Empréstimo para pensionista do INSS

Conheça como funciona o empréstimo para pensionistas do INSS

Os favorecidos da Previdência Social podem contar com a modalidade de empréstimo para pensionistas do INSS. Incidentes acontecem sem prévio aviso e são nesses momentos que o empréstimo pessoal consignado se torna uma possibilidade bastante interessante.

vantagens-do-emprestimo-para-pensionista-do-INSS

As instituições financeiras propõem diferentes modalidades de empréstimos que contemplam com inúmeras vantagens os beneficiários do INSS e uma delas são as menores taxas de juros anuais e mensais.

O empréstimo para pensionistas e outros beneficiários do INSS é responsável por mobilizar trilhões de reais todos os anos no Brasil e a razão para isso é que o crédito mais fácil permite que planos, sonhos e metas sejam realizadas em um menor espaço de tempo e com melhores condições.

Como funciona o empréstimo para pensionistas do INSS

O empréstimo para pensionistas do INSS é um produto de crédito que garante vantagens para os contratantes e contratados, pois, após ser aderido é pago com mensalidade fixas que são descontadas direto na folha de pagamento do pensionista.

É vantajoso para a empresa de crédito porque esta corre muito menos risco de levar prejuízo e por outro lado o cliente tem acesso a menores taxas e condições bastante atrativas como as descritas a seguir, confira:

  • Mensalidades contratadas com valores fixos do início ao fim das parcelas;
  • Taxas de juros baixas e exclusivas;
  • Até 72 meses para quitar;
  • Não é preciso avalista porque o pensionista é um tipo de cliente que representa baixa possibilidade de inadimplência;
  • O crédito é concedido sem consulta ao SPS ou Serasa e demais empresas da área.

O pagamento do produto de crédito acontece com desconto em folha logo que o INSS creditada para o pensionista o valor mensal de sua pensão. Dessa forma não há necessidade do cliente se preocupar com melhor dia para pagamento ou com atrasos, pois o crédito é enviado para a conta da financeira com toda facilidade e comodidade.

Regras do empréstimo para pensionistas

Para tornar mais segura e evitar abusos por parte dos bancos e financeiras, a Previdência Social normatizou o processo com regras para o empréstimo pessoal aos pensionistas do INSS.

Uma das regras mais importantes diz respeito a margem consignável. Trata-se do valor máximo de parcela de pode ser contratada, sendo o valor fixado correspondente a 35% do valor do seu rendimento mensal bruto.

emprestimo-para-pensionista-do-INSS

Essa regra existe para estimar um valor de parcela que poderá afetar as finanças desse cliente resultando em endividamento e problemas financeiros a longo prazo. O objetivo é impedir que seja criada uma dívida impagável e que o valor contratado prejudique ao invés de ajudar.

Mesmo com essa regra em vigor e sendo respeitada pelos bancos, é importante que os pensionistas calculem os valores das parcelas, avaliem se é realmente necessário adquirir o produto de crédito e pesquisem em diferentes bancos pelas melhores condições.

Por certo calculando de forma consciente é possível verificar se é melhor reduzir o valor da parcela que pretende contratar ou quem sabe ainda adiar o empréstimo para mais tarde. Para essa situação ter cautela e pensar com clareza certamente é a melhor dica a considerar para prevenir problemas futuros.

Regras da Previdência Social para o empréstimo pessoal

A normativa de número 28 foi criada pela Previdência Social com o objetivo de direcionar e orientar as ações referentes as operações de empréstimo para pensionistas do INSS. Se quiser saber mais sobre o que diz o documento, pode acessa-lo na página oficial do INSS no endereço www.INSS.gov.br. Já na página é preciso seguir o caminho Orientações > Empréstimo consignado.

As regras mais importantes da normativa dizem respeito as taxas de juros que pode ser trabalhada. A taxa máxima é 2.08% ao ano e nesse valor já estão inclusos custos efetivos e totais da operação de crédito, ou seja, nenhum valor a mais pode ser cobrado.

A empresa de crédito ainda que banco ou financeira total responsabilidade de informar aos pensionistas todas as informações da transação incluindo o valor total contratado, taxas de juros, número de parcelas, valor que será pago incluindo juros e todos os acréscimos existentes.

como-contratar-emprestimo-para-pensionista-inss

É direito do pensionista ter acesso a uma via do contrato do empréstimo e se o banco não disponibilizar, basta exigir, pois é considerado crime ocultar esse documento. O valor contratado deve ser disponibilizado, de preferência, na conta onde o contratante recebe seu benefício mensal, porem se este é pago por cartão magnético será preciso informar uma conta de sua titularidade.

Na inexistência de uma conta em nome do cliente, o pagamento pode ser feito por OP – Ordem de pagamento. É vedado que o dinheiro seja disponibilizado na conta de terceiros, independente do grau de parentesco entre os envolvidos.

A modalidade empréstimo para pensionistas do INSS fica bloqueada no cadastro do beneficiário, porem este pode solicitar o seu desbloqueio a qualquer momento que desejar.