Concurso INSS 2019 Inscrições

Conheça todos os detalhes sobre as inscrições do concurso INSS 2019 e fique pronto para concorrer a uma vaga

Os últimos anos foram marcados pela grande expectativa sobre a abertura do edital do concurso INSS 2019, pois à algum tempo esta sendo veiculado que esse evento já estava autorizado a algum tempo.

concurso-INSS-2019

Outras fontes, no entanto, apontam para o fato de que ainda existem detalhes a serem tratados pelo Ministério do Planejamento, mas haja a vista a grande pressão e mudança de governo, acreditamos que esteja perto o fim dessa espera.

Enquanto isso não acontece, nada mais vantajoso e importante do que ir se preparando com os recursos e dados que se tem em mãos neste momento.

Como as inscrições do concurso INSS 2019 ainda não começou, é interessante verificar o que aconteceu nos últimos concursos e utilizá-los como base para nortear os estudos.

O que é o concurso INSS 2019

Se você tem vontade de saber mais sobre concursos públicos e ainda não sabe ao certo o que é o concurso 2019, este artigo irá ajudar a entender esse procedimento e para que ele serve.

Um concurso público serve para contratação efetiva de novos trabalhadores para assumir cargos públicos. O interessante de assumir uma dessas vagas são os benefícios e valores dos salários que geralmente são muito vantajosos.

Outra questão interessante é que há como se inscrever e participar de vários concursos ao mesmo e sobre isso os concurseiros mais experientes afirmam que é importante seguir um nicho porque isso facilita na hora de montar o cronograma de estudos.

Essa dica é muito valiosa porque existem vários tipos de concursos e os temas a serem estudados muitas vezes são completamente diferentes um do outro e por isso é válido focar em algo e seguir o cronograma com foco em apenas um caminho.

Como participar do concurso público do INSS 2019

Para ter a chance de conquistar uma das vagas do concurso público INSS 2019, é preciso estar atento a divulgação do edital.

Isso acontece logo que o concurso é liberado e todas as autorizações são obtidas. Dessa forma, fique atento aos sites da Previdência Social e demais sites confiáveis que abordam o tema concursos públicos no Brasil.

Logo que o edital é liberado, é preciso acessar o link da inscrição, que geralmente contém esses e todos os demais dados que o participante precisa saber. A partir de então é contar os dias e continuar firme na preparação para a prova.

Quem pode participar – INSS 2019

Com base no último concurso realizado pelo INSS, buscamos quais eram os requisitos para participar do evento. Confira os dados que dão conta do que era necessário para ser elegível:

a) ser brasileiro (a) ou gozar das prerrogativas previstas pelo artigo 12 da Constituição Federal;
b) encontrar-se em pleno exercício dos seus direitos civis e políticos;
c) comprovar a idade mínima de 18 anos;
d) comprovar a quitação com as obrigações eleitorais;
e) comprovar a quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino;
f) comprovação dos pré-requisitos e escolaridade, conforme estabelecido no Capítulo II;
g) passar nos testes de aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
h) conhecer e estar em pleno acordo com as exigências contidas no edital do concurso.

Além desses itens, existem ainda os requisitos e instruções quanto a inscrição. Geralmente são divulgadas no edital todas essas informações que precisam ser lidas com bastante atenção e cuidado para evitar surpresas desagradáveis que o impeçam de fazer a prova.

Sobre as vagas, veja como foram distribuídos os cargos:

  • Perito Previdenciário – Nível Superior
  • Técnico de Seguro Social – Nível Médio

No edital constam mais dados importantes que precisam ser verificados pelo interessado, pois todos os dados que puderem ser consultados melhor para o concurseiro.

Conteúdo programático da prova do INSS 2019

Na última prova, os conteúdos que faziam parte do cronograma de estudos eram divididos em várias áreas do conhecimento. No caso da vaga para Técnico do Seguro Social, o conteúdo programático foi o seguinte:

  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de direito constitucional;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de informática;
  • Conhecimentos específicos – Origem e evolução legislativa no Brasil, Conceituação, Organização e princípios constitucionais, Legislação Previdenciária, Aplicação das normas previdenciárias, Regime Geral de Previdência Social, Segurados obrigatórios, Filiação e inscrição, Segurado facultativo Trabalhadores excluídos do Regime Geral, Empresa e empregador doméstico, Financiamento da Seguridade Social, Receitas da União, Receitas das contribuições sociais, Salário-de-contribuição, Conceito, Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes.

prova-concurso-inss-2019

Para o cargo de Perito Médico Previdenciário, os itens são os mesmos, exceto pelos conhecimentos específicos que dizem respeito ao cargo e por isso são diferentes.

Com base nesses dados fica muito mais fácil montar um cronograma de estudos e começar hoje mesmo a se preparar para esse concurso, afinal o concurso do INSS 2019 é a oportunidade de ter um emprego estável, com boas condições de trabalho, ótimo salários e benefícios e sem o temor de ser demitido a qualquer tempo.