Fator Previdenciário Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por idade

Entenda tudo que precisa saber sobre o cálculo do fator previdenciários na aposentadoria por idade. Abaixo iremos explicar primeiro como funciona a aposentadoria por idade e depois o que é o fator previdenciário. Por último entenda como o fator previdenciários é aplicado na aposentadoria por idade.

A aposentadoria por idade é uma das formas de se aposentar no INSS. Nessa forma de aposentadoria o fator mais importante é a idade do contribuinte. No caso de homem a idade mínima para se aposentar é 65 anos e para a mulher a idade mínima é de 60 anos.

No caso do segurado especial a idade diminui 5 anos para homem e para mulher. Outro requisito além da idade é ter no mínimo a carência de 180 meses de contribuição com a instituição. Entenda um pouco sobre o cálculo do valor da aposentadoria. Os documentos que você precisa para se aposentar por idade são: documento de identificação com foto oficial, CPF, carteira de trabalho ou carnês de contribuição. No caso do segurado especial é preciso também os documentos que comprovem a situação de segurado especial.

O valor da aposentadoria quando a mesma ocorre por idade será a média salarial. Essa média é feita sobre 80% dos valores do salário recebido até a data da aposentadoria. Esse cálculo será a média dos maiores salário que recebeu. Esse cálculo pode passar pelo fator previdenciário. Entenda abaixo o que é o fator previdenciário e como funciona. Entenda quando o fator previdenciário pode ser aplicado na aposentadoria por idade.

aposentadoria-por-idade-fator-previdenciario

Fator previdenciário

Agora que você já sabe como funciona a aposentadoria por idade do INSS veja o que é o fator previdenciário. Depois explicaremos como funciona a aplicação do fator previdenciário na aposentadoria por idade.

O fator previdenciário é um cálculo adicionado pelo INSS na aposentadoria para evitar que as pessoas se aposentem muito cedo. Esse cálculo é feito sobre a média salarial final do valor da aposentadoria. O fator previdenciário pode aumentar ou diminuir o valor a receber com aposentado.

A aplicação do fator previdenciário é obrigatório somente na aposentadoria por tempo de contribuição. Nas outras formas de aposentadoria só é aplicado caso seja vantajoso para o contribuinte.

O cálculo do fator previdenciário pode dar mais ou  menos que 1. Esse resultado será multiplicado pela média salarial final. Quando o fator previdenciário for menor que 1 irá diminuir o valor a receber pelo aposentado. E quando for maior que 1 irá aumentar o valor a receber.

Como a fórmula para o cálculo previdenciário é complexo o INSS facilitou na hora de verificar o resultado do cálculo. Todo ano o INSS disponibiliza uma tabela com o resultado do cálculo do fator previdenciário. A tabela tem como base a idade de aposentadoria e o tempo de contribuição.

Por essa tabela você pode verificar como ficaria o fator previdenciário na sua situação sem realizar um cálculo enorme. Entenda agora como funciona a aplicação do fator previdenciário no caso da aposentadoria por idade.

fator-previdenciario-ap-idade

Fator previdenciários na aposentadoria por idade

Como dito acima o fator previdenciário não é obrigatório para a aposentadoria por idade. Apenas na aposentadoria por tempo de contribuição é obrigatório. Portanto na aposentadoria por idade só será aplicado quando for vantajoso para o contribuinte.

Como explicado acima o fator previdenciário pode aumentar ou diminuir o valor a receber como aposentado. No caso da aposentadoria por idade só será aplicado quando o cálculo aumentar o valor a receber. Entenda como você pode saber quando o fator previdenciário irá aumentar o valor.

Como dito acima o INSS disponibiliza todo ano uma tabela atualizada do fator previdenciário. Com a idade de se aposentar e como seu tempo de contribuição você terá acesso ao resultado do cálculo. Se o resultado do cálculo for maior que 1 será aplicado o cálculo e irá aumentar o valor da aposentadoria.

Para saber como ficará o valor da sua aposentadoria basta encontrar na tabela a sua situação com idade de aposentadoria e o tempo de contribuição. Se o valor for mais de 1 esse valor deverá ser multiplicado pela média salarial final. Se for menor que 1 esse cálculo não será acrescentado na aposentadoria. Você também pode entrar no site do INSS e realizar a simulação da aposentadoria. Dessa forma saberá qual será o valor a receber como aposentado do INSS.

Acima você entendeu como é a aposentadoria por idade e o que é o fator previdenciários. Foi explicado como funciona a aposentadoria por idade no INSS e quais são as regras. Depois explicamos o que é o fator previdenciário e quando é aplicado. Por último falamos quando o fator previdenciário é aplicado na aposentadoria por idade.

E se você ficou com alguma dúvida pode entrar em contato com o INSS pelo telefone ou site da instituição. No número 135 você pode falar com um funcionário e tirar possíveis dúvidas. e pelo site do INSS você pode ter acesso a outras informações e serviços online.

aposentadoria-idade-fator-previdenciario