Como se aposentar por Invalidez

Previdência Social

Se você esta em busca de mais informações sobre como se aposentar por invalidez nós te ajudamos. Abaixo daremos todas as informações que você precisa. A aposentadoria por invalidez é uma das formas de aposentadoria que o INSS disponibiliza. O INSS é a instituição nacional do seguro social. Além das aposentadorias a instituição também cuida de vários outros benefícios.

O INSS surgiu em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Ela presta serviço para todo trabalhador ou contribuinte da previdência social. Entre os serviços que o INSS presta o mais conhecido é a aposentadoria. Há varias formas de aposentadoria, por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e outras. Todo mês o INSS desconta um valor na folha de pagamento de trabalhadores de carteira assinada. Isso faz desses trabalhadores segurados do INSS, tendo direito a aposentadoria e benefícios. Se você não trabalha de carteira assinada pode ser segurado contribuindo com o INSS como segurado autônomo.

Abaixo iremos explicar o que é e como funciona a aposentadoria por invalidez. Você saberá quem tem direito e como solicitar caso tenha. Para mais informações sobre outros assuntos do INSS basta acessar o site oficial da instituição. Lá você tem acesso a informações e serviços como agendamento de atendimento.

como-se-aposentar-por-invalidez

Aposentadoria por invalidez

Como falado acima a aposentadoria por invalidez é uma das formas de aposentadoria do INSS. A aposentadoria por invalidez é um beneficio dado a trabalhadores que ficam permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade de trabalho. Para ter o beneficio o trabalhador não pode ter possibilidade de reabilitação para voltar ao trabalho. Quem irá dizer se o trabalhador é apto para aposentar por invalidez é a equipe medica do INSS por meio da pericia médica. A aposentadoria por invalidez é paga ao trabalhador enquanto persistir o impedimento. O beneficio pode ser revisado pelo INSS a cada dois anos.

Antes de ter acesso a aposentadoria por invalidez o trabalhador precisa solicitar o auxilio doença. Esse beneficio possui os mesmos requisitos que a aposentadoria por invalidez. O segurado terá acesso a aposentadoria após receber o auxilio quando a pericia medica do INSS constatar a incapacidade de retornar ao trabalho. Seja esse retorno para a mesma função ou a reabilitação para outra função. Nesse caso a aposentadoria por invalidez será indicada.

aposentadoria-por-invalidez-1

Meu INSS e aposentadoria por invalidez

Agora que você entendeu os requisitos para se aposentar por invalidez vamos passar como você deve solicitar tanto o auxilio doença como a aposentadoria. Para solicitar você precisa primeiro ter o auxilio doença. E se a pericia medica do INSS identificar que o trabalhador não tem possibilidade de reabilitar para sua ou outra função é indicado a aposentadoria por invalidez. Todas essas solicitações e pericia você precisa agendar e ir as agencias do INSS. Mas o meu INSS pode te facilitar alguns serviços. Abaixo falaremos mais sobre o meu INSS e de que forma ele pode te ajudar.

O Meu INSS é uma ferramenta disponibilizada pela previdência social para facilitar e agilizar o atendimento dos segurados. Por lá além dos serviços disponibilizados o segurado tem acesso a vários documentos sem sair de casa. A ferramenta agiliza o processo e ajuda as agencias a organizar melhor o atendimento a população.

Se você está em busca de aposentar por invalidez o meu INSS pode facilitar de diversas formas esse processo. Primeiro você tem a possibilidade de agendar os atendimentos por lá. Também pode agendar as pericias medicas e ver seus resultados. Você também tem acesso a diferentes tipos de documentos que irá precisar pela ferramenta. Abaixo explicaremos como você faz esses serviços por lá.

Para ter acesso ao meu INSS você precisa ter o login e a senha, se já cadastrado. Se ainda não é cadastrado você irá precisar ir ao site do INSS. Pelo site você irá fazer um cadastro com algumas informações pessoais. Esse cadastro te fornecerá um código para o primeiro acesso. Após o primeiro acesso basta você trocar a senha e colocar uma que lembrará com mais facilidade. Nos próximos acessos a senha e o login que usará são os mesmos.

Depois de acessar o meu INSS você terá acesso a uma serie de serviços e emissão de documento. Na primeira pagina da ferramenta basta procurar o serviço ou documento que irá precisar e escolher o mesmo. Se você esta no processo ou começando o processo de aposentadoria por invalidez terá algumas facilidades por lá também. Como marcar a pericia medica ou o atendimento nas agencias presenciais.

Acima você entendeu mais sobre como funciona e como você pode se aposentar por invalidez com e ajuda do meu INSS. Viu quais os requisitos e como começar o processo. Também viu como o meu INSS pode te ajudar na hora de marcar a pericia ou o atendimento. Se ficou com alguma duvida você pode ligar para as agencias do INSS pelo numero 135.

aposentadoria-por-invalidez-inss