Desconto em Folha de Pagamento – Cálculo

Entenda como é feito o cálculo do desconto em folha de pagamento 

Certamente você já deve ter percebido que em seu holerite é detalhado todos os meses uma rubrica referente ao INSS, pois se trata do desconto em folha de pagamento através do qual é feito o recolhimento a Previdência Social em seu nome. 

Desconto-em-folha-de-pagamento-calculo

Apesar desse desconto ser algo presente na vida de todos os trabalhadores brasileiros, ainda existem muitas dúvidas sobre o destino do valor deduzido do pagamento, a porcentagem descontada, a obrigatoriedade do desconto entre outros. 

Se você faz parte da turma que tem essas dúvidas, fique tranquilo e saiba que está muito certo em se preocupar com o destino que é dado com essa parte do seu salário. Afinal é do seu esforço e dedicação prestados todos os dias que o seu salário é feito.  

Pensando nas pessoas que assim como você tem dúvidas, reuni as principais informações sobre esse tema e vou detalha-las de forma que esclareça os principais itens relacionados ao cálculo do desconto em folha de pagamento do INSS. 

Qual o destino dos valores descontados em folha de pagamento? 

Para que eu possa te explicar sobre os descontos em folha de pagamento, primeiramente tenho que esclarecer qual o destino dos valores descontados mensalmente. Quando um trabalhador é contratado por uma empresa, todos os meses o desconto do INSS é realizado e depositado em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal. 

Esse desconto é referente a sua contribuição para com o INSS. Ao contribuir você se torna um segurado da Previdência Social e passa a ter inúmeros direitos, inclusive um deles é o de se aposentador por tempo de contribuição.  

calculo-do-desconto-em-folha-de-pagamento

Os demais direitos aos quais os segurados têm direito são os seguintes:  

  • Auxílio doença – O auxílio doença é devido ao trabalhador que apresenta uma determinada doença ou que vem a sofrer um acidente de trabalho e dessa forma fica impossibilidade de forma temporária para o trabalho. Esse trabalhador ao passar pela perícia médica e constatada a situação, é afastado enquanto se recupera.  
  • Salário maternidade – O salário maternidade é um benefício voltada para as trabalhadoras que em decorrência do nascimento de filho ou adoção de uma criança tem o direito de se afastar do trabalhado pelo período de 4 a 6 meses, a depender de alguns critérios específicos. Durante o afastamento o salário é pago normalmente e a trabalhadora possui estabilidade durante o período de gestação até um mês após seu retorno ao trabalho.  
  • Aposentadoria por invalidez permanente – Se após o período de afastamento pelo auxilio doença, o médico perito constatar que a doença tornou o trabalhador invalido permanentemente para o trabalho, é caracterizada a aposentadoria por invalidez permanente.  
  • Pensão por morte – Essa pensão é voltada para os dependentes do trabalhador que na condição de segurado venha a falecer.  
  • Auxílio reclusão – Tal benefício é direcionado a trabalhadores que na condição de segurado venha a a ser preso. O benefício não é pago ao trabalhador que se encontra preso, mas sim aos seus dependentes.  

Esses são apenas alguns dos benefícios que você tem direito quanto está contribuindo com o INSS. Ou seja, aquele desconto mensal em folha de pagamento oferece uma série de benefícios que faz com que valha muito a pena ser um contribuinte.  

Desconto mensal em folha de pagamento e o FGTS 

Além da série de benefícios aos quais os segurados do INSS têm direito, não posso deixar de mencionar outro grande benefício voltado a esse trabalhador. 

Se trata do FGTS. Como já falei, o valor descontado mensalmente em folha de pagamento é depositado em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal. Essa conta é aberta pela empresa em nome do trabalhador. 

Dessa forma todos os meses a empresa tira do seu salário o valor da contribuição e depositada na sua conta vinculada. O grande lance é que quando você for demitido da empresa, todo o montante acumulado retornara para você acrescido de 40% sobre o valor total. 

Isso mesmo que você leu! Quando a empresa demite o funcionário sem justa causa, ela paga sobre o valor acumulado uma multa de 40%. Isso significa que todo o valor é devolvido a você, acredito de 40%.  

Confira a tabela de descontos vigentes para o período atual

Desconto-em-folha-de-pagamento

 Os benefícios do desconto mensal em folha de pagamento se tornaram mais claros agora? Além de todos os benefícios como segurado do INSS, você ainda tem direito ao valor descontado mais o valor da multa. 

Dessa forma o trabalhador não fica desamparado em um momento de fragilidade e vulnerabilidade como é o desemprego. Além do valor total devolvido, o trabalhador também tem direito ao seguro desemprego que é pago de acordo com o tempo do vínculo empregatício. 

Então, a partir de agora quando você se deparar com a descrição do valor do INSS descontado em folha de pagamento, não dique chateado, pois esse desconto de proporciona muitos benefícios.