Como calcular o valor de aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade

O INSS disponibiliza vários regras para a aposentadoria. A aposentadoria por idade é uma dessas regras. Se você quer se aposentar nós explicaremos abaixo como você pode calcular o valor a receber na aposentadoria por idade. Mas antes vamos explicar quais as regras para se aposentar por idade. Depois explicaremos como realizar o cálculo do valor da aposentadoria.

Na aposentadoria por idade o pré requisito mais importante para solicitar a aposentadoria é a idade do contribuinte. Como todo benefício do INSS a aposentadoria por idade tem requisitos a serem seguidos para o contribuinte ter acesso. Entenda agora quais os requisitos e como você pode solicitar esse benefício.

Para se aposentar por idade é preciso que você, primeiro, tenha o tempo de carência de contribuição do INSS. É preciso que você tenha no mínimo 180 contribuições com a instituição. Além do tempo de carência é preciso ter a idade mínima. Para homens a idade mínima para se aposentar é de 65 anos e para mulheres a idade mínima é de 60 anos.

Esses são as únicas duas regras para os segurados do INSS ter acesso a aposentadoria por idade. Cada regra de aposentadoria tem uma característica no cálculo do valor a receber. Abaixo iremos explicar como você pode calcular o valor da aposentadoria por idade. Depois falaremos como funciona o cálculo do fator previdenciário na aposentadoria por idade.

Como-calcular-valor-aposentadoria-por-idade

Cálculo do valor da aposentadoria por idade

Para você calcular a aposentadoria por idade é simples. Iremos explicar abaixo como você pode realizar o calculo e saber o quanto irá receber na aposentadoria por idade. Lembrando que para ter acesso a essa forma de aposentadoria é preciso que você cumpra alguns requisitos. Por exemplo no caso do homem ter 65 anos e no caso da mulher ter 60 anos.

Para calcular o valor da aposentadoria é preciso que você faça uma média de 80% dos salários que você realizou a contribuição. Essa média deve ser dos maiores salários que você contribuiu com o INSS. Essa média de valores será o valor a receber na aposentadoria por idade.

Uma das formas de você realizar esse cálculo de forma rápida é pelo site do INSS. Um dos serviços disponíveis é a simulação de aposentadoria. Você só precisa acessar a página do Meu INSS e escolher a simulação entre a lista de serviços. O programa terá todos os seus dados e fará o cálculo por você. Se estiver faltando alguma informação de contribuição você também pode incluir.

Pela simulação do INSS você também pode se informar de quanto tempo irá precisar para ter a possibilidade de solicitar a aposentadoria. Assim você ficará sabendo do valor que irá receber como aposentado do INSS por idade ou por outras regras.

Porém há mais um cálculo que pode ser incluído. O cálculo do fator previdenciário. Entenda abaixo quando o fator previdenciário será incluído no cálculo do valor da aposentadoria por idade.

valor-da-aposentadoria-por-idade

Fator previdenciário na aposentadoria por idade

Entenda agora como funciona o fator previdenciário na aposentadoria por idade do INSS. O fator previdenciário é um cálculo que se faz no valor da aposentadoria do INSS. Porém ele não é obrigatório em todas as regras de aposentadoria. O fator previdenciário só é obrigatório na aposentadoria por tempo de contribuição. O mesmo foi criado para evitar a aposentadoria dos contribuintes muito cedo.

Na aposentadoria por idade esse cálculo só é acrescentado quando for de benefício do contribuinte. O cálculo do fator previdenciário é feito sobre o valor da renda mensal inicial, a média de 80% das contribuições. O resultado da conta pode ser abaixo de 1 o acima de 1. Se o resultado for abaixo de 1 o valor a receber na aposentadoria será menor que a renda mensal inicial. E no caso do cálculo dar acima de 1 o valor da renda mensal inicial será aumentado.

O resultado do cálculo deve ser multiplicado pela renda mensal inicial quando se aplicar na regra da aposentadoria. No caso da aposentadoria por idade a regra só é aplicada quando o valor do cálculo for maior que 1. Como o cálculo é grande e complexo o INSS facilita essa tarefa. Todo ano o mesmo disponibiliza uma tabela como resultado do cálculo de acordo com a idade e o tempo de contribuição do segurado.

Dessa forma você pode ficar sabendo do resultado do fator previdenciário apenas indo na tabela no portal da instituição. E se o valor for maior que 1 esse cálculo será aplicado na aposentadoria por idade do INSS. E Então basta você multiplicar o resultado do valor previdenciário pela renda mensal inicial.

Seja por meio da simulação ou do cálculo manual é simples saber o valor da a receber da aposentadoria por idade no INSS. Acima você entendeu como pode realizar o cálculo e quando o fator previdenciário será aplicado nessa forma de aposentadoria.

aposentadoria-por-idade-valor