Fator Previdenciário Professor

Aposentadoria para professores

Entenda abaixo como funciona o fator previdenciário para a aposentadoria de professores do INSS. Abaixo explicaremos como funciona a aposentadoria de professores e quando o fator previdenciário será aplicado. Depois explicaremos como você pode calcular o fator previdenciário.

A aposentadoria especial dos professores apresenta diferenças entre funcionários da rede pública e da rede privada. Vamos entender um pouco mais sobre as regras e requisitos para os professores se aposentarem pelo INSS. A PEC 287 mudou a forma dos professores realizar a aposentadoria. Segundo a lei os professores que têm direito a aposentadoria especial são aqueles que atuam no ensino médio, fundamental e básico. Dessa forma os professores que atuam nas universidades não têm os mesmos direitos na hora de se aposentar.

Os profissionais que atuam na rede pública precisam ter idade mínima de 50 anos com 30 anos de contribuição sendo 2 anos na rede pública se for homem. Se for mulher a idade mínima é de 50 anos também com 25 anos de contribuição sendo 20 na rede pública.

No caso dos professores que prestam serviços para rede particular a regra é outra para se aposentar. Nessa regra a idade mínima é de 50 anos para homens com 30 anos de contribuição. Quando o profissional é mulher a idade mínima é de 48 anos com 25 anos de contribuição. Para ter direito a aposentadoria especial de professores é preciso que toda ou boa parte do tempo de serviço seja no magistério.

Na hora de solicitar a aposentadoria especial é preciso que os profissionais tenham alguns documentos em mãos. Esses documentos precisam ter os documentos que comprovem a contribuição e os tempo de serviço como magistério. Para ter mais informações sobre a aposentadoria especial você pode entrar em contato com o INSS pelo número 135 ou pela página oficial da instituição.

Abaixo falaremos um pouco mais sobre o fator previdenciários e depois quando é aplicado. Assim você saberá como o fator previdenciário se aplica para professores na aposentadoria do INSS. Depois falaremos como você pode calcular o fator previdenciário e saber qual será o valor da aposentadoria.

fator-previdenciario-professor

Fator previdenciário para professores

O fator previdenciário é  um cálculo que o INSS adicionou em algumas formas de aposentadoria. Nem todas as aposentadorias irão passar pelo cálculo previdenciário. O fator previdenciário é aplicado obrigatoriamente apenas nas aposentadorias por tempo de contribuição. Nas demais formas de aposentadoria o cálculo será aplicado apenas quando beneficiar o contribuinte. Até mesmo na aposentadoria especial de professores por tempo de contribuição o fator previdenciário é aplicado.

O fator previdenciário foi feito em 1999 para evitar que as pessoas se aposentem muito novas. Portanto quanto mais novo o contribuinte solicitar a aposentadoria poderá ter o valor a receber diminuído pelo fator previdenciário.

O cálculo realizado no fator previdenciário é comprido e geralmente gera muita dúvida. Porém nós explicaremos abaixo como você pode realizar o cálculo do fator previdenciário. Assim saberá se vale a pena a solicitação da aposentadoria. Como vimos acima os professores também passam pelo cálculo previdenciário na aposentadoria do INSS. Abaixo falaremos como você pode calcular o fator previdenciário de forma rápida.

professor-fator-previdenciario

Cálculo do fator previdenciário

Como visto acima o fator previdenciário também vale para aposentadoria especial de professores no INSS. abaixo explicaremos como você pode realizar o cálculo do fator previdenciário e saber quando vale a pena a solicitação de aposentadoria como professor no INSS. Como o cálculo do fator previdenciário é complexo aqui explicaremos como pode calcular sem a fórmula. Para facilitar esse cálculo o INSS disponibiliza uma tabela. Entenda mais abaixo.

O cálculo previdenciário é aplicado sobre o valor da média salarial final. O salário médio final é feito sobre 80% do salário recebido no tempo de contribuição dividido pelo número de salário. O cálculo final do fator previdenciário pode dar abaixo de 1 ou acima de 1.

Quando o valor do cálculo da abaixo de 1 será multiplicado pela média salarial final e irá diminuir o valor a receber. Se o cálculo for maior que 1 irá aumentar o valor a receber. Para saber se o cálculo irá resultar em mais ou menos de 1 pode acessar a tabela do INSS. Essa tabela irá informar se o resultado for mais ou menos de 1 dependendo do tempo de contribuição e da idade da solicitação da aposentadoria.

Todo ano o INSS disponibiliza a tabela atualizada para facilitar o cálculo. Por meio da tabela você pode entender se vale a pena solicitar a aposentadoria. Nesse caso é vantajoso a solicitação da aposentadoria quando o fator previdenciário for maior de 1.

Acima você entendeu que o cálculo do fator previdenciário funciona para os professores. Também explicamos como funciona a aposentadoria especial dos professores pelo INSS. Por último falamos como pode calcular o fator previdenciário e saber quando valer a pena solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição.

fator-professor-previdenciario