Como se aposentar por Tempo de Serviço

Aposentadoria INSS

O INSS é uma instituição do governo federal que entre as varias atribuições cuida da aposentadoria. Uma das formas de se aposentar é por tempo de contribuição. Abaixo explicaremos como você pode se aposentar por tempo de contribuição. A aposentadoria é um dos benefícios do INSS. Ela é direcionada a pessoas que contribuíram com a previdência social por certo tempo. Você pode se aposentar por tempo de contribuição ou por idade. As regras e requisitos dessas duas formas são diferentes. Abaixo falaremos sobre os requisitos, documentos e atendimentos para se aposentar por tempo de contribuição.

Além da aposentadoria o INSS cuida de muitos outros benefícios. Esses benefícios são direcionados para brasileiros que contribuíram para a previdência social por um tempo. Se o trabalhador tem carteira assinada essa contribuição é descontada diretamente da folha de pagamento. Mas se o trabalhador é autônomo ele pode contribuir de forma facultativa pagando a previdência de forma independente.

Essa taxa descontada ou paga pelo trabalhador o faz um segurado da previdência social. Como segurado esse trabalhador tem acesso a benefícios como aposentadoria e outros que o protegem caso precise. Entre esses outros benefícios estão o auxilio doença, salario maternidade, pensão por morte e outros. Saiba mais abaixo sobre a aposentadoria por tempo de contribuição abaixo.

aposentadoria-por-contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição

Agora vamos entender um pouco mais sobre a aposentadoria por tempo de contribuição. Como dito acima a aposentadoria é um dos benefícios que são de responsabilidade do INSS. Há varias formas de aposentadoria como por idade, por invalidez e por tempo de contribuição. Cada forma de aposentadoria tem seus requisitos.

De alguns anos para hoje houve certas mudanças nos requisitos para aposentadoria. Há duas leis em vigor atualmente. Para se aposentar pela lei antiga você não precisa ter idade mínima, mas o tempo de contribuição é: para homem 35 anos de contribuição e para mulher 30 anos de contribuição.  Nessa forma de aposentadoria é obrigatório, para o calculo do valor do beneficio, a aplicação do fator previdenciário.

A forma de aposentadoria que será obrigatório mais tarde é por pontuação. Você irá precisar somar o tempo de contribuição com a idade e dar a pontuação necessária. Para homem a soma da idade mais o tempo de contribuição é de 95. E para mulher a soma da pontuação é de 85. Nessa forma de aposentadoria não será mais aplicado o fator previdenciário.

Portanto, atualmente, para se aposentar por tempo de contribuição você não precisa ter idade, apenas uma quantia especifica de contribuição. Para se aposentar por tempo de contribuição os documentos que irá precisar são: documentos de identificação com foto, numero do CPF, carteira de trabalho, carne de contribuição ou outro documento que comprove o tempo de contribuição.

Com o tempo de contribuição em dia e os documentos em mãos basta agendar um horário de atendimento no INSS e levar os documentos para entrar com a solicitação. Abaixo falaremos como você pode entrar com a solicitação sem sair de casa ou emitir documentos necessários pelo meu INSS.

tempo-de-contribuicao-aposentadoria

Aposentadoria por tempo de contribuição pelo meu INSS

O meu INSS é uma ferramenta da previdência social que busca facilitar o atendimento dos segurados. Por meio do meu INSS você tem acesso a vários serviços, emissões e consultas de documentos sem sair de casa. Abaixo falaremos como o meu INSS pode te ajudar na aposentadoria por tempo de contribuição. mas primeiro vamos falar como você tem acesso a essa ferramenta.

Se esse não é o seu primeiro acesso você só irá precisar do login e da senha para entrar no meu INSS. Se você nunca acessou o meu INSS irá precisar ir no site do INSS antes. Pelo site do INSS você irá preencher um cadastro com algumas informações pessoais. Esse cadastro te fornecerá um código para o primeiro acesso. Após o primeiro acesso você pode trocar de senha para uma mais pessoal.

Agora que você tem acesso ao meu INSS saiba como ele pode te ajudar na aposentadoria por tempo de contribuição. por meio da ferramenta você pode primeiramente ter acesso a vários documentos que pode precisar na solicitação da aposentadoria. Você também pode agendar um atendimento nas agencias do INSS por lá. E se sua documentação com o INSS estiver em dia pode solicitar a sua aposentadoria por tempo de contribuição pelo meu INSS, sem sair de casa.

Acima você entendeu um pouco mais sobre a aposentadoria por tempo de contribuição e como você pode entrar com a solicitação da mesma no INSS. Foi informado também como o meu INSS pode te ajudar nessa solicitação. Você viu quais os documentos que irá precisar e quais os requisitos para entrar com a solicitação. E se você ficou com mais alguma duvida basta ligar para o numero do INSS. Pelo numero 135, em horário comercial de segunda a sexta, você tem suas duvidas tiradas.

aposentadoria-por-contribuição-inss