Deficiente físico Aposentadoria e Benefícios INSS

Direitos no INSS

O INSS é uma instituição do governo federal responsável por serviços de seguridade social. Entre esses serviços de seguridade social os beneficiários são deficientes físicos. Abaixo vamos explica quais os direitos no INSS dos deficientes físicos. Falaremos um pouco sobre o auxilio doença e da aposentadoria por invalidez. Você terá acesso a todas as informações sobre os benefícios do INSS para com essa parte da população.

O INSS, também conhecido como previdência social, teve inicio em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Como dito acima o serviço prestado por essa instituição é da seguridade social por meio de benefícios. Para ter acesso a esses benefícios é preciso que o trabalhador contribua com a instituição durante um período da sua vida ativa.

Essa burocracia é assumida pelo empregador no caso de trabalho de carteira assinada. Porem o INSS da a opção da pessoa física realizar o cadastro como contribuinte individual ou facultativo. Dessa maneira você se torna um segurado do INSS e tem direito aos benefícios do mesmo.

Entre os benefícios disponíveis tem alguns que são direcionados a pessoas que tem ou adquiriram alguma deficiência física. Abaixo explicaremos um pouco mais sobre o auxílio doença do INSS e depois da aposentadoria por invalidez da mesma.

aposentadoria-deficiente

Auxilio doença INSS

O auxilio doença é um dos benefícios oferecidos pelo INSS para contribuintes que estão temporariamente incapazes de exercer sua profissão. Essa incapacidade precisa ser comprovada por meio da perícia médica feita pela equipe do INSS.

Para requerer ao auxilio doença ou realizar a perícia médica é preciso que o contribuinte agende um atendimento no site do INSS. Após comprovada a incapacidade de exercer sua profissão o contribuinte terá direito ao benefício. E se no fim do benefício o mesmo não se sentir preparado para a volta ao exercício ele pode renovar.

Para renovar o benefício é preciso que o beneficiário entre em contato com o INSS nos últimos 15 dias do benefício. Se o mesmo perder esse prazo será preciso esperar 30 dias para entrar novamente com o requerimento.

Os principais requisitos para ter acesso ao auxilio doença são: ser contribuinte do INSS a pelo menos 12 contribuições e comprovar por meio da perícia médica a incapacidade de exercer a função. Se for funcionário de outra pessoa física ou jurídica é preciso também que o trabalhador esteja de atestado a no mínimo 60 dias pela mesma doença.

Os documentos para entrar com o processo do auxílio doença são: documentos de identificação, CPF, carteira de trabalho e documentos médicos referentes a doença. O processo é feito na agência presencial do INSS, basta agendar um atendimento online e ir com todos os documentos em mãos.

Após o fim do auxílio doença se o trabalhador não se sentir pronto para voltar ao trabalho e não for possível qualquer reabilitação será indicado a aposentadoria por invalidez no INSS. Entenda abaixo sobre essa forma de aposentadoria e quais os requisitos para esse benefício.

beneficios-aposentadoria-deficientes

Aposentadoria por invalidez

Enquanto o auxílio doença é um benefício temporário para os contribuintes que estão impossibilitados de exercer sua profissão. A aposentadoria por invalidez é quando a perícia médica constata que não há forma de reabilitação ao trabalhador.

A aposentadoria por invalidez é um beneficio permanente para aqueles trabalhadores que ficaram impossibilitados de trabalhar seja por doença ou por acidente. Essa incapacidade, assim como no auxilio doença, precisa ser constatada na perícia médica. Para ter acesso a essa forma de aposentadoria o trabalhador precisa estar recebendo o auxilio doença.

O contribuinte que já tinha o problema de impossibilidade antes de começar a contribuir com o INSS não tem direito a essa forma de aposentadoria. E para quem já recebe a aposentadoria por invalidez pode ter um adicional de 25% do valor quando precisar de assistência permanente para cuidado.

O INSS pode solicitar uma revisão por meio de perícia médica a cada dois anos e se entender que o trabalhador tem condições de voltar ao trabalho pode suspender o benefício.

Para entrar com processo seja para o auxilio doença ou para aposentadoria por invalidez você precisa agendar o atendimento pelo site do INSS. E se você ficou com alguma dúvida sobre os benefícios do INSS direcionadas a deficientes físicos pode ter mais informações. Pelo site ou pelo telefone do INSS você pode tirar todas suas duvidas e saber mais sobre o assunto. O numero para contato do INSS é 135, atendendo sempre em horário comercial de segunda a sexta.

Acima você entendeu como funciona os benefícios do INSS direcionado a pessoas com deficiência física. Você entendeu mais sobre o auxilio doença e a aposentadoria por invalidez do INSS. Entendeu quais os requisitos para ter acesso aos mesmos e como entrar com processo para o requerimento. E por último viu como você pode ter mais informações e tirar suas duvidas sobre a aposentadoria e os benefícios do INSS para deficientes físicos.

beneficios-deficientes