Como saber se Benefício do INSS foi concedido?

Solicitação de beneficio

Beneficio do INSS é um dos serviços prestados pela instituição. Se você já solicitou e quer saber se o beneficio foi concedido nós explicamos como pode ter essa informação. Abaixo explicaremos um pouco dos benefícios concedidos do INSS e como saber se foi concedido ou não. E no caso de uma resposta negativa falaremos brevemente sobre um possível recurso.

O INSS é uma instituição do governo federal que presta serviços previdenciários como benefícios. O controle de benefícios e aposentadoria é só uma parcela dos serviços prestados pela instituição. Para ter acesso a esses serviços você precisa contribuir com um valor durante uma parcela da sua vida ativa no mercado de trabalho.

Se você já é contribuinte a solicitação de benefícios pode ser feita pela pagina oficial da instituição. Para cada benefício há uma série de requisitos a serem seguidos. Após você entrar com o processo solicitando o beneficio o INSS irá analisar o seu caso e decidir se o benefício será ou não concedido.

Esse acompanhamento do processo e do resultado do mesmo pode ser feito pela internet. Dessa maneira você não precisa sair de casa ou ficar no telefone para ter essas informações. Abaixo explicaremos como você pode ficar sabendo se o seu beneficio foi concedido pelo INSS.

beneficio-foi-concedido

Benefício concedido?

Se você já entrou com processo solicitando o beneficio e quer saber a quantas anda o processo nós explicamos. Um dos serviços que o INSS disponibiliza pelo site é a consulta da situação do benefício. Entenda como você pode ter acesso a esse serviço pelo site do INSS.

Acessando a pagina oficial do INSS procure pela lista de serviços online. Na lista de serviços procure pela opção de consulta da situação do benefício. Lá você vai ter duas opções: acompanhar pedido e resultado da perícia. Escolha acompanhar pedido e informe as informações que serão solicitadas e veja se seu beneficio foi ou não concedido. Se você realizou perícia médica para o benefício é possível ver o resultado da mesma pela mesma página.

Esses serviços estão disponíveis também no meu INSS. Essa ferramenta, meu INSS, é disponibilizado pelo INSS para facilitar o atendimento ao público. Realizando o login você tem acesso a consulta da solicitação do beneficio e outros serviços. Se você ainda não tem acesso a essa ferramenta é possível realizar um cadastro no site do INSS. Esse cadastro irá disponibilizar um código para ter acesso ao meu INSS.

Por meio do meu INSS ou pela página oficial do INSS você pode saber se o beneficio foi concedido. Caso tenha sido negado pode entrar com recurso no INSS. Entenda abaixo como funciona.

beneficio-foi-concedido-inss

E se o benefício foi negado

Caso você tenha constatado que seu beneficio foi negado é possível entrar com recurso. Entenda agora como pode entrar com recurso e acompanhar o andamento do mesmo pelo e-recursos.

O recurso é um serviço que o INSS disponibiliza para os contribuintes. Os mesmos podem entrar com recurso em algum processo que já tenha saído o resultado e não concorde com a resposta do INSS. O recurso do INSS pode ser feito pessoalmente ou pela internet.

Se a sua solicitação do beneficio foi negada tem o prazo de 30 dias para entrar com recurso no INSS. Com o recurso você irá solicitar que o INSS reveja a decisão tomada anteriormente. Há apenas dois requisitos para entrar com recurso: que tenha um processo no INSS já com resultado e tenha menos de 30 dias o resultado do processo.

O documento para entrar com recurso precisa ser redigido e assinado. E se necessário pode-se incluir novos documento que levem o INSS a mudar de ideia. Os documentos devem ser entregues ao INSS em atendimento presencial. Para o atendimento você precisa agendar um horário no site do INSS.

Dessa forma você pode saber se o seu benefício foi concedido pelo INSS. E se não concordar com o resultado do INSS você pode entrar com recurso no mesmo. Assim você pode ir atrás dos seus direitos sem sair de casa. e para ter mais informações do INSS você pode entrar em contato pelo telefone ou pela pagina oficial da instituição.

Pelo número 135 você pode falar com a instituição. Esse numero atende de segunda a sexta em horário comercial. E no site do INSS você tem além de informações outros serviços online. A instituição disponibiliza vários serviços online para que dessa forma o atendimento a população seja mais ágil e facilitado. Pelo site você também pode agendar o atendimento presencial.

Acima você vai como pode saber se seu benefício do INSS foi concedido. Acessando o site do INSS você pode ver o andamento da solicitação e saber se ele foi ou não concedido. Você também viu como pode entrar com recurso caso não concorde com a reposta dada pelo INSS para a solicitação.

inss-beneficio-foi-concedido