Concurso INSS 2019 Resultado, Gabarito

Interessado em fazer o concurso INSS 2019? Saiba tudo sobre o resultado, gabarito e outras informações do que rolou nos concursos anteriores 

O concurso INSS 2019 está previsto para breve, porem o edital ainda não foi divulgado. A expectativa para o lançamento desse edital é muito grande, pois é grande número de pessoas que desejam prestar esse exame.  

concurso-inss-2019-1

Se você é concurseiro e deseja uma base para antecipar a sua preparação para o exame, é muito interessante consultar o que aconteceu nos concursos passados. Isso pode ajudar a entender quais são os temas abordados, assuntos tratados e da base para descobrir em que se deve focar com mais ou menor ênfase.  

Alguns especialistas da área afirmam que esse método costumar resultar em pontos positivos para o estudante que acaba tendo acesso a informações relevantes para montar um cronograma de estudos eficaz.  

Os últimos concursos do órgão aconteceram em2013, 2011 e 2008 e neste artigo vamos te ajudar a se preparar para o concurso INSS 2019 através de várias informações sobre o que aconteceu nas edições passadas.  

Resultado – Concurso INSS 2019 

resultado do concurso INSS 2019 certamente dependerá do empenho e dedicação de cada candidato. Ganharão destaque aqueles que mais se dedicarem, se empenharem e se mantiverem focados no objetivo principal que é entrar para a Previdência Social pela porta da frente obtendo um bom resultado na prova. 

No concurso realizado em 2011, os cargos eram de técnico e a escolaridade exigida era nível médio. Foram ofertadas 1500 vagas para técnico e quase 400 vagas para médico perito. Já em 2008 o nível exigido era superior em Serviço Social e o cargo era para analista.  

A prova contou com 60 questões objetivas onde 20 era sobre conhecimento gerais incluindo lingua portuguesa, noções de informática, ética no serviço público, noções de direito administrativo, noções de direito previdenciário, noções de direito constitucional e as demais 40 questões foram sobre conhecimentos específicos.  

Em 2013 o concurso realizado foi para o cargo de analista e também exigia a graduação em Serviço Social. As perguntas da prova totalizaram 60 questões onde estavam inclusos temas como lingua portuguesa, noções de informática, ética no serviço público, direito constitucional e administrativo, legislação previdenciária e da assistência social e conhecimentos específicos. 

Estima-se que para o concurso INSS 2019 serão cerca de 950 no total e vale a pena montar um cronograma de estudos para se organizar melhor. 

Cronograma de estudos para o concursos 2019 INSS 

Para montar um cronograma eficiente para os estudos é importante usar as informações dos artigos anteriores. Abaixo relacionamos alguns modelos prontos de cronograma que podem ser seguidos para estudar para o concurso 2019 INSS. Veja como são divididos os temas: 

inss-concurso-2019

Noções de direito constitucional 

Para esse tema os estudos podem ser divididos considerando a seguinte ordem e esquema:  

Direitos e deveres fundamentais: 
  1. direitos e deveres coletivos e individuais;  
  1. direito à vida, à segurança e à propriedade, à liberdade, à igualdade;  
  1. nacionalidade; 
  1. cidadania;  
  1. direitos sociais;  
  1.  garantias constitucionais e individuais; 
  1. garantias dos direitos sociais, coletivos e políticos; 
  1. Direitos e deveres d Administração Pública. 

Língua Portuguesa 

Um dos temas mais importantes para qualquer prova ou concurso, certamente está relacionado a linguagem. Vale a pena reservar tempo extra para se aplicar a conhecer os principais conceitos e regras da Língua Portuguesa. 

Nos concursos do INSS passados, foram abordados os seguintes tópicos: 

  1. Compreensão e interpretação de textos; 
  1. Tipologia textual; 
  1. Ortografia oficial; 
  1. Acentuação gráfica; 
  1. Emprego das classes de palavras; 
  1. Emprego do sinal indicativo de crase; 
  1. Sintaxe da oração e do período; 
  1. Pontuação; 
  1. Concordância nominal e verbal; 
  1. Regências nominal e verbal; 
  1. Significação das palavras; 
  1. Redação de correspondências oficiais. 

Noções de direito administrativo 

  1. Estado, governo, administração pública: Seus conceitos, elementos, poderes e organização, natureza, fins e princípios.  
  1. Direito Administrativo: Os seus conceitos, fontes e princípios.  
  1. Organização e administrativa da União, tipos de administração direta e indireta. 
  1. Agentes públicos espécies e tipos de classificação; 
  1. Poderes, deveres e prerrogativas, cargos, empregos e funções públicas; 
  1. Regimes jurídicos únicos: provimentos, vacâncias, remoções, redistribuições e substituições, direitos e vantagens;  
  1. Regime disciplinar, responsabilidade civil, criminal e administrativa.  
  1. Poderes administrativos, poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia, uso e abuso de poder; 
  1. Ato administrativo bem como validade, eficácia, atributos, extinção, classificação, espécies e exteriorização;  
  1. Vinculação e discricionariedade; 
  1. Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle. Formas, meios e requisitos para delegação: concessão, permissão e autorização.  
  1. Controle e responsabilização de administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo e responsabilidade civil do Estado. 

agendar-recurso-INSS-1
Esses são apenas alguns exemplos de assuntos e tópicos que podem e devem ser considerados para montar o cronograma de estudos. Vale a pena verificar o resultado e gabarito do concurso INSS de outros anos para se preparar para a versão de 2019.