Fator Previdenciário Aposentadoria Especial

Aposentadoria especial

Entenda sobre a aposentadoria especial e mais sobre o fator previdenciário. Abaixo falaremos de como o fator previdenciário se aplica na aposentadoria especial por tempo de contribuição. Mas antes vamos explicar como funciona a aposentadoria especial por tempo de contribuição.

A aposentadoria especial é uma forma de aposentadoria do INSS direcionada a alguns trabalhadores. Os contribuintes que trabalham em exposição de agentes nocivos à saúde. Tal exposição deve ser deve ocorrer de forma ininterrupta e continua e acima dos limites estabelecidos pela legislação.

Na aposentadoria especial por tempo de contribuição o tempo de contribuição pode variar entre 15, 20 ou 25 anos dependendo do agente nocivo exposto. Além do tempo de contribuição e do trabalho com exposição a agentes nocivos é preciso que o trabalhador tenha efetivamente 180 meses de trabalho e contribuição.

Para solicitar a aposentadoria especial por tempo de exposição é preciso que o trabalhador tenha documentos comprovando a exposição a agentes nocivos. Entre esses serviços Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um desses documentos. Para se aposentar nessa forma você precisa ter todo o tempo de serviço e de contribuição trabalhado em exposição a agentes nocivos.

Para solicitar a aposentadoria especial você precisa agendar um atendimento nas agencias do INSS. Irá precisar ir até a agencia com todos os documentos de comprovação em mãos. Entenda abaixo o que é e como funciona o fator previdenciário. Depois falaremos como é o fator previdenciário na aposentadoria especial por tempo de contribuição.

ap-especial-fator-previdenciario

Fator previdenciário

O fator previdenciário surgiu em 1999 como um calculo extra no valor a ser recebido pelo INSS. Esse calculo foi adicionado para que diminuísse as aposentadorias com pessoas jovens.

O cálculo do fator previdenciário só é obrigatório quando a aposentadoria por tempo de contribuição. Nas demais formas de se aposentar aplicação do calculo só é feita quando irá aumentar o valor da aposentadoria do contribuinte.

Esse calculo é feito sobre a renda mensal inicial. Podendo aumentar ou diminuir o valor da aposentadoria. A renda mensal inicial é a media de 80% do salário do contribuinte até a data da aposentadoria.

O resultado do fator previdenciário pode ser maior ou menor que 1. Esse resultado será multiplicado pela renda mensal inicial. Quando o resultado é maior que 1 o valor a receber como aposentado será aumentado. Se o cálculo do fator previdenciário for menor que 1 ele irá diminuir o valor a receber.

Para facilitar no calculo o INSS disponibiliza uma tabela de acordo com o tempo de contribuição e com a idade de aposentadoria. Por meio dessa tabela você pode ficar sabendo se o cálculo do fator previdenciário irá aumentar ou diminuir o valor da sua aposentadoria.

Agora que você já sabe o que é e como calcular o fator previdenciário do INSS vamos entender como é na aposentadoria especial. Abaixo iremos explicar como o fator previdenciário é aplicado na aposentadoria especial por tempo de contribuição.

aposentadoria-especial-fator

Fator previdenciário na aposentadoria especial

O fator previdenciário foi explicado acima e como é seu funcionamento. Abaixo iremos explicar como se aplica na aposentadoria especial por tempo de contribuição. Como dito acima o fator previdenciário só é obrigatório na aposentadoria comum por tempo de contribuição. Nas demais só é calculada caso seja vantajoso para o trabalhador.

Assim como nas outras formas de aposentadoria a aposentadoria especial por tempo de contribuição não é aplicado o fator previdenciário. Assim para calcular o valor da renda da aposentadoria você irá precisar apenas da renda mensal inicial.

A renda mensal inicial é uma média de 80% dos salários do trabalhador até a aposentadoria. Esse será o valor da aposentadoria especial por tempo de trabalho.

Para ter mais informações sobre a aposentadoria especial por tempo de serviço ou sobre o fator previdenciário pode entrar em contato com o INSS. Pelo numero de telefone 135 você pode entrar em contato com um funcionário e tirar suas dúvidas. Esse número atende em horário comercial de segunda a sexta. Você também pode acessar a pagina oficial do INSS e ter mais informações e serviços online.

O INSS disponibiliza vários serviços pelo site inclusive o agendamento do atendimento nas agências. Para ter qualquer serviço pessoalmente nas agencias é preciso que você realize o agendamento desse atendimento. Esse agendamento pode ser feito pelo site do INSS.

Acima você entendeu que a aposentadoria especial é para aqueles trabalhadores que executam sua função expostos a agentes nocivos. Essa exposição precisa estar acima do dos limites permitidos por lei. Entendeu também o que é o fator previdenciário e quando ele é obrigatório na aposentadoria. No caso da aposentadoria especial por tempo de contribuição o fator previdenciário não é obrigado e não é utilizada. O valor da aposentadoria nesse tipo é feito pela renda mensal inicial. Ou seja, a média salarial do contribuinte até a aposentadoria. E para se aposentar como contribuinte especial é preciso que o tempo de contribuição seja todo na profissão de risco.

aposentadoria-especial-fator-previdenciario