Descobrir Tempo de Contribuição que Falta para Aposentar

Aposentadoria INSS

Veja como descobrir o tempo de contribuição que falta para se aposentar no INSS. Abaixo veja como você pode calcular o tempo de contribuição que ainda falta para você se aposentar. Mas antes vamos entender um pouco mais desse beneficio do INSS.

A aposentadoria do é um dos benefícios disponibilizados pelo INSS para seus contribuintes. Após anos de trabalho é esperado pelo trabalhador um tempo de descanso. Para os que contribuem com o INSS esse descanso é a aposentadoria. Muito esperada é calculada pode gerar algumas dúvidas.

Para ter acesso a aposentadoria é preciso que o contribuinte do INSS cumpra alguns requisitos. Há várias regras para aposentadoria no INSS com requisitos diferentes. Uma das formas de se aposentar pelo INSS é pelo tempo de contribuição. Outra regra que requer o tempo de contribuição para se aposentar é a nova regra 85/95.

Abaixo iremos explicar quais são os requisitos para ter acesso a essa forma de aposentadoria. Depois falaremos como você pode descobrir o tempo que falta para se aposentar no INSS. Primeiro vamos as regras para aposentadoria que necessitam de um tempo fixo de contribuição no INSS.

calcular-quanto-tempo-aposentar

Aposentadoria com tempo de contribuição

Como dito acima há várias regras para se aposentar pelo INSS mas nem todas usam o tempo de contribuição como requisito. As regras que não utilizam de tempo de contribuição pedem apenas o tempo de carência de 180 meses. Entenda as duas regras que pedem o tempo de contribuição como requisito abaixo.

Na aposentadoria por tempo de contribuição é uma das opções de regra para aposentadoria. Nesse caso o principal pré requisito é o tempo de contribuição junto ao INSS. Nessa regra os homens precisam ter 35 anos de contribuição e as mulheres precisam ter 30 anos. Nessa opção de aposentadoria a idade não é um requisito, sendo que você tendo o tempo de contribuição você já pode solicitar a aposentadoria independente da idade.

Na regra da aposentadoria conhecido como 85/95 o tempo de contribuição é somado com a idade na aposentadoria. Nessa soma  no caso do homem a idade e o tempo de contribuição precisa dar 95. Já no caso da mulher a idade e o tempo de contribuição precisa ser de 85. Tendo essa soma você já pode solicitar a aposentadoria.

Essas duas regras têm em comum o uso do tempo de contribuição como requisitos para se aposentar. Agora que você já entende mais as regras que utilizam o tempo de contribuição para a solicitação veja como saber o tempo que você tem de contribuição. Abaixo iremos falar como você pode descobrir quanto tempo de contribuição falta para você se aposentar.

quanto-tempo-para-se-aposentar

Quanto tempo de contribuição para se aposentar

Há duas maneiras principais de você descobrir quanto tempo de contribuição falta para você se aposentar. Entenda abaixo quais são essas formas e como você pode descobrir isso rapidamente. A primeira forma que explicaremos é como você pode saber o tempo de contribuição que já vem realizando o cálculo manualmente. A outra forma de saber disso é realizando a simulação do INSS.

Para realizar o cálculo manual você só irá precisar da sua carteira de trabalho. Entenda como funciona o cálculo agora. Você só precisa somar o tempo de trabalho assinado na carteira. Se você já contribuiu de forma facultativa também podem somar. Esse valor somado será diminuído do valor que é preciso para se aposentar. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição você irá diminuir o tempo de contribuição somado por  se for homem ou se for mulher.

No caso da regra para aposentadoria conhecida como 85/95 você irá somar sua idade com o tempo de contribuição já existente. Se essa soma ser de 85 no caso da mulher e 95 no caso de homem você já tem direito a solicitação da aposentadoria.

Já no caso da simulação do INSS você pode realizar pelo site. Esse cálculo será realizado pelo sistema da instituição, nesse caso eles já terão todas suas informações. Você só precisa ir até o site do Meu INSS e realizar o login. Se esse for seu primeiro login irá precisar realizar um pequeno cadastro no site do INSS. Se já acessou o meu INSS irá precisar apenas do CPF e da senha.

Já realizado o login do meu INSS basta escolher a simulação da aposentadoria na lista de serviços. Por esse sistema o cálculo será realizado automaticamente. Dessa forma você pode descobrir quanto tempo de contribuição falta para você se aposentar pelo INSS.

Acima você entendeu as principais regras para se aposentar que utilizam o tempo de contribuição como requisito. Depois explicamos as principais formas de você descobrir quanto tempo de contribuição falta para você se aposentar.Para mais informações sobre o tempo de contribuição ou aposentadoria você pode entrar em contato com o INSS. Uma das formas é pela agência da instituição. A outra é por meio do telefone 135, em horário comercial de segunda a sexta.

calcular-quanto-tempo-para-aposentar