Consulta Nit INSS – DATAPREV

Numero de identificação do trabalhador

Se você esta em busca de consultar o NIT do INSS pela DATAPREV nós te ajudamos. Como muitas outras funções a consulta do NIT tem mudado com os anos. Antes você poderia demorar horas em filas para consultar o mesmo. Agora pode realizar essa consulta e muitos outras informações sem sair de casa.

O NIT, numero de identificação do trabalhador, é um numero de identificação do trabalhador junto com a previdência social. É com esse numero de identificação que o trabalhador pode realizar cadastros e ter acessos a benefícios do INSS como aposentadoria e outros.

Abaixo vamos entender um pouco mais sobre a DATAPREV e quais os serviços prestam para o INSS. Vamos explicar também como você pode consultar o seu NIT pelo site da DATAPREV.

NIT-DATAPREV

DATAPREV e NIT

A DATAPREV é uma instituição publica que fornece serviço de tecnologia da informação e comunicação. E com esse serviço aprimorar a execução de políticas sócias do brasil. a sede da DATAPREV está localizada em Brasília, porem mantem atendimento em todo o país.

A DATAPREV faz parte da rotina do cidadão ao promover tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais do governo. É a empresa que processa o pagamento mensal de mais de trinta milhões de reais em benefícios previdenciários. É responsável também pela aplicação online para a liberação do seguro desemprego.

A DATAPREV também processa informações previdenciários da receita federal do país. Além de cuidar das estações de trabalhos da rede de atendimento público do país, junto com a agencia da previdência social e o sistema nacional de emprego.

Sendo referência no processamento de grandes volumes de dados a DATAPREV faz gestão do CNIS (cadastro nacional de informações sociais). O CNIS permite a liberação automática de vários direitos sociais.

Como dito acima o NIT é o numero de identificação do trabalhador atribuído pela previdência social. O NIT é um numero equivalente ao PIS. Porem o PIS/PASEP é a identificação do trabalhador com carteira assinada. Enquanto o NIT é para o contribuinte de forma individual, facultativo, empregado doméstico e segurado especial.

Se você não tem carteira assinada e quer contribuir com o INSS basta cadastrar o NIT. Os documentos que você irá precisar são: CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e previdência social. O cadastro pode ser feito em qualquer agencia do INSS, no site da previdência social ou pelo telefone do INSS.

Agora que você sabe o que é NIT e qual a função da DATAPREV vamos entender como consultar serviços online. Abaixo você entenderá como consultar o NIT e outros serviços pelo site da DATAPREV e pelo INSS.

NIT-DATAPEV-INSS

Consulta do NIT online

Pela consulta do NIT do INSS pelo DATAPREV as pessoas que contribuem podem ter vários serviços, inclusive a consulta do extrato. Consultando o NIT pela internet o contribuinte pode verificar se os benefícios estão sendo depositados de forma correta. Ele também pode ter todas as informações financeiras que são relacionadas ao seu numero do NIT. E essa consulta pode ser realizada online sem sair de casa ou enfrentar filas.

Olhando pela internet o seu extrato do INSS pelo NIS na DATAPREV você pode verificar mensalmente se seu beneficio caiu na conta. E sem sair de casa ter acesso a vários outros serviços online. Basta acessar o site da DATAPREV ou da previdência social. Você também tem acesso a esses serviços em qualquer agencia da previdência social presencial. Para o atendimento nas agências é necessário marcar uma hora pelo site da instituição.

Quem controla as informações do NIT e dos benefícios é a DATAPREV. Porem quem faz o atendimento aos trabalhadores e segurados é o INSS. Portanto qualquer serviço online a ser feito, mesmo que a DATAPREV que cuide das informações, será realizado pelo site do INSS.

O mesmo é verdadeiro para consulta do extrato pelo NIS. Você precisa ir até a página inicial da previdência social e procurar pelo serviço disponível. Porem para facilitar esse atendimento a previdência social disponibilizou uma ferramenta apenas para os atendimentos de serviços. Essa ferramenta é o meu INSS. Abaixo falaremos um pouco mais sobre essa ferramenta e como você pode ter acesso a vários serviços por lá, inclusive a emissão e consulta do seu extrato.

O meu INSS como dito acima é uma ferramenta disponibilizada pela instituição para oferecer serviços acessando a ferramenta você pode consultar seu extrato pelo NIT apenas com algumas informações. Primeiro faça o login e procure pelo serviço no meu INSS.

Como visto acima a DATAPREV é uma empresa publica que cuida de diversas informações com o INSS. Porem quem presta o atendimento ao publico é o INSS. Portanto se você procura consultar o NIS do INSS é pelo site da mesma. Você pode realizar esse serviço pela ferramenta do meu INSS. Outra opção para o serviço é ir até uma instituição da previdência social pessoalmente.

NIT-INSS-DATAPEV