Documentos Necessários para Aposentadoria

Aposentadoria INSS

Se você irá solicitar a sua aposentadoria no INSS saiba quais documentos você irá precisar para se aposentar. abaixo iremos explicar quais documentos você irá precisar para se aposentar no INSS em diferentes regras. Primeiro falaremos da aposentadoria por tempo de contribuição e por idade e quais os documentos que irá precisa. Depois falaremos no caso da aposentadoria especial e os documentos.

O INSS é uma instituição do governo federal que presta serviços de caráter previdenciário para a população brasileira. Esses serviços são disponibilizados em forma de benefício. Entre os mais conhecidos a aposentadoria é também o benefício mais esperado pela população.

Para ter acesso a esses benefício é preciso que você contribua com a instituição por um período de tempo da sua vida ativa. Essa contribuição fica a cargo das empresas quando o trabalhador tem carteira assinada. Porém o INSS disponibiliza outras formas de você contribuir com a instituição como a contribuição individual ou facultativa.

Dessa maneira você terá acesso a benefícios de caráter de seguridade e a aposentadoria também. Após anos de trabalho muitos trabalhadores sonham com o dia de se aposentar. Se você é um deles entenda quais documentos você irá precisar para se aposentar pelo INSS abaixo.

doc-aposentadoria

Documentos para aposentadoria por idade e tempo de contribuição

Na aposentadoria por idade é preciso que o contribuinte cumpra algumas regras e requisitos para ter a possibilidade de solicitar a mesma. Nessa forma de aposentadoria a principal regra é a idade do contribuinte. Sendo que o homem precisa ter no mínimo 65 anos e a mulher precisa ter no mínimo 60 anos. Alem de cumorir os 180 meses de contribuição em forma de carência.

Com esses requisitos em dia você já pode solicitar a aposentadoria por idade. Os documentos que você irá precisar para se aposentar nessa regra são: documento de identificação oficial e original com foto, número do CPF e a carteira de trabalho ou os carnês comprovando a contribuição.

Na aposentadoria por tempo de contribuição o requisito mais importante é a quantidade de contribuições realizadas junto ao INSS. Nessa forma de aposentadoria não é importante a idade do contribuinte. Sendo que o homem precisa de 35 anos de contribuição para ter acesso a aposentadoria  e a mulher precisa de no mínimo 30 anos de contribuição. Com esses requisitos cumpridos você já pode solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição.

Já os documentos que você irá precisar para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição são: o documento de identificação original e com foto, o número do CPF e a carteira de trabalho ou os carnês de contribuição.

Para solicitar qualquer forma de aposentadoria você irá precisar agendar o atendimento em alguma agência do INSS. Esse agendamento pode ser realizado pelo site da instituição ou pelo número de telefone 135. Após realizar o agendamento você irá precisar ir até a agência no horário marcado para o atendimento com todos os documentos necessários em mão. Veja abaixo quais os documentos para se aposentar caso seja um segurado especial do INSS.

documentos-para-aposentadoria

Documentos para aposentadoria especial

No caso da aposentadoria especial no INSS é preciso alguns documentos diferentes. Entenda agora quais são esses documentos que você irá precisar para se aposentar caso seja um segurado especial. Mas antes vamos entender quem são os segurados especiais do INSS.

Os segurados especiais são aqueles que contribuem com o INSS como agricultor familiar, pescador artesanal ou indígena. Nesse caso a idade mínima para se aposentar por idade se reduz em 5 anos. Sendo assim a idade para o homem se aposentar fica como 60 anos e para a mulher fica 55 anos.

Além da idade diminuir os documentos que são necessários para a aposentadoria aumenta. Nas outras regas os documentos necessários são apena o documento de identificação com foto oficial, o número do CPF e a carteira de trabalho ou carnês de contribuição. Para segurados especiais além desses documentos é preciso também documentos que comprovem que o mesmo exerce a profissão como segurado especial. Esses documentos podem ser declarações de sindicatos, contratos de arrendamentos e outros.

Portanto com apenas algumas exceções das regras de aposentadoria os documentos que você irá precisar para a aposentadoria são os mesmos. Se você irá precisar apenas de documento de identificação com foto original, numero do CPF e a carteira de trabalho ou carnês de contribuição. Para as demais formas de aposentadoria você pode ficar sabendo dos documentos pela página oficial do INSS.

Acima você viu quais documentos para a aposentadoria nas diversas regras para se aposentar no INSS. Você entendeu também quais as principais regras para se aposentar pela instituição. Para ter mais informações sobre os documentos ou a aposentadoria do INSS você pode acessar a página oficial. Você também pode ligar para o número 135 e falar com um dos funcionários. Esse número funciona de segunda a sexta em horário comercial.  

doc-aposentadoria-inss