Contribuinte Individual 2019 – Valor

Contribuinte individual INSS

Se você está buscando saber mais sobre ser contribuinte individual em 2019 na previdência social nós te passamos mais informações. Abaixo você terá todas as informações necessárias sobre ser contribuinte individual, o valor a ser pago e muito mais. Muitas pessoas não sabem que o INSS disponibiliza essa opção para pessoas que trabalham de forma autônoma. Porem se você não tem carteira assinada e quer se segurado pela previdência social essa opção que deve escolher.

O INSS dá a opção de inscrição como contribuinte individual para pessoas que não trabalham de carteira assinada. Para as pessoas que trabalham de carteira assinada essa taxa a ser paga é descontada automaticamente na folha de pagamento. Pagando a taxa você fica segurado pela previdência social. Podendo ter acesso aos benefícios caso algo aconteça e se aposentar mais tarde também.

A inscrição como contribuinte individual pode parecer complicado, mas não é. Abaixo explicaremos como realizar a inscrição e como realizar o calculo da taxa a ser paga. O valor a ser calculado para pagamento da taxa é baseado no salario mínimo anual. Portanto o calculo que irá fazer para ser contribuinte individual em 2019, será baseada no salario mínimo desse ano.  Entenda os valores abaixo.

contribuinte-individual-2019

Inscrição como contribuinte individual

Para cadastrar como contribuinte individual você precisa estar cadastrado primeiro no PIS. O programa de integração social é o cadastro por onde você tem acesso a benefícios sociais. Se você já trabalhou de carteira assinada alguma vez a empresa fez seu cadastro no PIS. Porem se ainda não trabalhou o cadastro no programa de integração social é feita de forma simples, veja abaixo.

Se você já trabalhou, mas não lembra do seu numero do PIS, é simples de ser achado também. A forma mais simples de encontrar o seu numero do PIS é na carteira de identidade. Na primeira pagina abaixo do espaço PIS/PASEP é um numero que vai de dez a onze números. Outra forma é por meio do cartão cidadão. O numero do PIS é encontrado na parte da frente do cartão cidadão. Você pode encontrar o numero do PIS pelo site da Dataprev ou por telefone com a previdência social também. O numero para entrar em contato com o INSS é 135, eles atendem em horário comercial de segunda a sexta.

E se você ainda não trabalhou e quer fazer o cadastro no PIS para se inscrever como contribuinte individual é simples também. A única exigência é ter mais de 16 anos. Você pode se cadastrar no PIS pelo telefone do INSS, 135, nas agencias presenciais ou pelo site da Dataprev. Mesmo o cadastro online ou por telefone você não precisa enviar os documentos. Basta informar os dados pessoais de forma certa. Após o cadastro no PIS basta você se inscrever no site do INSS como contribuinte individual. Mas antes vamos entender os valores da taxa de previdência social.

contribuinte-individual

Valores contribuinte individual

Como contribuinte individual você pode escolher entre varias formas de pagar a taxa. Essa taxa é baseada no salario mínimo do ano. Por isso cada ano esse valor muda de acordo com o salário mínimo. Abaixo falaremos das principais opções de pagamento da previdência social como contribuinte individual em 2019.

Uma das opções de contribuição é de contribuinte individual com recolhimento mensal. Com essa opção você tem direito de se aposentar por tempo de contribuição ou por idade. A taxa a ser paga é de 20% da sua renda mensal, geralmente usado como salario mínimo. Essa é a forma mais usada pelos autônomos.

Há também a opção de contribuinte individual com recolhimento trimestral. Essa forma também da a opção de aposentar por tempo de contribuição e por idade. A taxa a ser paga também é de 20% porem é em cima do valor ganhado em três meses. Multiplicando o salario mínimo por três e tirando os 20%.

Há opção de contribuinte individual com recolhimento mensal e trimestral com a taxa de 11% sobre o salario mínimo. Porem com essa forma de contribuição a aposentadoria é apenas por idade. Há a opção de contribuinte individual rural, mensal ou trimestral. Porem essa opção é destinada a produtores rurais que trabalham de forma autônoma. Todas essas porcentagens colocadas acima são baseadas no salario mínimo atual do ano.

Você viu acima mais sobre como ser contribuinte individual e os valores a ser pago. Quando se cadastra para contribuinte individual você escolhe um plano para o pagamento da taxa. Esses valores são baseados no salario mínimo atualizado do ano. Portanto se você for contribuinte individual em 2019 o valor a ser pago será em cima do salario mínimo do ano de 2019. E se você ficou com alguma duvida sobre ser contribuinte individual basta ligar para o INSS. No numero 135 você poderá tirar todas suas duvidas. Eles atendem de segunda a sexta em horário comercial.

inss-contribuinte-individual