Contribuinte individual Cadastro

Descubra como fazer o cadastro de contribuinte individual

Qualquer cidadão do país que tenha o desejo em ter assegurados os todos os seus direitos referentes a aposentadoria, auxílios, pensões por morte, salário maternidade, auxílio reclusão e muitos outros que o Instituo Nacional de Seguridade Social garante pode fazer cadastro como contribuinte individual.

inss-cadastro-de-contribuinte-individual

É possível se filiar ao Regime Geral da Previdência Social e vir a obter todos os direitos oferecidos pela previdência. Além do contribuinte, a sua família também é beneficiada. Se você nunca trabalhou com carteira assinada, certamente não te número de inscrição do trabalhador chamado de NIT.

Nessa situação é preciso se cadastrar para gerar esse número. Porém, se você tiver número de PIS, PASEP ou ainda o NIS não há necessidade de se cadastrar. Nessa segunda situação é preciso apenas informar um desses números na Previdência Social para se cadastrar como contribuinte individual.

Como fazer o cadastro de contribuinte individual

Para se tornar um contribuinte individual cadastrado é necessário se inscrever e escolher entre filiado e filiado. As diferenças entre essas duas categorias são as seguintes:

Contribuinte filiado – O contribuinte filiado é o indivíduo que pretende contribuir com a previdência de forma opcional ou obrigatória. Nesse caso a idade mínima para contribuir é de apenas 16 anos.

Contribuinte não filiado – O contribuinte não filiado é o sujeito que obrigatoriaente precisa fazer inscrição no INSS e não é obrigado a contribuir. Para se cadastrar como contribuinte individual é preciso entrar no portal do INSS e seguir esses simples passos que te levarão ao ambiente correto: Serviços do INSS > Inscrição na Previdência Social > Inscrever-se > Cidadão.

O próximo passo inicia quando uma nova tela é apresentada e então é necessário apenas informar o seu nome, nome da sua mãe, data do seu nascimento, número do seu CPF e digitar o texto de segurança apresentado pelo portal. As próximas etapas precisam ser seguidas conforme orientações que aparecerão em sua tela.

Se você não for filiado será necessário entrar em contato com a central de atendimento 135 através de qualquer orelhão ou telefone fixo sem nenhum custo para essa ligação. Se optar por ligar de telefone celular, o custo da ligação é de uma chamada local.

Ao ligar, informe para atendente o motivo da ligação e então será direcionado para o ambiente correto onde poderá fazer o seu cadastro como contribuinte individual de maneira fácil e rápida.

Principais requisitos do Contribuinte individual

O requisito mais importante para fazer a inscrição na previdência social é não possuir outras inscrições em programas do governo. Dessa forma, fique atento a todas as informações que citaremos abaixo e entenda o que é necessário para se cadastrar de acordo cada perfil.

cadastro-contribuinte-individual

Contribuintes não filiados

  • Ter no mínimo de 16 anos de idade na data da inscrição.
  • Informar ao atendente ou no formulário em qual categoria de segurado quer se inscrever e informar se é Contribuinte Individual, Empregado Doméstico ou Facultativo ou se Segurado Especial. Informar qual a atividade exercida de acordo com a lista disponível. Mesmo que esteja na condição de Facultativo, você precisa informar no campo específico de atividade alguma ocupação mesmo que seja estudante, do lar e etc.

No caso de filiado

  • Não há uma idade mínima.
  • É preciso informar a categoria se dependente, representante legal, componente do grupo familiarou se é procurador.

Esperamos que essas informações lhe permitam identificar o perfil de cada possível novo cadastrado como contribuinte individual e dessa forma consiga saber em qual deles você se encaixa.

Isso facilita na hora de fazer o seu cadastro. Ser um contribuinte individual proporciona a segurança de contar com todos os direitos de um segurado do INSS e isso vem a se mostrar nos momentos de mais necessidade como uma doença, morte ou situação semelhante.

Não deixe de se tornar um segurado do INSS para que possa usufruir de todos os benefícios caso venha a precisar.

Documentos necessários para se cadastrar como contribuinte individual

Ao realizar a sua inscrição através da internet será preciso informar todos os seus dados pessoais, conforme já citamos acima, e outras informações que permitam te localizar e te cadastrar no banco de dados da previdência social.

como-se-cadastrar-como-contribuinte-individual

Ao acessar o portal para fazer a sua inscrição, tenha em mãos o seu comprovante de endereço atual e todos os documentos pessoais para conferir a numeração ao digitá-las.

Se você optar por fazer seu através da central de atendimento 135 do INSS, não é preciso enviar nenhum documento físico via correios para o INSS, pois é necessário apenas informa-los corretamente para NIS seja emitido e possa ser usado em seguida.

Se ainda tiver qualquer dúvida sobre como fazer cadastro de contribuinte individual, ligue para a central 135 do INSS e fale com uma atendente que lhe dará todas as orientações necessárias e está preparado para esclarecer qualquer assunto.