Extrato do INSS fora do ar. O que fazer?

Descubra como ter acesso ao extrato do INSS e o que fazer quando o sistema estiver fora do ar 

Se você está com dúvida sobre o que fazer sobre extrato do INSS fora ar, certamente é porque já tentou emitir o documento e não conseguiu. 

51extratodoinssforadoaroquefazer

Os extratos do INSS servem para vários fins e inclusive para que o próprio beneficiário possa ter acesso a informações básicas sobre o seu pagamento, rendimentos e descontos realizados no mês vigente. 

Esse documento é um direito do segurado, pois diz respeito diretamente ao seu pagamento recebido e assim como os trabalhadores da iniciativa privada, os aposentados e pensionistas também devem e podem ter em mãos tais informações tão importantes para os seus interesses.  

extrato do INSS fora do ar é algo que pode acontecer, mas ainda assim existem outras alternativas que vamos apresentar a seguir.  

O que é o extrato do INSS 

O extrato do INSS é um documento que serve como comprovante de pagamento mensal dos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Esse extrato pode ser apresentado quando o cidadão precisa comprar algo em alguma loja ou estabelecimento parecido. 

Nesse documento constam os valores recebidos, tanto valor bruto quanto valor liquido, valor dos descontos efetuados mensalmente que pode ser de empréstimos consignados por exemplo. No documento também consta o número e tipo do benefício, nome do benefício e outras informações referentes ao benefício.  

O que fazer quando o site do INSS estiver fora do ar 

O INSS tem um site especifico para que os segurados possam acessá-lo e efetuar várias solicitações, inclusive o extrato do INSS.  

Como já explicamos, o segurado pode usar esse documento para vários fins, sendo o mais importante deles o uso como um simples comprovante de pagamento.  

51extratoforadoaroquefazer

Dessa forma quando o site da Dataprev estiver fora do ar, o usuário pode acessar esse outro site que se chama MEU INSS e ter acesso ao documento.  

O MEU INSS funciona como uma agencia virtual eletrônica que permite o autoatendimento e assim o próprio usuário consegue solicitar agendamento de perícia médica, ter acesso a carta de concessão de benefício, fazer a simulação do tempo de contribuição, simular valor de parcela de aposentadoria, solicitar salario maternidade, solicitar auxilio reclusão, solicitar qualquer uma das várias aposentadorias existentes.  

Por fim o beneficiário consegue acessar facilmente o seu extrato do INSS. Basta apenas fazer um cadastro simples para ter acesso a todos esses serviços pela internet através de qualquer computador ou celular. 

Como fazer o cadastro no MEU INSS 

Para fazer o cadastro na agência virtual MEU INSS é bem simples e rápido, porém é necessário que o usuário tenha em mãos o número dos seus documentos e outros dados pessoais que são exigidos no preenchimento do cadastro eletrônico no site. 

O primeiro passo é acessar o www.inss.com.br e em seguida selecionar a opção MEU INSS. Ao selecionar essa opção o site direciona o usuário para a agencia virtual e nesse ambiente o beneficiário pode clicar sobre o campo realizar cadastro.  

Esse cadastro é usado somente para o primeiro acesso, pois os demais exigem apenas nome do usuário e senha. 

Para o primeiro acesso é preciso informar o nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, número do benefício, número do CPF, endereço completo da residência do usuário, telefone para contato, e-mail e para finalizar existe uma etapa importante. 

A última etapa exige que o usuário responda 5 perguntas de segurança que são usadas para confirmar a identidade da pessoa que está tentando acessar o cadastro.  

Tais perguntas são relacionadas ao histórico profissional do usuário e se forem respondidas erradas, o site não permite a finalização do cadastro.  

Centrais de atendimento do INSS 

Assim como o segurado pode desejar ter acesso ao extrato do INSS, é possível também que deseje buscar informações, tirar dúvidas, fazer solicitações e outras demandas que podem eventualmente surgir.  

Por isso existem algumas opções de atendimento disponíveis para os beneficiários. A primeira opção é a central de atendimento do INSS 135. Nesse caso o cidadão entra em contato, informa o número do documento e faz opção desejada.  

51extratodoinssforadoar

A segunda opção é usar o portal da Previdência Social para realizar várias demandas que podem ser realizadas online de forma virtual. Assim o usuário pode resolver seus problemas sem sair de casa e de forma fácil e rápida. 

No celular o usuário pode baixar um app disponível para IOS e Android e então é fazer login e ter acesso a tudo que precisar dentro do portal.  

Por fim se o usuário não desejar ser atendido por um desses canais que apresentamos, existe a possibilidade de que o segurado compareça a uma agencia do INSS e peça pessoalmente a um atendente o extrato do INSS para apresentar como comprovante de pagamento para diversos fins.