Extrato INSS – Consulta

Consultar extrato do INSS

Agora é possível a você contribuinte consultar o extrato do INSS pela internet. Você pode usar seu celular, computador ou tablete. Esta é mais uma facilidade para realizar a consulta de alguns serviços exclusivos, sem precisar sair do conforto de sua casa. Assim, o tempo de espera nas filas do INSS pode diminuir, e tudo isso é oferecido ao contribuinte a partir de um cadastro muito simples e rápido.

É possível acessar a área de serviços exclusivos Meu INSS e visualizar uma variedade de informações. E o melhor de tudo é poder utilizar o serviço sem burocracia ou fila de espera e graças aos recursos da tecnologia oferecidas para facilitar a sua vida. E ainda, no site você pode pesquisar sobre vários outros assuntos referentes ao INSS, basta escolher uma das opções que você mais tenha dúvidas, como por exemplo: Agendamento de Perícia, Auxílio-doença, Licença-maternidade ou Resultado de Perícia.

extrato-inss

O INSS, sigla do Instituto Nacional do Seguro Social, é um órgão do Ministério da Previdência Social que é responsável pelo pagamento de benefícios devidos aos seus segurados. Este órgão se responsabiliza pela captação de fundos das contribuições dos funcionários assalariados e autônomos, com a arrecadação o próprio órgão repassa os benefícios aos contribuintes. O principal benefício é o de garantir a sua aposentadoria quando atingir o tempo de trabalho previsto pela lei, ou em outros casos como, auxílio-doença, licenças ou invalidez. As pessoas beneficiadas, ou seja, qualquer pessoa que faça o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), podem solicitar o seu extrato, bem como outras informações pela Internet. Milhões de brasileiros são beneficiados diariamente com este serviço.

Como Fazer a Consulta do INSS pela Internet

Para garantir o acesso às informações é muito importante que você tenha em mãos os seus documentos e todas as informações possíveis, pois ao preencher o cadastro na página do INSS, você vai precisar responder a um questionário que pergunta sobre algumas empresas onde você já trabalhou e os anos trabalhados. Todas estas informações contribuem para a autenticidade dos dados junto à Previdência Social e também garantem um acesso seguro para pesquisa sobre extrato INSS.

É possível conferir o último extrato disponível, caso você necessite do valor de outros períodos, é necessário procurar uma agência do INSS, mas não se preocupe pois, na página de serviços você pode pesquisar a agência que está mais próxima de você.

consultar-extrato-do-inss

Emissão Extrato Meu INSS Passo a Passo

O acesso é muito rápido e você pode conferir o passo a passo por aqui para acessar o extrato. Inicialmente você vai precisar:

  • Acessar o site https://www.inss.gov.br/
  • Escolher a opção Meu INSS Central de Serviços
  • Selecionar a opção Meu INSS, logo depois o link vai te direcionar até a parte onde você vai precisar efetuar o seu login e ter acesso ao seu extrato.

Assim que a página te direcionar e você já estiver na página Meu INSS, prossiga:

  • Clique em Entrar, que está no canto superior e ao lado direito da sua tela
  • Em seguida, escolha a opção Login na janela que se abrirá
  • Caso seja o seu primeiro acesso, você vai precisar escolher a opção Cadastre-se, que fica na parte inferior e ao lado esquerdo da sua tela
  • Preencha os dados pessoais que a página solicitar e responda algumas perguntas sobre a sua jornada de trabalho e anos já trabalhados
  • Não se esqueça de marcar a opção Não sou um robô para a confirmação dos dados, pois estas informações vão servir como forma de autenticidade de dados perante aos registros da Previdência Social
  • Uma chave será fornecida ao final do cadastro e ela funciona como a sua senha provisória. Logo depois você vai precisar trocar a primeira senha por uma definitiva de sua preferência

Após todo este processo de preencher os dados para ver o extrato do INSS, você vai precisar se logar na página com a chave fornecida pelo sistema e abaixo deste preenchimento você já vai cadastrar a sua nova senha.

cadastro-inss

MEU INSS Serviços

Quando você finalizar o cadastro e acessar a sua página de serviços, é só navegar em todas as opções que são oferecidas. A interação é muito prática, basta ter muita atenção ao preencher os dados. Priorize estar em um ambiente calmo e sem muitas interrupções, isso te ajuda a ser objetivo em suas pesquisas. Alguns dos serviços online que você vai encontrar são:

  • Aposentadoria por idade
  • Salário Maternidade
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Histórico de Crédito de Benefício
  • Resultado de Perícia Médica
  • Extrato de Imposto de Renda (IR)
  • Agendamentos/Requerimentos

No que diz respeito ao extrato do INSS, você vai conseguir verificar descontos de consignados, descontos de Imposto de Renda e também o valor líquido que você vai receber. Outra grande vantagem é saber os valores antecipadamente.

Para as pessoas que não conseguirem ter acesso à Internet, é só ligar no número 135 ou até mesmo procurar uma agência mais próxima de sua casa.