DATAPREV – Simulação aposentadoria

Conheça a melhor forma para realizar a simulação da aposentadoria usando um dos sistemas criados pela DATAPREV.  

Uma das grandes curiosidades de muitos segurados do INSS diz respeito ao valor que receberá quando se aposentar e para isso existe a simulação de aposentadoria DATAPREV. 

aposentadoria-dataprev-simulacao

Os segurados do INSS contribuem durante muito tempo com a Previdência Social e uma dos momentos mais aguardados é a chegada do período em que o benefício pode enfim ser solicitado ao órgão. 

Mas enquanto esse dia não chega existe uma maneira muito simples de prever qual será a renda mensal paga pelo INSS. O cálculo é realizado considerando o histórico de salários e alíquotas de contribuição realizados desde que o cidadão adquiriu a qualidade de segurado. 

Essa previsão pode ser acessada através do sistema DATAPREV para simular aposentadoria e o procedimento é bem simples e pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver esse interesse. 

Como fazer a simulação de aposentadoria – Dataprev  

Se você é segurado do INSS e ainda não sabe como fazer a simulação de aposentadoria Dataprev, fique tranquilo, pois o Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza um portal de atendimento exclusivo para os seus afiliados que permite, entre outros serviços, fazer a simulação. 

O responsável por criar sistemas que visam atender melhor o segurado é a a Dataprev que é a empresa pública que elabora e gerencia essas plataformas digitais. 

O portal onde a simulação pode ser realizada é a agência virtual MEU INSS que é um site que atua como uma extensão dos postos de atendimento do INSS, porem tudo é realizado digital, ou seja, através da internet.  

O endereço do MEU INSS é o seguinte: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/. 

Ao acessar o site será preciso criar um perfil de usuário para os acessos que serão realizados em outras ocasiões. Tenha em mãos documentos pessoais, endereço completo com CEP, números de telefones para contato, endereço de e-mail e nome da mãe do segurado. 

O site fara 5 perguntas de segurança relacionadas ao histórico de trabalho do segurado. Por exemplo, o site pode perguntar quanto anos foi trabalhado em determinada empresa ou se trabalhou de determinada empresa. 

Essas perguntas são usadas para confirmar se a pessoa realizando o cadastro, é de fato o segurado do INSS em questão ou se trata de tentativa de fraude no sistema.  

simulacao-aposentadoria-dataprev

Após a finalização do cadastro, a simulação da aposentadoria Dataprev poderá ser realizada com muita facilidade e o melhor é que outros serviços também poderão ser acessados através desse portal.  

Confira a seguir quais são essas opções e como elas podem ser utilizadas por qualquer segurado do INSS.   

Serviços disponíveis do portal MEU INSS 

Além de ter acesso a calculadora para simular aposentadoria do INSS, o segurado tem a sua disposição algumas opções bastante interessantes para facilitar o acesso a informação e para solicitar serviços como agendamento de pericias, recursos e revisão de benefícios já concedidos.  

Confira as principais opções disponibilizadas pelo site: 

  • Aposentadorias – Através do portal o usuário consegue agendar o atendimento para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e aposentadoria por invalidez permanente bem como suas revisões.
  • Salário maternidade – O salário maternidade é um benefício voltada para as trabalhadoras que derem à luz ou para segurados que adotarem uma criança. Nesse caso o segurado tem direito de afastamento de 120 dias remunerados. O pedido pode ser feito pelo site ou pelo telefone 135 no caso das trabalhadoras rurais.  
  • Extrato previdenciário – O extrato previdenciário é usado pelo segurado para verificar se os recolhimentos estão sendo realizados por parte da empresa para o INSS. Esse documento é facilmente acessado na tela do computador através do MEU INSS. 
  • Resultado de perícia médica – O trabalhador que passou por pericia medica no INSS tem a sua disposição a opção de verificar o resultado através do portal. Na tela do computador o resultado como indeferido ou deferido é exibido e a partir daí o segurado poderá tomar as medidas cabíveis caso não concorde com a resolução.  
  • Localizar postos de atendimento do INSS – O site proporciona a facilidade para que o segurado encontre facilmente qualquer posto de atendimento em qualquer lugar do Brasil. O site informa o endereço completo e todos os dados administrativos da agencia desejada.  

Além desses, existem várias outras opções que podem ser consultadas agora mesmo no endereço que disponibilizamos no tópico acima. 

Simulação de aposentadoria Dataprev – INSS 

simulação de aposentadoria Dataprev INSS é uma opção que mostra uma base de quanto tempo o trabalhador já contribui, quanto falta para ter direito a solicitar a aposentadoria, qual o valor de aposentadoria será recebido e outras informações importantes. 

dataprev-simulacao-aposentadoria

O site disponibiliza a opção de simulação manual, simulação automática e simulação do valor da aposentadoria.  

Para ter acesso a simulação de aposentadoria INSS é preciso apenas acessar o MEU INSS e selecionar a opção desejada.