Histórico de Crédito INSS

Conheça todas as informações mais importantes sobre como acessar histórico de crédito INSS 

Quando o trabalhador recebe seu salário mensal, recebe também o holerite e no caso dos beneficiários da Previdência Social é recebido o histórico de Crédito do INSS. 

historico-de-credito-inss

Esse documento tem a mesma finalidade de um holerite, pois através dele o beneficiário tem acesso a todo detalhamento do que foi pago e também do que foi descontado em seu benefício mensal. Em outras palavras esse documento é um comprovante do valor mensal recebido, data do recebimento e detalhamento completo do benefício. 

Geralmente esse documento é solicitado quando o beneficiário precisa abrir crédito em um estabelecimento comercial como lojas, bancos, concessionárias de automóveis e etc. Por isso é tão importante saber como acessar o histórico de crédito do INSS. 

Para que serve o histórico de crédito 

Conforme já mencionado, o histórico de crédito do INSS tem varias funções e entre elas  se destacam as seguintes: 

  • Comprovar renda; 
  • Detalhar os débitos e créditos mensais; 
  • Comprovar a data do pagamento. 

O documento serve ainda como um controle financeiro do próprio beneficiário que pode arquivar mensalmente o comprovante para eventuais consultas e comprovações que podem surgir no futuro.  

Como ter acesso ao histórico de crédito do INSS 

Para ter acesso ao histórico de credito do INSS é bem simples e muito fácil. Basta acessar o sistema MEU INSS que é uma agência virtual criada pela Previdência Social para desafogar as agencias físicas que agora podem focar seus esforços para outras demandas.  

historico-de-credito-inss-como-acessar

Para utilizar o MEU INSS é preciso criar um cadastro, pois o sistema requer a criação de um usuário e senha de acesso para sempre que for logar. Isso garante segurança e sigilo nas informações pessoais e financeiras dos usuários.  

Como fazer o cadastro no MEU INSS 

Fazer o cadastro no MEU INSS é bem simples e se você ainda não fez o seu, acompanhe o passo a passo e não deixe para depois para criar o seu perfil. 

Primeiro é preciso acessar o site do sistema. Faça isso clicando AQUI e em seguida selecione a opção Entrar. Como você ainda não tem cadastro, clique sobre a opção Primeiro Acesso.  

O site irá requerer algumas informações para que o cadastro seja realizado com sucesso. Tais informações são documentais, dados pessoais, endereços e afins. A parte que exige atenção extra é a segunda etapa onde o sistema requer que sejam informados dados sobre o histórico profissional e dos trabalhos realizados pelo profissional ao longo de sua carreira.  

Essas perguntas podem ser relacionadas a quantidade de tempo que o trabalhou atuou em determinada empresa ou o nome das empresas onde trabalhou ou outras semelhantes. Tais perguntas servem para confirmar que realmente se trata do trabalhador que está tentando acessar o sistema.  

Se as perguntas forem respondidas corretamente, o cadastro será finalizado. Porém se houver algum divergência nas respostas, o cadastro não será efetivado e será necessário que entre em contato com a central telefônica do INSS no número 135. 

Serviços disponíveis no MEU INSS 

Conforme mencionado, o Meu INSS é um serviço que funciona como uma agencia virtual que facilita tanto para o INSS como para o beneficiário e contribuinte. Para o órgão os benefícios surgem do fato de que ao disponibilizar uma agencia virtual, o fluxo de pessoas nas agencias físicas é menor e com isso é possível oferecer um atendimento e maior qualidade e focar em outras demandas.  

Já para o beneficiário, o benefício vem do fato da facilidade do acesso as informações sem bem maior e também por possibilitar que vários serviços sejam solicitados de casa através do telefone e do computador.  

Os serviços que podem ser acessados pela agencia virtual são os seguintes: 

  • Histórico de credito do INSS; 
  • Alterações de dados cadastrais; 
  • Solicitação de salário maternidade; 
  • Acesso a simulação de tempo de contribuição através da calculadora do INSS; 
  • Agendamentos de perícia e requerimentos de serviços como recursos e revisão de aposentadorias e benefícios; 
  • Solicitação da segunda via da carta de concessão de benefícios; 
  • Extratos completos referentes a empréstimos consignado; 
  • Endereços de todas os postos de atendimento do INSS no Brasil; 
  • Consulta a declaração de nada consta do benefício previdenciário; 
  • Consulta ao resultado de revisão de benefícios; 
  • Acesso ao extrato do imposto de renda anual; 
  • Solicitação de aposentadorias urbanas e demais tipos de aposento. 

como-emitir-historico-de-credito-inss

Como pode ver, a agencia virtual disponibiliza ferramentas muito uteis para que os usuários possam resolver problemas sem sair de casa e com toda facilidade disponibilizada pela internet. Por isso sempre que necessário, não deixe de acessar a agencia virtual e se ainda houver alguma dúvida sobre como fazer o cadastro, entre em contato com a central de atendimento 135 que atende de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.  

direito ao histórico de crédito do INSS é de todos que recebem benefícios e queiram ter acesso ao demonstrativo de pagamento mensal.

    1. geane

    Deixe seu comentário!