Como se aposentar por Doença

Aposentadoria INSS

Se você quer saber mais de como se aposentar por doença nós te ajudamos. Abaixo explicaremos tudo que precisa saber sobre aposentadoria por doença. A aposentadoria é um dos benefícios da previdência social. Há varias formas de se aposentar seja por idade tempo de contribuição ou doença. Além da aposentadoria a previdência social é responsável por outros benefícios.

O INSS é uma instituição criada em 1990 pelo governo federal. Essa instituição presta serviço para todo trabalhador brasileiro. Além de ser responsável pela aposentadoria é também por outros benefícios. Dessa forma o trabalhador que contribui para a previdência social fica segurado caso alguma coisa aconteça. Entre os benefícios que o segurado tem direito está o auxilio doença, auxilio acidente, salario maternidade e muitos outros

Para ser segurado pela previdência social é preciso contribuir com uma quantia. Essa contribuição é descontada na folha de pagamento quando o mesmo tem carteira assinada. Podendo também ser pago de forma autônoma pelo cidadão. abaixo falaremos um pouco sobre a aposentadoria por doença. Você poderá entender quais documentos e requisitos para se aposentar dessa forma.

aposentadoria-por-doença-inss

Aposentadoria por doença

Como visto acima a aposentadoria por doença também é conhecida como aposentadoria por invalidez. Essa é uma forma de aposentadoria disponibilizada pelo INSS. Como em outras formas de aposentadoria, essa também tem seus requisitos para ter o mesmo. Essa forma de aposentadoria por doença é oferecida para trabalhadores que são permanentemente incapacitados de exercer qualquer atividade laboral. Para ter acesso a esse beneficio o trabalhador não pode ter condições de se reabilitar para outra função.

Para ter essa condição comprovada o trabalhador precisa passar pela pericia médica no INSS. Quem realiza a pericia é uma equipe medica do próprio INSS. O beneficio é pago ao segurado enquanto o impedimento de exercer a função. O INSS pode escolher rever o beneficio a cada dois anos. O trabalhador que for aposentado por doença e tiver um dependente tem direito a um acréscimo de 25% no valor do beneficio.

Antes de ter acesso a aposentadoria por doença o trabalhador precisa estar recebendo o auxilio doença. Outro beneficio do INSS. Ele tem os mesmo requisitos para o requerimento que a aposentadoria por doença. Após estar recebendo o auxilio doença o trabalhador tem acesso a opção de aposentadoria quando a pericia entender que não como retornar à atividade. A pericia medica do INSS precisa, portanto, comprovar a incapacidade de reabilitação. Nessa situação a aposentadoria por doença deverá ser indicada pela equipe do INSS. Tanto a pericia medica como o atendimento para a solicitação da aposentadoria por doença são feitas nas agencias presenciais do INSS. Para ser atendido nas agencia primeiro é necessário você agendar uma hora. O agendamento pode ser feito pelo site do INSS ou pelo meu INSS.  Agora que você sabe os requisitos para a aposentadoria por doença vamos entender como o meu INSS pode te ajudar.

inss-aposentadoria-por-doença

Aposentadoria por doença pelo meu INSS

Aqui falaremos um pouco de como o meu INSS pode te ajudar na hora de solicitar a aposentadoria por doença. O meu INSS é uma ferramenta disponibilizada pela previdência social para facilitar o atendimento aos segurados. Por ele o trabalhador pode ter acesso a vários serviços e as agencias podem se organizar melhor no atendimento. O meu INSS pode te auxiliar de diversas formas na hora de solicitar a aposentadoria por doença. Por ele você pode agendar o atendimento presencial nas agencias do INSS. Pode também agendar e ver o resultado das suas pericias medicas. Além desses serviços você tem acesso a vários documentos.

 

Para ter acesso ao meu INSS você precisa apenas do login e da senha, se esse não for o seu primeiro acesso. Se for o seu primeiro acesso primeiro você irá precisar acessar o site do INSS. Pelo site do INSS você poderá realizar um cadastro com apenas algumas informações pessoais. Esse cadastro te fornecerá um código para ter um primeiro acesso. Com esse código você poderá acessar o meu INSS e trocar de senha para uma mais pessoal. Já com acesso no meu INSS você pode realizar todos os serviços citados acima e muitos outros. Terá também acesso a vários documentos importantes para solicitar a aposentadoria.

Se você ficou com alguma duvida sobre como se aposentar por doença pode entrar em contato com o INSS pelo telefone. O numero é 135 e esta em funcionamento de segunda a sexta em horário comercial. Você também pode acessar o site do INSS para maiores informações. Além das informações encontradas lá também há vários serviços disponíveis.  Pelo site você também tem acesso ao resultado do requerimento da aposentadoria por doença.

Você entendeu acima um pouco mais sobre a aposentadoria por doença. Teve acesso aos requisitos e como realizar a solicitação. Soube também como o meu INSS pode te ajudar na hora de se aposentar e em outros serviços.

aposentadoria-por-doença