INPS Consulta e Pagamento

Instituto nacional da previdência social

Se você quer saber mais sobre como consultar documentos e pagamentos no instituto nacional da previdência social nós ajudamos. Porem o INPS foi instinto em 1990 quando o instituto nacional de seguro social foi fundado. O INSS foi fundado com a fusão de outras instituições entre elas o INPS. Portanto os serviços a população brasileira que antes era prestado pelo instituto nacional de previdência social agora são prestados pelo instituto nacional de seguro social.

Entre esses serviços os benefícios está a frente no conhecimento da população. O INSS, também conhecido como previdência social, disponibiliza vários benefícios para contribuintes brasileiros. Benefícios esses que seguram o trabalhador caso algo aconteça ou caso precise. A aposentadoria é um dos benefícios mais conhecidos. Porem para ter acesso a esses serviços é preciso que você tenha contribuído durante pelo menos um período da sua vida ativa para a instituição.

A contribuição para o INSS pode ser feita de diversas maneiras entre elas está o trabalhador de carteira assinada. Quando você tem sua carteira assinada essa contribuição é descontada direta da sua folha de pagamento. Sendo que um pouco do valor é pago por você e um pouco do valor é pago pelo empregador. Porem se esse não é o seu caso pode se cadastrar como outras formas de contribuintes no INSS. Há varias formas como contribuinte autônomo ou facultativo. Para tal ação é preciso que realize o cadastro no site do INSS e pague a contribuição em dia.

Se você já é contribuinte vamos te explicar como você pode ter serviços como consultas ou pagamentos online ou presenciais no INSS. Entenda as ferramentas para facilitar o atendimento que são usados pelo INSS. Dessa forma você poderá ter varias soluções do INSS sem sair de casa.

inps

Serviços online INPS

Como dito acima os serviços prestados pelo INPS foram transferidos para o INSS quando o mesmo foi criado. Portanto todos os serviços que antes você teria que procurar no INPS agora irá procurar no INSS. E como muitas outras instituições o INSS vem buscado facilitar o atendimento ao público. Atualmente a instituição disponibiliza vários serviços online para melhor atender os beneficiários e contribuintes. Entre esses serviços online estão consultas e pagamento. Veja abaixo como realizar os mesmos.

Uma das formas de você ter acesso a serviços como pagamentos e consultas é presencialmente. Você irá precisar agendar um horário para o atendimento nas agencias do INSS e solicitar o serviço no atendimento. Você pode agendar uma hora no atendimento pelo site do INSS ou pelo número de telefone 135.

Outra maneira de ter os serviços de pagamentos e consultas é online. Pela ferramenta meu INSS disponibilizada pelo meu INSS você tem acesso a esses e outros serviços sem sair de casa. Para ter acesso você irá precisar ter o login e a senha. Se ainda não tem pode gerar no site do INSS informando alguns dados pessoais. Esse cadastro irá gerar um código que permite o primeiro acesso. E então poderá mudar a senha para uma mais pessoal, para lembrar de maneira mais fácil.

Já no sistema do meu INSS clicar no serviço que está buscando e adicionar as informações solicitadas. Dessa forma você tem os serviços sem sair de casa ou enfrentar grandes filas. Abaixo entenderemos um pouco mais sobre como ter acesso a pagamentos e consultas pelo site do INSS.

inps-consultas

Site do INSS

Além da ferramenta disponibilizada pelo INSS chamada meu INSS o site também irá disponibilizar serviços como pagamentos e consultas online. Para ter acesso a esses serviços você irá precisar primeiro acessar o portal do INSS.

Quando acessar o portal da instituição procure pela opção serviços. Nessa opção abrira uma aba com diversos serviços online que estão disponíveis. Escolha o serviço que está procurando e adicione as informações solicitadas. Dessa maneira você pode ter acesso a serviços como pagamentos e consultas sem sair de casa.

Mas lembre-se que se achar necessário ou mais fácil você também pode ter esses serviços nas agencias presencialmente. E se ficou com alguma duvida sobre os serviços prestados seja online ou nas agências você pode ligar para o numero 135 de segunda a sexta em horário comercial. Por lá você terá todas as respostas que procura e outras informações.

A pagina oficial do INSS também é outra fonte de informação muito grande. Por meio do site você tem acesso a diversas informações sobre a instituição e sobre os benefícios. Além também dos serviços citados acima disponibilizados lá.

Acima você entendeu como você pode ter acesso a serviços como pagamentos e consultas na previdência social. Entendeu que serviços que antes era de responsabilidade do INPS agora ficou com o INSS. Portanto para mais informações é necessário que você entre em contato com o INSS. E viu as ferramentas de serviços online do INSS e como pode te ajudar.

inps-pagamentos