Como se aposentar com o Teto Máximo do INSS

INSS

Se aposentar pode ser o sonho de grande parte da população. Se aposentar com o teto máximo do INSS também é algo muito desejado. Abaixo explicaremos como você pode se aposentar com o teto máximo do INSS. O teto atual do valor da aposentadoria é de R$ 5.645,00. Esse valor sofre um reajuste todo ano. Porem há uma forma de contribuição para você poder se aposentar com esse valor.

O INSS é uma instituição do governo federal que cuida de vários benefícios, aposentadoria e outros. O INSS teve inicio em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Entre os serviços que presta a população brasileira a aposentadoria é a que mais afeta no dia a dia dos trabalhadores. Todo o trabalhador de carteira assinada tem uma taxa descontada na sua folha de pagamento. Essa taxa permite o trabalhador ser segurado pela previdência social e ter acesso a benefícios, caso algo ocorra, e se aposentar mais tarde.

Na hora de se aposentar geralmente há vários cálculos para fazer e saber o quanto irá receber de aposentadoria. Se você quer se aposentar com o teto máximo do INSS a conta a ser feita também é grande. Abaixo iremos te explicar como você pode fazer para se aposentar com o teto máximo do INSS. Mas antes vamos saber um pouco mais sobre o calculo da aposentadoria e sobre o teto máximo.

teto-maximo-inss

Teto máximo do INSS

Agora vamos saber mais sobre o calculo para saber o valor da aposentadoria e sobre o teto do valor para se aposentar no INSS. Se aposentar, para boa parte da população é um sonho. Agora vamos entender mais sobre o valor que irá receber com a aposentadoria.

O primeiro calculo que o INSS faz na hora de calcular o valor a ser pago é a renda mensal inicial. Para fazer esse calculo o sistema puxa primeiro quanto tempo você esta cadastrado no PIS e quantas contribuições fez nesse tempo. Dessas contribuições eles calculam 80% dos meses, os meses com maior contribuição. Eles então fazem uma média aritmética. Somam o valor recebido nesses meses (80% de contribuição) e dividem pelo numero de mês. Assim eles têm o calculo da renda mensal inicial.

Há também o calculo do fator previdenciário, porem esse calculo não é aplicado para toda aposentadoria. O fator previdenciário pode aumentar ou diminuir o valor da aposentadoria. A aplicação o fator previdenciário é obrigatório quando a aposentadoria é por tempo de contribuição. Porem na aposentadoria por idade e de deficiente físico, por tempo de contribuição ou idade, ela não é obrigatória. Sendo aplicada no segundo caso apenas quando aumentar o valor da aposentadoria.

O teto do valor da aposentadoria é o valor máximo que o INSS paga para o aposentado. O teto existe para limitar o gasto da previdência social e assim não desequilibrar o sistema.  O valor do teto da aposentadoria, como todo pagamento do INSS, tem uma correção de valor todos os anos. Essa correção segue o aumento do salario mínimo.

se-aposentar-teto-maximo

Como se aposentar com o teto máximo

Para calcular o valor que será a aposentadoria nem sempre é fácil. São vários cálculos a serem feitos. Aqui explicaremos uma forma fácil de você se aposentar com o teto máximo do INSS. Primeiro você precisa saber o valor do teto máximo atual do INSS. O calculo que explicaremos abaixo é baseado nesse valor, o teto máximo atual do INSS.

Para se aposentar com o teto máximo você irá precisar contribuir por pelo menos 80% da vida ativa com esse valor calculado. O calculo a ser feito é 11% do teto atual do INSS. Portanto você irá precisar contribuir com 11% do teto máximo da aposentadoria durante no mínimo 80% da sua vida ativa. Você precisará calcular todo ano o valor a ser pago. E também precisará calcular quanto tempo precisará contribuir com esse valor para se aposentar com o teto máximo do INSS.

Segundo especialistas mesmo funcionários com altos salários terão dificuldade de se aposentar com o teto máximo do INSS. Portanto essa é a forma mais garantida de se aposentar com o valor máximo pago pelo INSS.

Se você não tem carteira assinada ou quer contribuir com esse valor por fora o INSS dá a possibilidade de se inscrever como contribuinte autônomo. Dessa forma não irá depender do salario que ganha para se aposentar com o teto máximo.

Acima você entendeu um pouco mais sobre o calculo da previdência social para saber o quanto irá ganhar quando se aposentar. Entendeu também mais sobre o teto do valor da aposentadoria. Você pode entender como você poderá se aposentar com o teto máximo da aposentadoria com cálculos simples. E se ficou com alguma duvida basta acessar o site do INSS e ter mais informações. Por lá você também pode realizar simulação de aposentadoria para saber o quanto irá receber.

teto-inss-aposentadoria