Informe de Rendimentos INSS Imposto de Renda

Descubra o que é o informe de rendimentos do INSS e como acessar esse documento pela internet sem sair de casa

Sabemos que todos os anos é exigido que milhares de pessoas, a depender dos seus ganhos, faça a declaração do IR e no caso dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, é necessário um documento chamado de informe de rendimentos INSS para imposto de renda.

90informe-de-rendimentos-inss

O que muitos não sabem, é que esse documento é muito fácil de ser acessado e embora tenha uma enorme importância para aqueles que devem declarar o IR, pode ser solicitado e impresso da própria residencia do contribuinte.

Tudo isso é possível, graças a internet e a inovação dos órgãos que tem buscado se informatizarem e se adequarem a essa nova realidade.

Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o informe de rendimentos do INSS para o IR, confira a seguir todas as informações importantes.

O que é o Informe de Rendimentos INSS Imposto de Renda

O informe de rendimentos do INSS é um documento muito importante para o cidadão ou cidadã que atinge o valor minimo de renda anual exigido para que este faça a declaração do IR conforme manda as leis do país.

Para os aposentados e pensionistas do INSS, essa obrigatoriedade não é diferente e é necessário um documento ao qual chamamos de Extrato de Imposto de Renda INSS. Nesse documento constam informações necessárias para a realização do informe do IR.

O Instituto Nacional de Seguro Social – INSS sabendo da seriedade dessa demanda, possibilita que os seus segurados e beneficiários acessem esse extrato de forma rápida, fácil e segura.

Como isso é possível? É o que vamos ver a seguir.

Como acessar o Informe de Rendimentos INSS Imposto de Renda

Para solicitar o Informe de Rendimentos INSS Imposto de Renda é muito fácil. Uma opção é ir até uma agência do INSS e fazer o pedido a um atendente.

Mas, se o segurado precisa de mais agilidade ou prefere fazer tudo pela internet, existe uma outra possibilidade bem mais atraente.

Basta que o segurado acesse o site a seguir https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml e siga as instruções que surgem na tela.

O site solicita os seguintes dados:

90informe-rendimentos-INSS-imposto-renda

  • Ano calendário;
  • Número do benefício;
  • Data do nascimento;
  • Nome do beneficiário;
  • CPF do beneficiário;
  • Digitação dos caracteres de segurança.

Na tela a seguir, o site retorna com o documento de acordo com os dados solicitados pelo segurado e então é só salvar na máquina ou imprimir.

Quem pode acessar o Informe de Rendimentos INSS Imposto de Renda

Se você esta se perguntando quem pode acessar o informe de rendimentos INSS imposto de renda, saiba que isso é bem abrangente.

O INSS informa em seu site que qualquer pessoa que receba algum benefício do órgão, pode solicitar esse documento através de qualquer um dos seus canais de atendimento.

Confira de forma mais detalhada como fazer a solicitação levando em consideração que existem dois meios para realiza-lá:

Solicitação pela internet

  1. Acesse o Portal do Meu INSS no endereço já citado acima;
  2. Selecione a opção onde esta escrito “ENTRAR”. Essa opção fica localizada no canto superior direito da página e em seguida realize seu cadastro se for seu primeiro acesso. Caso já seja cadastrado, basta clicar no botão “LOGIN”. Informe todos os dados solicitados sem erros de digitação, conclua a solicitação e após essa etapa, resta apenas acompanhar o andamento pelo site Meu INSS, usando a opção Agendamentos/Requerimentos.

Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS

  1. Acesse o  mesmo Portal  Meu INSS. Em seguida informe todos os seus dados pessoais, clique na opção “não sou um robô” e posteriormente na opção “continuar sem login”. Agora clique em “Novo requerimento”, efetue a digitação no campo “pesquisar” da palavra “vista” e logo após selecione o serviço desejado.
  2. Agende o seu atendimento e compareça na agência do INSS com os documentos pessoais na data e hora marcada.

Muito simples, não é mesmo? Então não perca tempo e faça agora mesmo a solicitação do seu extrato.

Quais os demais serviços do INSS que podem ser acessados pela internet?

O site do MEU INSS não serve apenas para solicitar extrato de rendimento, mas sim para vários outros serviços que podem ser acessados de casa mesmo e sem qualquer burocracia ou contratempo.

Veja abaixo a lista completa de quais são essas opções que permitem essa facilidade:

1. Alterar Dados de Contato
2. Extrato de Empréstimo Consignado
3. Extrato do Imposto de Renda
4. Salário-Maternidade (Urbano)
5. Resultado da Perícia Médica
6. Aposentadoria por Idade (Urbana)
7. Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Urbana)
8. Consulta de Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
9. Consultar a Revisão de Benefício do Artigo 29
10. Histórico de Crédito de Benefício

90o-que-e-informe-de-imposto-de-renda-INSS
11. Carta de Concessão
12. Agendar Serviços
13. Simulação de Tempo de Contribuição
14. Extrato Previdenciário (CNIS)

Gostou? Agora que você já soube dessa novidade solicite o informe de rendimentos INSS imposto de renda e aproveite para solicitar todos os serviços que você precisa.