalizar é necessário informar um usuário e senha de acesso.  

Tudo bem simples e rápido. A partir de então sempre que necessário informações sobre a Previdência Social e Ministério da Fazenda, é preciso apenas fazer login para ter acesso a esclarecimentos de suas dúvidas.  

Agora você já sabe, qualquer dúvida sobre a certidão por tempo de contribuição INSS, entre em contato pelos canais de atendimento do órgão.